Maria d’Apparecida cantora lírica brasileira ganha biografia

A história de Maria d’Apparecida tinha tudo para se transformar em livro. Nascida em São Paulo e criada no Rio de Janeiro, dona de uma carreira internacional de dar inveja para os padrões da época, ela superou seus traumas, enfrentou o racismo e conquistou o exigente mundo da música lírica na Europa.

por Adriana Brandão no RFI

Imagem: mariadapparecida.eu

Filha de uma empregada doméstica, fruto de uma relação com o filho da patroa, ela perdeu sua mãe ainda criança e foi criada por uma família que a educou nos melhores colégios do Rio de Janeiro, aprendendo piano e francês. A paixão pela música a levou ao conservatório carioca, mas o Brasil dos anos 1950 não estava pronto para acolher uma cantora lírica negra.

“Ela não pode fazer carreira no Brasil e, como tinha ganho um prêmio na Itália, decidiu tentar carreira na Europa em 1959”, conta Mazé Torquato Chotil, autora Maria d’Apparecida – Une Maria pas comme les autres (Uma Maria diferente, em tradução livre), biografia da cantora, que acaba de ser lançada na França.

Em Paris, a mezzo-soprano gravou o primeiro de seus mais de 20 discos. Em seguida, fez grandes papéis em óperas europeias, viveu histórias de amor dignas de contos de fada – como levam a crer os rumores sobre seu romance com um membro da família real belga –, sofreu um acidente que quase tirou sua vida, e depois se tornou cantora popular, se apresentando ao lado de nomes como Baden Powell. Apesar dessa vida agitada, ela terminou sozinha, encontrada pelos vizinhos dias após sua morte em seu apartamento em Paris.

Uma associação foi criada para tentar preservar seu patrimônio, já que Maria d’Apparecida nunca foi adotada e, por essa razão, não tinha família. “A intenção desse livro é resgatar uma pessoa que foi tão importante para a música”, explica Mazé Torquato, brasileira radicada há décadas em Paris, que se sensibilizou com a história da cantora.

O livro, cujos direitos autorais foram doados para a associação Les amis de Maria d’Apparecida – Os amigos de Maria d’Apparecida, terá uma versão em português. O lançamento está previsto para novembro de 2020, no mês da Consciência Negra.

Imagem: mariadapparecida.eu
Imagem: mariadapparecida.eu
Imagem: mariadapparecida.eu
Imagem: mariadapparecida.eu
Imagem: mariadapparecida.eu

Entrevista com a autora do Livro

+ sobre o tema

Chael Sonnen lutou dopado contra Anderson Silva

Foto UFC O americano versado...

Hamilton é advertido por incidente com Bruno Senna nos boxes

Mais rápido do primeiro dia de treinos para...

Seminário aborda discriminação

A UEFA junta-se às federações holandesa e inglesa...

Provei que não sou marginal, desabafa Felipe após título carioca

Mesmo sem defender pênalti, goleiro do Flamengo se sentiu...

para lembrar

Rock in Rio 2022: Ludmilla é confirmada no Palco Sunset ao lado de Macy Gray

A cantora brasileira Ludmilla foi confirmada como atração do Rock in...

‘Muitos brancos esquecem a raiz negra do rock’, diz Will Cahoun, do Living Colour

“Devo prestar homenagem a uma das minhas artistas mais...

Dani Nega lança a música Sai Boy

Dani Nega lança a música "Sai Boy" acompanhada de...
spot_imgspot_img

Alaíde Costa e Ludmilla são exemplos relevantes de mulheres que venceram preconceitos no mundo da música

Hoje, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, é dia de saudar Alaíde Costa e Ludmilla, duas cantoras e compositoras brasileiras, ambas cariocas e ambas negras, que venceram...

Aretha Franklin: ícone da música e dos direitos civis que fez história com sua força cultural

Direto de Memphis para o mundo, com seu talento e brilho, a rainha do soul também alcançava o gospel, R&B e o jazz, de...

Beyoncé revela ter psoríase e fala sobre sua relação com o cabelo ao lançar linha de cosméticos

Beyoncé revelou em uma entrevista ter psoríase no couro cabeludo. Ela falou sobre o assunto em uma entrevista à revista "Essence", publicada no site no...
-+=