Aborto: lei brasileira não avança há dez anos. O que impede a legalização?

Enviado por / FonteUniversa

Há exatos dez anos, em 12 de abril de 2012, o STF (Supremo Tribunal Federal) decidia que o aborto não seria mais crime em casos de fetos anencéfalos, ou seja, que não desenvolvem o cérebro ou grande parte dele. Desde então, a gravidez só pode ser interrompida em três casos: quando acontece em decorrência de estupro, quando apresenta risco à vida da mãe ou quando o feto é anencéfalo. Essa foi a última vez que o direito ao aborto avançou no Brasil.

Enquanto a opinião pública está cada vez mais favorável ao tema e outros países da América Latina legalizam o aborto —caso de Argentina, México e Colômbia, entre 2020 e 2022— o Brasil segue estagnado no assunto. Por quê?

Para antropóloga Débora Diniz, coordenadora da Pesquisa Nacional do Aborto, e a socióloga Maria José Rosado, presidente do grupo Católicas Pelo Direito de Decidir, há pelo menos quatro fatores que explicam essa “trava” do assunto por aqui:

  • conservadorismo da população brasileira
  • demora do STF para seguir nas discussões sobre o tema
  • influência da religião
  • entraves no Congresso Nacional

Apesar disso, tanto Diniz quanto Rosado são otimistas em relação à legalização. Para elas, o Brasil está preparado e próximo de legalizar o aborto.

“O tempo do STF não é o tempo das mulheres”, diz Debora Diniz

O Supremo chegou a ser provocado a respeito da possibilidade do aborto em caso de zika vírus, mas rejeitou essa possibilidade por unanimidade, em 2020.

Em 2018, a ministra Rosa Weber recebeu uma ação proposta pelo PSOL pela legalização do aborto até a 12ª semana de gestação. Naquele mesmo ano, o STF promoveu dois dias de audiências públicas sobre o tema, ocasião em que recebeu dezenas de médicos e ativistas contrários e favoráveis à legalização, entre eles Débora Diniz e Zeca Rosado, entrevistadas nesta reportagem.

Quatro anos depois, o processo ainda aguarda para ser julgado no Supremo.

Manifestantes à caráter se reúnem em frente ao STF durante audiência pública sobre aborto (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

“O tempo das cortes não é o tempo das mulheres. Nós estamos em constante estado de espera para o Judiciário julgar o assunto, mas essa espera tem consequências: meio milhão de mulheres morrendo por ano em decorrência do aborto clandestino”, critica Diniz.

Ela lembra que, no início dos anos 2000, o Brasil tinha protagonismo ao discutir o tema na América Latina, mas que “passou os últimos anos em estado de espera permanente”.

Se, de um lado o direito ao aborto aguarda para ser ampliado, de outro há quem queira restringi-lo ainda mais: no ano passado, por exemplo, uma proposta de autoria do senador Eduardo Girão (Podemos-CE), batizada de “bolsa estupro”, tentou proibir o aborto inclusive em casos de gestação decorrente de uma violência sexual. Na Câmara dos Deputados, dos 46 projetos sobre o tema em 2021, 40 querem proibir ou criar alguma restrição ao serviço de interrupção de gravidez.

“Parece que nunca é hora de falar do aborto, mas sempre é hora de tentar reverter aquele poucos direitos conquistados”, critica Rosado. Debora Diniz completa afirmando que os riscos de retroceder sempre foram grandes, mas aumentaram com o avanço bolsonarista. “Sempre existiram forças contrárias ao aborto, mas não nesse nível.”

Brasil está perto de descriminalizar o aborto

Embora mencionem tantos fatores contrários ao avanço da lei de aborto por aqui, tanto Debora Diniz quanto Zeca Rosado são otimistas em relação à legalização. Para as duas, não deve demorar até que brasileiras possam interromper a gravidez sem correr riscos.

“Temos condições de acompanhar o curso da história na América Latina, que é de decisão pelas cortes constitucionais de revisão da lei de aborto. O Brasil está preparado e muito perto de descriminalizar o aborto”, diz Debora Diniz.

“Há uma ação à espera de julgamento no STF, as audiências públicas [de 2018] foram positivas. Caso as atuais forças políticas do país sejam reformadas, 2023 será um ano de muita importância para enfrentarmos questões que estiveram em suspenso pelo atual regime político e também pela pandemia”, completa.

“Hoje, o aborto é pauta na TV, nos jornais, nas redes sociais, nas universidades”, complementa Rosado. “É uma pauta pública, isso é um enorme avanço diante do tabu em que por anos foi colocado”, percebe a presidente do grupo Católicas Pelo Direito de Decidir.

“Temos forças politicas e um movimento feminista maravilhoso que têm todas as condições de tocar essa luta e fazer com que a sociedade brasileira entenda que esse é o momento e que tem que ser legalizado”.

Quem faz parte da política institucional, porém, não vê o futuro com bons olhos. Segundo a deputada federal Sâmia Bonfim (PSOL-SP), declaradamente a favor do avanço dos direitos reprodutivos femininos, deputados fundamentalistas fazem “caça às bruxas” a respeito do tema e diz que solução é entrada de mais feministas na Câmara.

“Acredito que, com a ampliação de feministas no Congresso, que pode ser o resultado das próximas eleições, haja mais espaço para avançar nesse debate e que a gente consiga entender o aborto como um tema urgente de saúde pública”, prevê Sâmia.

Recentemente, Lula (PT), pré-candidato à presidência, declarou considerar o tema do aborto como sendo de saúde pública, mostrando que o assunto deve aparecer durante as campanhas eleitorais deste ano.

+ sobre o tema

Mãe negra, criança negra: identidade e transformação

Desde os relacionamentos que geram uma gravidez até o...

Irmandade da Boa Morte realizou a cerimônia de abertura da Marcha das Mulheres Negras

Marcha das Mulheres Negras| Celebrando a ancestralidade da população...

Mães que adotam também têm direito ao salário-maternidade

As mães que adotam ganharam só no fim do...

Rankg de países com maior participação e efetividade das mulheres no mundo do trabalho

                                                          Fonte: Mulher Negra

para lembrar

Após declaração de Guedes, filha de Brigitte Macron lança movimento contra misoginia

Tiphaine Auzière, filha do primeiro casamento de Brigitte Macron,...

Música permitiu enfrentar exclusão, diz rapper Rico Dalasam

“Todos nós que fazemos parte dessas minorias já morremos...

Carta das Mulheres Negras 2015

Marcha das Mulheres Negras 2015 contra o Racismo e...

Lei de combate à violência contra a mulher não impede crime

Apenas uma semana depois de ser solto, Jeffer Sandre...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=