Destaque em ‘Nos tempos do imperador’, Alan Rocha luta por protagonismo preto: ‘Mostrar os nossos heróis’

Ator também pode ser visto no filme 'Doutor Gama', sobre advogado negro que ajudou a libertar centenas de escravos, em cartaz na Globoplay

Não foi preciso fazer promessa para Nossa Senhora da Penha, nem subir os 382 degraus do santuário católico de joelhos para ter o nome escrito na abertura de “Nos tempos do imperador”. A fé cristã acompanha os passos de Alan Rocha, intérprete do ativista Balthazar na novela das 18h da TV Globo, e é celebrada anualmente com missa no cartão-postal da Zona Norte no dia do seu aniversário, 26 de agosto.

 Vamos combinar que uma forcinha divina sempre cai bem, não é mesmo? Mas foi a música, ou para não pecar por ausência de precisão, foi o cavaquinho que conduziu o morador da Penha, nascido no bairro, no Hospital Getulio Vargas, e criado na Vila da Penha, para o caminho das artes. Formado pela Escola de Música Villa-Lobos e com licenciatura em Música pela UFRJ, o músico, premiado por sua atuação no espetáculo “A cor púrpura”, virou ator graças ao instrumento que é um companheiro de vida.

 Na história de época, ambientada em 1856, o líder da Pequena África, ao mesmo tempo em que é atuante na luta contra a escravidão, se encontra com a sua cultura, com sons de influência africana, através do parceiro com o qual tem uma relação que nunca desafina. Já fora da TV, o amigo de cordas do artista se faz presente nos pagodes, na carreira solo de cantor ou na Orquestra Popular Céu na Terra, da qual faz parte.

O ator Alan Rocha celebra o seu aniversário com missa na Igreja da Penha Foto: Divulgação/Daniel Faria

— O meu interesse por tocar cavaquinho me levou para um encontro com a música e com a arte de um modo geral. Cresci ouvindo samba. Então, com o passar do tempo, foi nascendo em mim uma vontade de estar mais perto deste universo musical. Comecei a ter aulas de cavaquinho aos 17 anos, e o professor logo me incentivou a estudar de forma acadêmica. Eu me tornei músico profissional, sempre mergulhado no pagode, no samba e no choro, e foi o cavaquinho que também me levou para a arte de representar. Eu participava de uma peça como músico, mas um belo dia um ator faltou e eu fui colocado em cena para atuar. Não parei mais. Uma coisa está tão ligada à outra na minha vida que o meu primeiro papel de destaque na TV é na pele de um homem que forma um trio de chorinho — conta o artista, de 40 anos, que já foi operador de telemarketing e funcionário de uma fábrica de pipas e estreou na TV Globo fazendo uma participação em “Malhação — Viva a diferença” (2017).

O trabalho em “Nos tempos do imperador” desperta um misto de sentimentos em Rocha.

— Balthazar é um homem livre, com uma forte postura política. Ele quer que todos os negros conquistem o direito à liberdade. A novela traz uma importante contribuição à sociedade ao tocar nesta ferida, e isso é belo. Mas eu fico triste em ver através da novela passagens tão terríveis que os meus antepassados vivenciaram. A escravidão é, sem dúvida alguma, um dos capítulos mais dolorosos da história da humanidade. Trazer este tema para o debate é muito pertinente, mas também é preciso contar outras histórias do povo preto. É necessário mostrar os nossos heróis, as riquezas dos nossos antigos reinos africanos. Grande parte do nosso protagonismo foi jogado para debaixo do tapete. Precisamos resgatar o que nos foi tirado — observa o ator, que está no Instagram no perfil @alanrocha8.

Rocha ajuda a contar a saga de um herói preto pouco conhecido no recém-lançado filme “Doutor Gama”, que pode ser visto na Globoplay.

Alan Rocha com Rogério Brito e Dani Ornellas, colegas de elenco de “Nos tempos do imperador” Foto: Acervo pessoal

— Pouca gente sabe quem foi Luiz Gama, o primeiro advogado negro do Brasil e um dos personagens mais importantes da História brasileira. Ele usou as leis e os tribunais para libertar mais de 500 escravos. Eu me orgulho de fazer parte do elenco do filme que enaltece o protagonimo deste homem — diz.

Saudade dos pagodes e das festas

Se em “Nos tempos do imperador” o personagem de Alan Rocha cria um trio de chorinho, fora da ficção, o ator e músico, ainda que seja fã de carteirinha do som que teve Pixinguinha (1897-1973) como ícone, é apaixonado mesmo por um bom pagode.

— Eu me encantei por esse gênero musical nos anos 1990 ouvindo os grupos Katinguelê, Exaltasamba. Negritude Jr, Sensação… Tive um grupo de pagode, Sigma. A gente ensaiava em Rocha Miranda, Coelho Neto, e foi uma época muito boa. Mas o grupo não fez sucesso e, como eu estava fazendo a minha formação acadêmica em Música, sempre queria incluir um clássico no repertório, e a galera tinha uma certa resistência às minhas sugestões. O grupo acabou, mas deixou saudade — observa.

Outra recordação que Rocha guarda com carinho é de curtir as festas da Igreja da Penha, que tradicionalmente acontecem em outubro.

— Eu me lembro perfeitamente das rodas de samba, choro, jongo e capoeira que aconteciam na festa. Antigamente, os festejos duravam o mês inteiro e invadiam as ruas do bairro. Infelizmente, mesmo antes da pandemia a festa já tinha diminuído muito de tamanho, limitando-se à área externa da paróquia. A violência fez com que as festividades populares, de muitos bairros, não só da Penha, encolhessem — lamenta. — O primeiro ponto turístico que dá para ver quando se chega ao Rio pelo Aeroporto Internacional é a Igreja da Penha. Esse lugar deveria ser motivo de orgulho para os cariocas.

Não à toa, o marido da empreendedora Josiane Rocha e pai de Ângelo Amani, de 10 anos, e Júlio Akil, de 8, que viveu a maior parte da sua vida na Vila da Penha, mudou-se para o bairro sede do famoso santuário católico há pouco mais de uma década, justamente quando o primogênito nasceu. 

—Batizei o meu filho mais velho na Igreja da Penha, que tem grande significado para a cultura brasileira. Muitos mestres do samba iam à festa e subiam aquela escadaria cantando. Além disso, o santuário foi erguido pelo povo preto, pelos meus ancestrais. Desde os 18 anos, eu assisto a uma missa lá no dia do meu aniversário para agradecer pela minha vida. Nunca fiz promessas, mas tenho fé e devoção — frisa.

+ sobre o tema

HQ – O novo Homem Aranha chama-se Miles Morales e sim, é negro

Capa de Ultimate Spider-Man #1, Hoje em dia...

Como cuidar de cabelo crespo

Cachos são sexy. Se alguém ainda tem dúvida, basta...

Entidades do movimento negro defendem rejeição do pacote anticrime do governo

Representantes de entidades do movimento negro se reuniram com...

Projeto elaborado pela Semed para o mês da Consciência Negra

Como parte integrante da programação do Mês da...

para lembrar

Relatoria visita Piauí para investigar situação da Educação Quilombola

A Relatoria do Direito Humano à Educação estará de...

Rihanna aparece de lingerie em campanha

Rihanna divulgou no Twitter a primeira imagem da campanha...

Michel Bastos dá nota sete para a estreia da seleção na Copa

Por: Leandro Canônico, Márcio Iannacca e Thiago Lavinas O Jogador...
spot_imgspot_img

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Iza faz primeiro show grávida e se emociona: “Eu estou muito feliz”

Iza se apresentou pela primeira vez grávida na noite do sábado (27), em um show realizado no Sesc + Pop, em Brasília, no Distrito Federal. Destacando...

50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper ‘a frente do tempo e fora da curva’

Um dos maiores nomes no hip hop nacional, Sabotage — como era conhecido Mauro Mateus dos Santos — completaria 50 anos no ano passado. Coincidentemente no mesmo ano...
-+=