Você é Racista Sim

Você é Racista Sim.

Eu já me deparei com inúmeras situações em que fui vítima de racismo e não sabia o que tinha acontecido. Não tinha noção do peso das palavras, das atitudes, dos pequenos gestos… Hoje eu sinto muita dor, por não ter feito nada. Naquela época eu não tinha o conhecimento que tenho hoje, e agora sei muito menos do que saberei daqui há 10 ou 15 anos. A diferença é que não mais sentirei essa dor, porque estou transformando-a em estrutura, em alicerce, na base do homem que me tornarei até lá.

Recentemente tive uma conversa com uma pessoa que fez um comentário racista em uma foto, não entendia que tinha sido preconceituoso e disse que não era racista. Disse que eu deveria rever meu conceito sobre o que é racismo. Um homem branco, cheio de privilégios falando que eu não sabia o que era racismo, citando até, a constituição de 1988.

Aí, eu me vi pensando nessas situações em que a pessoa comete um ato racista e logo em seguida diz que não é racista, tenta dá uma aula sobre o assunto ou diz que não, não é racismo. Que todos somos iguais perante a lei e que a lei garante isso, nos protegendo, que todos somos filhos de Deus, que o sol nasce para todos independente da cor…

Você é racista sim, quando me ver na rua e muda para o outro lado da pista. Você é racista sim, quando toma o meu lugar de fala. Você é racista sim, quando se recusa a sentar ao meu lado no ônibus. Você é racista sim, quando me ver e segura a bolsa com mais firmeza, Você é racista sim, quando guarda o celular ao perceber que eu cheguei. Você é racista sim, quando eu entro em uma loja no comércio e fica me seguindo. Você é racista sim, quando pergunta se eu comprei o celular que uso.

Você é racista sim, quando sabe que a sociedade foi completamente estruturada na discriminação racial, privilegiando o branco e desfavorecendo o negro e mesmo assim não se conscientiza. Você é racista sim, quando entende que órgãos públicos ou privados cometem atos racista e você não reconhece. Você é racista sim, quando me ofende com palavras ou gestos racistas e logo em seguida tem um pedido de desculpas formalizado. Você é racista sim, quando de forma sutil, tenta não ser racista. Me colocando em situações constrangedoras com piadas.

Como sempre tem gente que vai ler isso e dizer que é extremismo, que é exagero, vitimismo e mi, mi, mi. Tentando diminuir a minha luta, tentando desvalorizar o sangue que foi derramado pelos escravos, para que eu tivesse o direito de me expressar livremente. E como sempre eu te digo, você é racista sim!

+ sobre o tema

Caso George Floyd: ‘Os EUA são um experimento social falido’, critica filósofo

Ele foi professor em Yale, Princeton e na Universidade...

Cousas futuras

No próximo mês de agosto começará a coleta de...

Marcelo sofre racismo após gol contra: “tinha que ser preto”

O termo foi utilizado por usuários do Twitter para...

para lembrar

Polícia interna afro-americana por não acreditar que tinha um BMW

Uma mulher negra foi mantida contra sua vontade em...

José Antonio Correa Francisco: Liberdade para viver

“Eu sou muito alegre. Todas as manhãs eu canto....

Dunga se vê como ‘afrodescendente’: ‘Tanto que apanhei e gosto de apanhar’

Em coletiva polêmica, técnico da seleção brasileira ainda alfineta...

Polícia Militar do Distrito Federal vai fazer curso antirracismo

Academia da Polícia Militar decide ensinar técnicas e conteúdos...
spot_imgspot_img

Uma supernova

No dia em que minha irmã nasceu, a Nasa fotografou uma supernova no universo. Quando minha irmã nasceu, foi uma das maiores alegrias da minha...

Número de crianças e adolescentes mortos pela polícia cresce 58% sob governo Tarcísio, apontam dados da SSP

O número de crianças e adolescentes mortos pela polícia aumentou 58% entre 2022 e 2023 — primeiro ano do governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) —,...

A ‘inteligência artificial’ e o racismo

Usar o que se convencionou chamar de "inteligência artificial" (pois não é inteligente) para realizar tarefas diárias é cada vez mais comum. Existem ferramentas que, em...
-+=