UNICEF lança programas de rádio diários para crianças com histórias da cultura Afro-brasileira

Enviado por / FonteUNICEF

Para destacar a identidade, os ritmos, crenças e a diversidade da cultura negra no Brasil, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), lança, nesta quinta-feira (8), programas de rádio diários para crianças inspirados na história e na cultura Afro-brasileira. O lançamento acontece em uma live com contadores de histórias nas páginas oficiais do UNICEF no Youtube e no Facebook, às 16h30, horário de Brasília.

O conteúdo faz parte do Deixa que Eu Conto, iniciativa do UNICEF para levar histórias, brincadeiras e atividades a crianças e famílias, via rádio e internet, em tempos de coronavírus. Os conteúdos são voltados a crianças em idade de frequentar a educação infantil e em processo de alfabetização (anos iniciais do ensino fundamental).

Nesta leva de conteúdos afro-brasileiros, serão 50 episódios que trazem músicas, brincadeiras, curiosidades e histórias inspiradas na história e na cultura Afro-brasileira, apresentados por contadores de histórias negros e quilombolas, incluindo Vovó Cici, Ivamar Santos, Suane Brazão, Kemla Baptista, Mafuane Oliveira e Samara Rosa.

“O ensino de História e Cultura Afro-Brasileiras na educação básica está previsto nas leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que alteram a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional”, explica Ítalo Dutra, chefe de Educação do UNICEF no Brasil. “É direito de cada menina e menino ter acesso a esses conteúdos desde a infância. Isso é essencial para promover, desde a cedo, o enfrentamento ao racismo, a garantia de direitos, o resgate da cultura afro-brasileira e o empoderamento identitário do povo preto,” complementa.

Para chegar a cada menina e menino, os programas estão disponíveis em diferentes plataformas. O conteúdo pode ser acessado pelo Spotify de forma gratuita. Para as rádios, o UNICEF disponibiliza todos os conteúdos para download gratuito neste site. Cada programa está dividido em quadros, podendo ser editados pela emissora de acordo com o que melhor se encaixar no tempo disponível e na programação.

O UNICEF também disponibiliza os podcasts em áudio para que sejam compartilhados em grupos de gestores municipais, educadores, grupos de mães, entre outros grupos. O conteúdo está disponível no www.unicef.org.br/deixaqueeuconto e contribui com o direito de aprender de cada criança e cada adolescente, sem exceção. Os quatro primeiros episódios do Deixa que eu Conto Afrobrasileiro já estão disponíveis em todas as plataformas.

Live de contação de histórias

O lançamento do Deixa que Eu Conto Afro-brasileiro será marcado por uma live de contação de histórias nas páginas oficiais do UNICEF no Youtube e no Facebook, nesta quinta-feira (8/10), às 16h30, horário de Brasília.

Com mediação de Gina Vieira, cinco contadores de história do Deixa que Eu Conto Afro-brasileiro se reúnem para promover um espaço lúdico de brincadeiras, músicas e com interpretação ao vivo de alguns dos episódios que estão sendo produzidos pelo UNICEF a partir das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).,

 

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.
Fonte: UNICEF

+ sobre o tema

Cartola

  {xtypo_quote}As rosas não falam, simplesmente exalam o perfume que...

Negros marcham contra reformas genocidas de Temer

Ato, organizado por uma série de organizações do movimento...

13 de Maio: Alexandre Braga – A segunda abolição

A segunda abolição O Brasil não foi o último país...

Negra Li: “A maternidade me tornou um ser humano melhor”

Conhecida e respeitada por sua carreira versátil, a cantora,...

para lembrar

Os caminhos inesperados de Nelson Mandela

Só quando Nelson Mandela morrer, teremos o direito de...

Em comemoração ao mês da Consciência Negra – AFROntamento

Em referência ao mês da Consciência Negra, acontecerá...

Grupos evangélicos dos EUA são acusados de realizar colonização cultural antigay

Grupos evangélicos estão tentando realizar uma ´colonização cultural na...

Um Dom Quixote no Complexo do Alemão

Otávio César de Souza Júnior fundou um projeto para...
spot_imgspot_img

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos festivais de música no país, terá como uma de suas atrações, no dia 2 de...

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....
-+=