Angola: Semba é tema de debate em festival internacional

A promoção dos ritmos africanos, em particular o semba e kizomba, ganha corpo desde hoje, até ao dia 5 de Janeiro, na capital do país, com a realização da primeira edição do Luanda Semba Festival Internacional, que privilegia o intercâmbio cultural entre bailarinos e pesquisadores de várias nacionalidades, disse, ontem, ao Jornal de Angola, um dos membros da organização.

Por Manuel Albano, Do Jornal Angola 

Reprodução/Facebook

No primeiro dia de debates, afirmou, esteve em discussão, numa das unidades hoteleiras de Luanda, o tema “Ritmos e Danças”, apresentado pelo professor de danças africanas Pedro Tomás “Pitchú”, do Ballet Kilandukilo, radicado em Portugal, há mais de 25 anos.

Na sequência das actividades, foram a debate as origens do kizomba e semba, o afro house, Footwork, um estilo de house e street dance, kizomba-footwork, semba social e cultural shock e amareness.

De acordo com o porta-voz da organização do festival, Gabriel Cabinda, o número de estrangeiros praticantes de danças angolanas, com destaque para o kizomba e semba, tem estado a aumentar nos últimos anos na diáspora, com maior incidência na Europa.

Essa “explosão”, adiantou, tem levado os ritmos nacionais a serem aproveitados e explorados por coreógrafos internacionais, muitos deles, apresentando propostas inovadores sobre a matriz destes estilos.

O evento decorre no período da manhã e tarde, em várias unidades hoteleiras na capital, com a participação dos bailarinos e coreógrafos angolanos e estrangeiros residentes ou não no país.

A programação prevê a realização da oficina “Kizomba na Rua”, atracções turísticas, concertos, seminários, sunsets, safari, praia e piscina, música ao vivo, gastronomia, festas com os melhores Dj`s nacionais e internacionais de kizomba, semba, afro house e kuduro. O programa reserva uma festa de passagem de ano (2019/2020) junto à praia, no salão Patakas, na Ilha do Cabo. Depois da actuação de ontem, o cantor Robertinho e banda foram as atracções do espectáculo realizado no Hotel Diamante. Para o dia de hoje, o programa reserva um espectáculo de música e dança denominada “Festa com kotas que bailam”, às 20h00, no salão Di Maria, na parte baixa de Luanda.

O festival Luanda Semba é o primeiro Festival Internacional de Ritmos Africanos em Angola.

+ sobre o tema

[Afrofuturismo] O futuro é negro o passado e o presente também

Muito mais que uma estética da moda, Afrofuturismo é,...

Quilombola capixaba lança primeiro clube de leitura antirracista do Brasil

Com entrega mensal de livros a associados, Pretaria BlackBooks...

Nota da ministra Eleonora Menicucci a propósito da morte de Nelson Mandela

A coragem de Nelson Mandela ao longo de sua...

para lembrar

Angela Davis visita a Colombia

  Compañeras, no se imaginan la emoción que me da...

Negro é lindo: a música como resistência

Especialistas afirmam que composições que exaltam a cultura negra...

‘Pantera Negra 2’: 1º trailer revela novo personagem do Universo Marvel

O primeiro trailer de "Pantera Negra: Wakanda Para Sempre"...
spot_imgspot_img

50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper ‘a frente do tempo e fora da curva’

Um dos maiores nomes no hip hop nacional, Sabotage — como era conhecido Mauro Mateus dos Santos — completaria 50 anos no ano passado. Coincidentemente no mesmo ano...

Iza faz primeiro show grávida e se emociona: “Eu estou muito feliz”

Iza se apresentou pela primeira vez grávida na noite do sábado (27), em um show realizado no Sesc + Pop, em Brasília, no Distrito Federal. Destacando...

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...
-+=