Lula convida Marina Silva para assumir novamente o Ministério do Meio Ambiente

Enviado por / FontePor Jornal Nacional, no g1

Presidente eleito deixou para semana que vem a definição dos nomes que faltam para o seu ministério; 16 dos 37 ministros ainda precisam ser anunciados.

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, vai passar o Natal em São Paulo. Na semana que vem ele volta a Brasília, pra anunciar os nomes que faltam para o ministério.

O presidente eleito se reuniu em casa com o deputado estadual do PT Emídio de Souza, que participou do grupo de transição de Direitos Humanos. Lula só retorna a Brasília na próxima segunda-feira (26), quando deve concluir a formação do ministério. Dezesseis dos 37 ministros ainda precisam ser anunciados.

TV Globo apurou que um desses nomes já está definido, mas ainda não houve a confirmação oficial. Marina Silva, deputada federal eleita pela Rede Sustentabilidade, foi convidada pelo presidente e aceitou assumir o Ministério do Meio Ambiente. O convite foi feito na sexta-feira (23), logo após ficar decidido que a Autoridade Climática, órgão a ser criado por sugestão da própria Marina Silva, será subordinada ao ministério e não à Presidência da República.

Lula convidou a senadora Simone Tebet, do MDB, para o Meio Ambiente. Ela se dispôs a aceitar desde que houvesse acordo para que Marina assumisse a Autoridade Climática, o que não ocorreu. E, agora, segue o impasse sobre qual será o espaço de Tebet no futuro ministério.

O Planejamento é uma das opções. Mas ela tem resistido à essa possibilidade. A TV Globo também apurou que o Ministério das Cidades chegou a ser pensado para Simone Tebet, mas Lula não chegou a oferecê-lo para a senadora.

As conversas avançam para que Cidades vá para a bancada do MDB da Câmara. Ou ainda para o União Brasil. Na lista dos ministérios que ainda não têm titulares oficializados estão também Integração Nacional e Minas e Energia. Fontes ligadas ao governo eleito indicam que o deputado Elmar Nascimento, do União Brasil, que foi relator da PEC da Transição, deve assumir o primeiro, Integração. E Minas e Energia pode ficar com Alexandre Vieira, do PSD de Minas Gerais.

Neste sábado (24) cedo, o presidente eleito postou uma mensagem nas redes sociais. Ele escreveu:

“Desejo que o Natal seja o da reconciliação das famílias, e da reconciliação do Brasil consigo mesmo. Vou trabalhar mais do que trabalhei nos governos anteriores para que o Natal de todos, em especial dos que mais precisam, seja melhor no próximo ano. Que este Natal, apesar de todas as dificuldades, marque o início da reconstrução do Brasil. E que possamos reconstruir, dentro de cada um de nós, o espírito de união, fraternidade, paz, amor e esperança”.

Leia também:

Novos tempos, nova coletividade

Silvio Almeida é anunciado por Lula como ministro dos Direitos Humanos

Redução de recursos para a área de Direitos Humanos chama atenção no relatório da transição

+ sobre o tema

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

para lembrar

Haddad participa de entrevista com blogueiros ao vivo nesta segunda-feira

Entrevista estreia programa Contraponto, via webtv, às 19h, produzido...

Liberdade, par perfeito da arte – Por: Cidinha da Silva

    Outro artista do Rap nacional está numa programação global,...

Dilma: educação é estratégica e precisa ser garantida a todos

    Ao comentar o lançamento do Programa...

Lula anuncia criação de universidade para estudantes africanos e brasileiros

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou hoje...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...
-+=