Centenas fazem marcha da Consciência Negra em SP

Passeata percorre ruas da região central; confira eventos para celebrar o feriado na cidade

Da Folha de S. Paulo 

Foto: Rede Brasil Atua

Centenas de pessoas se reuniram, na tarde desta quarta-feira (20), no vão-livre do Masp para participar da 16ª Marcha da Consciência Negra.

Organizada por entidades sociais, a manifestação seguiu até a região do Theatro Municipal, no centro. O tema desta edição foi “Vida, Liberdade e Futuro. Contra o Genocídio e Criminalização do Povo Negro”.

Em frente ao museu, os participantes criticaram as gestões do prefeito Bruno Covas e do governador de São Paulo João Doria, ambos do PSDB. Também fizeram coro contra o pacote anticrime, um dos projetos do ministro Sergio Moro (Justiça).

Entre os participantes está o Bloco Anti-cárcere, que denuncia o alto índice de encarceramento de negros pobres no Brasil. “A prisão desde seu surgimento cumpre a função de castigo e tortura sobre o povo preto”, segundo trecho do manifesto do grupo.

O evento integra a programação do feriado da Consciência Negra. O dia foi escolhido porque os registros históricos atribuem como o mesmo da morte de Zumbi dos Palmares, um dos líderes mais célebres contra a escravidão no Brasil.

No ensaio fotográfico realizado pela Folha, os participantes da marcha reproduziram o gesto consagrado pelo movimento dos Panteras Negras nos Jogos Olímpicos de 1968 (México) – com braço erguido e a mão fechada.

O grupo ficou mundialmente conhecido por combater a discriminação racial nos Estados Unidos na década de 1960 e é referência ainda hoje na luta pela inserção da população negra na sociedade.

PROGRAMAÇÃO
Uma série de programações que lembram a Consciência Negra, desde as públicas, promovidas pela prefeitura e pelo governo do estado de São Paulo, até as independentes, como a Feira Preta e o Fórum de Performance Negra, tomam conta da capital paulista.

Clique aqui e confira a programação completa

No meio de tantas atrações, destacam-se shows com nomes como Luedji Luna, Rincon Sapiência, Baco Exu do Blues, Karol Conka e Jorge Ben Jor, peças que questionam o sistema judicial brasileiro e narram mitos africanos, e ainda a nova temporada do musical “Elza”.

Célebres figuras embranquecidas pela história também ganham espaço, como no caso da feira de literatura e cultura afro-americana FlinkSampa, que homenageia um dos escritores e romancistas brasileiros mais conhecidos no mundo, Machado de Assis.

Ainda há atividades voltadas ao público infantil, com musical que acompanha a trajetória de Milton Nascimento, da juventude ao estrelato, e oficina de grafite inspirada no trabalho do artista americano Jean-Michel Basquiat.

+ sobre o tema

Márcia Short homenageia as mulheres com show ‘Flores de Maio’ no Pelourinho

A cantora Márcia Short faz uma homenagem às mulheres...

SP: Gilberto Gil inaugurará estátua em homenagem a Itamar Assumpção

Ícone da cultura negra brasileira, o cantor Itamar Assumpção, morto...

Timbalada saúda a ancestralidade viva e celebra três décadas de axé

"Meu coração palpita sempre, quando sempre penso em você"....

para lembrar

Memórias da escravidão e da liberdade: Patrimônio e antirracismo

Em 23 de agosto celebrou-se mundialmente o Dia Internacional...

As políticas públicas e a desigualdade racial no Brasil 120 anos após a abolição – Mário Theodoro (Org.)

Mário Theodoro (Org.) - IPEA - PREFÁCIO .................................................................................................................

Palmares e Embaixadas de Países Africanos Preparam IV Fesman

A Fundação Cultural Palmares (FCP) e o Comitê Cultural...

“A prenda”, uma história encantadora declamada por Mia Couto

A PRENDA Do Conti Outra O menino recebeu a dádiva. Era o seu...
spot_imgspot_img

Ossada de 200 anos evidencia passado escravagista do Uruguai

Após mais de uma década de escavações no bairro montevideano de Capurro, uma zona historicamente conhecida pelo desembarque de populações africanas durante a época...
-+=