Carta de apoio à candidatura de Vilma Reis ao posto de Ouvidora Geral da Defensoria Pública do Estado da Bahia

Como “mais-velha” quero me curvar agradecida diante de uma  “mais-nova”, Vilma Reis. Tenho dito que, se as pessoas mais velhas podem oferecer inspiração para a caminhada das mais jovens, a coragem de quem segue abrindo novos caminhos, como Vilma Reis, potencializa os dias  de quem há mais tempo  vem experimentando a luta.

Enviado por Cidinha da Silva para o Portal Geledés

É com um profundo sentimento de crença em Vilma Reis, que eu apoio a candidatura dela ao posto de Ouvidora Geral da Defensoria Pública do Estado da Bahia. Crença que nasce da observação da trajetória de Vilma Reis no âmbito das lutas sociais do povo da Bahia. Aliás, as ações de Vilma reverberam como exemplares para além dos limites do estado baiano e a sua voz militante repercute para além das fronteiras nacionais.

Afirmo que Vilma Reis, Vice-Presidente do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra, vem acumulando experiência, a partir das várias vertentes de luta assumidas por ela. Do Movimento Negro ao Movimento Feminista, particularizando as experiências das mulheres negras, lá está a voz lúcida e crítica dessa militante de toda hora. As demandas das comunidades quilombolas, das comunidades pesqueiras, as lutas de afirmação das identidades religiosas de matrizes africanas, assim como os movimentos afirmativos das identidades LGBT, têm na voz de Vilma Reis comprometimento com suas causas.

É justo ainda ressaltar que  em 2009, a voz de Vilma Reis, como umas das primeiras, denunciava a mortandade de jovens negros em Salvador, questão ainda tão alarmante e vergonhosa para sociedade brasileira. Aliada a sua experiência de militante em diversos grupos sociais destaca também a sua formação acadêmica. Vilma Reis é graduada em sociologia, tem  mestrado em Ciências Sociais e experiência como docente no ensino superior.

Aliando teoria e prática, Vilma Guerreira, com certeza, cumpre todos os requisitos para encarnar a representação da sociedade civil na Ouvidoria Geral da Defensoria Púbica do Estado da Bahia. A ela todo o meu crédito e às instancias responsáveis pela acolhida das representações, pedimos que sejam lúcidos e justos na escolha, pois o nome de Vilma Reis traz a rubrica de vários segmentos  sociais.

 

 

Conceição Evaristo

+ sobre o tema

Um olhar sobre a saúde mental do negro no Brasil

Desconhecida da maioria das pessoas, inclusive dos profissionais de...

‘Casa Rosa’ vai acolher mulheres com câncer de mama em Santarém, PA

Ideia visa garantir um local a quem não tem...

Sobrevivente da ditadura diz ter visto militares enterrarem pessoas vivas

Comerciante preso por suspeita de ser integrante da Guerrilha...

A direita está mais mobilizada que a esquerda nas redes

Estudo mostra que páginas de movimentos conservadores e contrários...

para lembrar

Controle de emissoras por políticos leva à falsificação da democracia

Ação no STF pede inconstitucionalidade de outorgas concedidas a...

Ailton Krenak: A Potência do Sujeito Coletivo – Parte II

O TEMPO DO MITO Do Combate ao Racismo Ambiental  Foto: Aline Arruda Ailton...

Campanha mobiliza população contra racismo na rede pública de saúde

Com o slogan Racismo faz mal à Saúde. Denuncie!,...
spot_imgspot_img

CNU: saiba como conferir local de prova do ‘Enem dos concursos’

O governo divulgou, nesta semana, o cartão de confirmação de prova do CNU (Concurso Nacional Unificado) com a informação sobre o local de prova...

Vacinação da gripe é ampliada para todas as pessoas acima de seis meses de idade

O Ministério da Saúde ampliou a vacinação da gripe para pessoas acima de seis meses de idade. A medida passa a valer nesta quarta-feira (1º). Antes,...

Confira a lista de selecionades para o curso Multimídia e Estética

Foram 101 inscrições de 16 estados diferentes do Brasil. Em uma escolha difícil, a comissão avaliadora selecionou todos os candidatos que estavam aptos, de...
-+=