Angola: Semba é tema de debate em festival internacional

A promoção dos ritmos africanos, em particular o semba e kizomba, ganha corpo desde hoje, até ao dia 5 de Janeiro, na capital do país, com a realização da primeira edição do Luanda Semba Festival Internacional, que privilegia o intercâmbio cultural entre bailarinos e pesquisadores de várias nacionalidades, disse, ontem, ao Jornal de Angola, um dos membros da organização.

Por Manuel Albano, Do Jornal Angola 

Reprodução/Facebook

No primeiro dia de debates, afirmou, esteve em discussão, numa das unidades hoteleiras de Luanda, o tema “Ritmos e Danças”, apresentado pelo professor de danças africanas Pedro Tomás “Pitchú”, do Ballet Kilandukilo, radicado em Portugal, há mais de 25 anos.

Na sequência das actividades, foram a debate as origens do kizomba e semba, o afro house, Footwork, um estilo de house e street dance, kizomba-footwork, semba social e cultural shock e amareness.

De acordo com o porta-voz da organização do festival, Gabriel Cabinda, o número de estrangeiros praticantes de danças angolanas, com destaque para o kizomba e semba, tem estado a aumentar nos últimos anos na diáspora, com maior incidência na Europa.

Essa “explosão”, adiantou, tem levado os ritmos nacionais a serem aproveitados e explorados por coreógrafos internacionais, muitos deles, apresentando propostas inovadores sobre a matriz destes estilos.

O evento decorre no período da manhã e tarde, em várias unidades hoteleiras na capital, com a participação dos bailarinos e coreógrafos angolanos e estrangeiros residentes ou não no país.

A programação prevê a realização da oficina “Kizomba na Rua”, atracções turísticas, concertos, seminários, sunsets, safari, praia e piscina, música ao vivo, gastronomia, festas com os melhores Dj`s nacionais e internacionais de kizomba, semba, afro house e kuduro. O programa reserva uma festa de passagem de ano (2019/2020) junto à praia, no salão Patakas, na Ilha do Cabo. Depois da actuação de ontem, o cantor Robertinho e banda foram as atracções do espectáculo realizado no Hotel Diamante. Para o dia de hoje, o programa reserva um espectáculo de música e dança denominada “Festa com kotas que bailam”, às 20h00, no salão Di Maria, na parte baixa de Luanda.

O festival Luanda Semba é o primeiro Festival Internacional de Ritmos Africanos em Angola.

+ sobre o tema

Sissieretta Jones

Matilda Sissieretta Joyner, a Sissiereta Jones nasceu em Portsmouth, Virginia, Estados...

Crítica ao ostracismo do negro na literatura

'A crítica nacional ignora o fato de que temos...

Saiu “Políticas da Inimizade” de Achille Mbembe

Saiu "Políticas da Inimizade" de Achille Mbembe. Ao terem fomentado...

para lembrar

Conceição Evaristo: ‘Insubmissas lágrimas de mulheres’

O LIVRO: Insubmissas lágrimas de mulheres, Editora Nandyala, Belo...

A história de João do Pulo, um ícones do esporte brasileiro

Morte tripla A história de como um acidente acabou com...

Afroeducação no Cinema especial 100 anos de Carolina de Jesus dia 26 de julho

  AfroeducAÇÃO no Cinema especial 100 anos de Carolina de...

História feminina do samba reflete o machismo na sociedade brasileira

Participação da mulher no gênero começou na fundação mitológica...
spot_imgspot_img

Manifest: recriando a memória da Europa sobre o tráfico de pessoas escravizadas

Pessoas escravizadas. Pessoas. Antes de serem comercializadas e transportadas do continente africano pelo oceano Atlântico para as Américas e para a Europa, tendo Portugal,...

Arquitetura no Brasil perpetua violência colonial, diz escritora Grada Kilomba

Na abertura da 35ª Bienal de São Paulo, numa quarta-feira de setembro, a artista e escritora portuguesa Grada Kilomba mal conseguia caminhar entre as...

Com ‘Oitentáculos’, Nei Lopes se consagra o griô da poesia brasileira

"Oitentáculos" é o terceiro livro de poesias de Nei Lopes. Poderíamos dizer que é o livro comemorativo da passagem dos seus 80 anos, festejados em...
-+=