São Paulo abre centro de promoção da identidade negra

Artigo produzido por Redação de Geledés

A prefeitura da capital paulista inaugurou ontem (8) o Centro de Referência da Igualdade Racial, na Vila Maria, zona norte da cidade. A iniciativa tem como objetivo denunciar casos de racismo e trabalhar na promoção da identidade negra.

Do RBA

O centro é uma parceria entre a prefeitura e o Geledés Instituto da Mulher Negra. Em entrevista à repórter Michelle Gomes da TVT, a presidenta do Geledés, Maria Sylvia Oliveira, afirma que o espaço ampliará a capacidade de prover apoio e suporte à população negra. “Vamos trazer quatro tipos de profissionais: assistente social, pedagoga, psicóloga e advogados, para que possamos fazer um atendimento multidisciplinar.”

O conselheiro participativo da região, Roberto Barbosa, diz que aguardava há anos um serviço voltado à comunidade negra do bairro. “Esse espaço é uma das afirmativas que os negros do bairro precisam.”

Além de atendimento a vítimas de racismo, o local será um espaço de debate sobre a busca de igualdade racial, explica Maurício Pestana, secretário municipal de Promoção de Igualdade Racial de São Paulo. “Nós acreditamos que não se combate o racismo só com denúncia. Então, esses centros serão para discussão, debates, palestras, e também distribuiremos materiais educacionais.”

Para a designer de moda Maria do Carmo dos Santos, o trabalho será importante para a questão da afirmação. “Acho importante termos esse apoio para que possamos melhorar e denunciar tudo relacionado à discriminação racial, além de trabalhar na promoção da nossa identidade.”

A deputada estadual Leci Brandão (PCdoB-SP) compareceu à inauguração e disse que é importante que a população negra se aproprie do espaço para debater políticas públicas. “Eu ia procurar emprego e não entendia quando requisitavam ‘moças de boa aparência’, o que custou muito para eu conseguir, porque eu não sabia que a cor da minha pele me impediria de trabalhar”, relatou.

O Centro de Referência da Igualdade Racial fica na Travessa Fernão Martins Costa, 105, na Vila Maria, zona norte de São Paulo, e funciona de segunda a sexta, das 10h às 17h.

Assista

+ sobre o tema

LIVE – A educação de meninas negras em tempos de pandemia: o aprofundamento das desigualdades

Geledés Instituto da Mulher Negra realizará na próxima quarta-feira...

Durban +10: Discurso de Rodnei Jericó na ONU

Discurso de Rodnei Jericó na Assembléia Geral da ONU...

Angela Davis visita sede de Geledés e conversa com Coalizão Negra por Direitos

Durante sua primeira viagem à cidade de São Paulo,...

para lembrar

Máscaras da Noite de ĘFĘ – Gelede

Além da eficácia das palavras, o espetáculo Ęfę é...

Geledés no Monitoramento e Incidência em Políticas Públicas

Geledés participa de diversas iniciativas da sociedade civil de...

Planejamento libera seleção com 825 vagas para analista de políticas sociais

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão autorizou...

Seminário Nacional: A Democratização de sistema de justiça e as reformas estruturais que precisamos

  Seminário Nacional: A Democratização de sistema de justiça e...

Os desafios educacionais das meninas negras exigem compromissos nas políticas públicas

Programa Educação e Pesquisa – Geledés Instituto da Mulher Negra Março é um mês marcado por agendas relevantes para o enfrentamento às desigualdades: Dia Internacional...

Geledés e Alana lançam pesquisa sobre municípios que colocam a Lei 10.639/03 em prática

Em Diadema (SP), após um ano de implementação da Lei 10.639/03, que há 20 anos alterou a LDB e instituiu a obrigatoriedade do ensino da história e...

Exposição MÁSCARAS será aberta no Solar Ferrão, em Salvador

A exposição “Máscaras – entreATOS do acervo” será iniciada nesta quinta-feira (30), em Salvador, no Centro Cultural Solar Ferrão, localizado no Pelourinho. As obras fazem parte da coleção de Cláudio...
-+=