Irmã de estudante que denunciou ataques racistas também foi alvo de preconceito no mesmo colégio em SP

Enviado por / FontePor Fantástico, no G1

Desde os 6 anos de idade, ela sofre com atitudes racistas. Mas a garota pediu para a mãe não denunciar com medo de represálias. Agora a família decidiu compartilhar as histórias, depois do ato de coragem do irmão.

Em São Paulo, assim que saiu o resultado das eleições, o estudante Antônio, de 15 anos, foi adicionado a um grupo de alunos que trocavam mensagens de ódio e preconceito, com citações nazistas. Ele reagiu e denunciou os ataques racistas que sofreu na escola.

O colégio é o Visconde de Porto Seguro, um dos mais tradicionais de São Paulo. Antônio e os outros adolescentes do grupo estudam na unidade de Valinhos, a 90 quilômetros da capital. A mensalidade custa até R$ 4 mil.

Tália, a irmã de Antônio estuda na mesma escola e, segundo a mãe, já foi alvo de preconceito de colegas. Desde os 6 anos de idade, ela sofre com atitudes racistas. Mas a garota pediu para a mãe não denunciar, com medo de represálias. Agora, a família decidiu compartilhar as histórias, depois do ato de coragem do irmão.

“As meninas sempre falavam que o cabelo dela era muito feio, era muito estranho. Que ela tinha cor de meninas pobres. E a última situação que aconteceu foi quando uma colega a chamou de escrava quando ela foi fazer um favor para a professora que tinha solicitado. Você receber uma filha em casa chorando e não poder fazer nada?”, conta a mãe, Thais Cremasco.

Repórter: Que tipo de providência a senhora tomou na época?
Thais: Expliquei para ela que eu teria que falar para a escola porque era uma coisa muito grave, e a escola entendeu isso como uma brincadeira de criança. Isso que foi dito para mim.

Agora, com o novo episódio de racismo, a mãe registrou um boletim de ocorrência. A polícia abriu uma investigação por injúria racial.

O porta-voz da escola diz desconhecer os episódios de racismo envolvendo Táila.

Veja a reportagem completa aqui

+ sobre o tema

A colonização continua pela televisão

Não é de hoje que os veículos de comunicação...

Restrições de cor e idade prolongam espera na fila de adoção

    Das 27 mil família inscritas no Cadastro Nacional de...

Tem uma Charlottesville no Brasil todos os dias. Você é que não vê

Com o título “Racismo no Brasil é real, mas...

para lembrar

A Morte de Cláudia e a luta das Mulheres por Direitos

Mônica Francisco, em sua coluna no Jornal do Brasil,...

O vírus do racismo

O Brasil ultrapassou 300 mil mortes por Covid-19, em...

Os 9 países mais seguros do mundo e sua Maioridade Penal

Se você é do tipo que gosta de conferir...

Intérprete de Luiz Felipe Scolari está preso após briga e ofensa racista

Por: JAMIL CHADE O Bunyodkor, time do técnico...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=