Musical ‘A Cor Púrpura’ chega a SP para curta temporada com história de racismo e machismo

‘A história é universal: fala do ser humano, em especial das mulheres’, diz diretor

Por Tatiana Cavalcanti, da Folha de São Paulo

Cena do musical “A Cor Púrpura” – Foto: Rafael Nogueira/Divulgação

O musical “A Cor Púrpura”, em cartaz em São Paulo em curta temporada, logo de início nos transporta ao sul dos Estados Unidos nos primórdios do século passado. A cantoria potente faz parecer que estamos no culto festivo de alguma igreja do estado americano da Georgia, onde a história se passa.

Tudo embalado por um gospel bem animado e cheio de louvor. A plateia participa batendo palmas, erguendo os braços e balançando as mãos.Mas a história de Celie não é nada animada. Baseada no livro homônimo de Alice Walker —levou o prêmio Pulitzer de ficção em 1983—, a peça retrata o tratamento abusivo dado às mulheres negras no início do século passado. Muita coisa, infelizmente, parece igual atualmente.

Com elenco negro, a trama começa quando Celie, de apenas 14 anos, dá à luz o segundo filho. A criança, fruto de abuso sexual cometido pelo pai da adolescente, é retirada de seus braços —assim como aconteceu com a primeira filha dela—, e levada para adoção.

O pai obriga Celie a se casar com Mister, um homem bruto que ficou viúvo e precisa de uma esposa para cuidar da casa e de seus vários filhos. Celie, porém, não é a primeira escolha de Mister porque, segundo ele, ela é muito feia. O preço que a jovem paga por sua “feiúra” é apanhar todos os dias. Sexo? Ela nem sabe que existe prazer naquilo. “Ele só sobe em cima de mim e faz o que tem que fazer”, diz a personagem em dado momento.

O apoio que ela precisa vem da irmã caçula Nettie, a primeira opção de Mister. Mas o pai das irmãs tenta abusar da mais nova também. Ela não aceita e busca ajuda na casa nova de Celie; seu marido acolhe a cunhada. Mas quando Nettie se recusa a ter relações sexuais com Mister, é violentamente expulsa e afastada da irmã por anos.

A cantoria segue alegre e parece amenizar a situação sofrida por Celie. Mas, na verdade, é um canto doído que potencializa toda a crueldade cometida pelos mais fortes contra os mais fracos. A tensão da história é amenizada pelo casal Harpo, filho de Mister, e Sofia, mulher empoderada que não aceita apanhar do marido e cria situações hilárias por seu feminismo.

A sorte de Celie começa a mudar com a chegada de Shug Avery, amante de seu marido. Quando pensamos que as duas vão se estapiar, elas se tornam grandes amigas. A chegada dessa nova personagem vai mudar a vida da mulher pobre, negra e “feia”, que sofreu abusos de vários tipos cometidos por muitas pessoas ao longo de décadas .

“A história é universal: fala do ser humano, em especial das mulheres. É imediata a identificação com o momento do país, onde há tantas histórias de opressão às mulheres. ‘A Cor Púrpura’ é um grande grito de liberdade”, afirma o diretor e idealizador, Tadeu Aguiar.

A história ganhou os cinemas em 1985, com direção de Steven Spielberg e grande elenco, com atores como Whoopi Goldberg (Celie), Danny Glover (Mister) e Oprah Winfrey (Sofia), essa última revelada neste longa.

Um dos melhores musicais do ano, o emocionante espetáculo de Marsha Norman tem músicas de Brenda Russell, Allee Willis e Stephen Bray. A versão brasileira ficou por conta do jornalista Artur Xexéo.


‘A COR PÚRPURA – O MUSICAL’

Quando Sex., às 20h30; sáb., às 18h e às 21h30; e dom., às 19h (em dezembro). Em janeiro e fevereiro os horários aos sábados serão às 17h e às 21h – Até 16 de fevereiro de 2020
Onde Theatro NET SP (rua Olimpíadas, 360, 5° andar, Vila Olímpia
Preço De R$ 75 a R$ 220 (aceita meia-entrada)
Classificação 12 anos
Tel. (11) 3448-5061)

+ sobre o tema

Carnaval Salvador 2012 BA – Bloco Ilê Aiyê com Arlindo Cruz

O próximo sábado (28) vai ser marcado pela Noite...

21 de Março – Toda beleza veio para ficar!

Para comemorar o  21 de Março - Dia Internacional...

Brasileira eleita miss Italia nel Mondo incentiva misses negras: “Nunca desistam!”

Silvia Novais, 25, é uma miss vitoriosa: foi miss...

Akim Camara um virtuose do violino na Holanda

O Maestro Andre Rieu apresentou Akim Camara um violinista...

para lembrar

O que é que a Nigéria tem?

POR SUELI LIMA Tem Nollywood, uma forte indústria cinematográfica que...

Quem são os caubóis negros esquecidos por Hollywood?

Por: Sarfraz Manzoor O filme de Quentin Taratino...

Juanita Moore (1914-2014): Morreu a mãe coragem de Imitação da Vida

    Em 1960, Juanita Moore, falecida aos...
spot_imgspot_img

Show de Ludmilla no Coachella tem anúncio de Beyoncé e beijo em Brunna Gonçalves; veja como foi

Os fãs de Ludmilla já estavam em polvorosa nas redes sociais quando a artista subiu no palco principal do Coachella, na Califórnia, na tarde deste domingo, acompanhada...

Quem é Linda Martell, citada em “Cowboy Carter”, novo álbum de Beyoncé?

O esperado novo álbum de Beyoncé contém uma música que leva o nome de uma mulher que parece ter sido a inspiração para o projeto. “Act...

Representatividade nos palcos: projeto tem aulas de teatro centradas no protagonismo negro

Desenvolver sonhos e criar oportunidades foram os combustíveis para a atriz, pedagoga e mestre de artes cênicas Graciana Valladares, de 36 anos, moradora de Cavalcanti,...
-+=