Polícia indicia publicitária por injúria racial contra cantora, em restaurante no DF: ‘Aprende a cantar, sua negra’

Enviado por / FonteG1, por Afonso Ferreira

Caso ocorreu no dia 19 de outubro e vítima foi Andresa Sousa, de 34 anos, que se apresentava no local. Suspeita também deve responder por vias de fato – violência corporal que não deixa lesão; ela nega acusações.

A Polícia Civil do Distrito Federal indiciou, nesta terça-feira (26), uma publicitária por injúria racial contra a cantora Andresa Sousa, de 34 anos. O caso ocorreu no dia 19 de outubro, no Vasto Restaurante, na quadra 108 Sul.

A cantora afirma que, enquanto se apresentava, Valkíria Tavares de Moraes Cardoso, de 59 anos, deu dois tapas no braço dela e disse: “Aprende a cantar, sua negra! Essa negra precisa aprender a cantar”.

O indiciamento foi confirmado pelo delegado Maurício Iacozzilli, da 1ª Delegacia de Polícia, na Asa Sul, onde o caso foi registrado. A suspeita, também conhecida como Kika Cardoso, ainda deve responder por vias de fato – violência corporal que não deixa lesão.

g1 não conseguiu contato com a mulher nesta quarta-feira (27). No entanto, após a repercussão do caso, ela negou as acusações, em entrevista à TV Globo.

“Eu não chamaria ela de negra porque eu não sou racista. Aliás, ela mesmo fala que as pessoas chamam ela de negra, preta, enfim. Mas eu não vejo a situação do tamanho que ela tá colocando”, disse.

O inquérito será avaliado pelo Ministério Público do DF, que vai decidir se apresenta denúncia contra a suspeita ou não.

Pedido de música

Na ocasião, Andresa se apresentava e, a pedido do público, cantou uma canção em inglês. Foi quando a cliente alegou que a artista tinha errado a letra da música.

“Ela me disse que eu tinha que aprender a cantar. Falei que tudo bem e que faria direitinho. Mas a senhora insistiu em dizer que eu tinha errado a letra e pediu para eu parar de sorrir. Em seguida, quando achei que ela ia sair, ela me olhou, deu dois tapas fortes no meu braço e falou novamente para eu aprender a cantar”, detalhou a cantora.

Após a agressão, segundo Andressa, a suspeita ainda voltou ao palco mais uma vez e disse “aprende a cantar, sua negra”.

Em nota, o Vasto Restaurante avaliou o ocorrido como “triste”, e disse que é “veementemente contra qualquer ato e/ou fala que endosse o crime de injúria racial”.

Segundo o Código Penal, injúria racial se refere a ofensa à dignidade ou decoro, utilizando palavra depreciativa referente a raça e cor com a intenção de ofender a honra da vítima. A pena é de 1 a 3 anos de reclusão.

+ sobre o tema

Futebol peruano tem novo caso de racismo após episódio com Tinga

Luis Advíncula foi alvo dos torcedores na vitória...

Ativistas protestam contra racismo no Fashion Rio

Cerca de 15 manifestantes chegaram ao local vestidos com...

A professora da creche cortou o cabelo crespo, da menina de um ano, dizendo ser duro, ruim de pentear- disse a mãe, na Omode

A Omode Roda de Conversa Sobre Crianças e Infâncias Invisíveis, aconteceu...

A democracia corroída por dentro

Está evidente que a democracia é um regime político que pode...

para lembrar

Pele alva e pele alvo: porque jovens negros continuam sendo vítimas preferenciais da violência

Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, publicados em...

Escola de moda prestigiada em Nova York se desculpa por desfile racista

Uma prestigiada escola de moda em Nova York, o...
spot_imgspot_img

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45, edição do coletivo Quilombhoje Literatura, publicação organizada com afinco pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. O número 45...

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (24), por 16 votos a 10, o projeto de lei (PL) que prorroga por dez...
-+=