São Paulo ganha novo Centro de Referência de Promoção da Igualdade Racial

Artigo produzido por Redação de Geledés

O serviço, localizado no bairro de Vila Maria, oferecerá apoio à população em casos de discriminação racial

Enviado pela  SMPIR para o Portal Geledés 

No próximo dia 08 de março, terça-feira, a Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial (SMPIR) inaugura, com o apoio do Geledés – Instituto da Mulher Negra – um Centro de Referência de Promoção da Igualdade Racial, no bairro de Vila Maria. Para celebrar o início de suas atividades e também o Dia Internacional da Mulher, o local oferecerá uma programação especial com atrações artísticas e culturais, entre 08h e 17h.

O Centro de Referência é um serviço público e gratuito municipal que prevê a prestação de atendimento e orientação multiprofissional em casos de discriminação racial. O espaço contará ainda com oficinas, debates, palestras, ações pedagógicas e outras atividades relacionadas à inclusão e igualdade, tornando-se um equipamento permanente de vigilância, valorização e respeito à identidade.

“Por meio deste serviço, a SMPIR estabelecerá um canal direto com a população, oferecendo orientações que visem à promoção da igualdade racial em todas as instâncias em que a cidadania for subjugada”, afirma Maurício Pestana, Secretário Municipal de Promoção da Igualdade Racial.

E, desde 2011, o site da Prefeitura de São Paulo disponibiliza uma ferramenta online (link) em que qualquer vítima de discriminação racial pode registrar sua denúncia e receber orientações sobre seus direitos e como agir para coibir atos discriminatórios.  

O descerramento da placa e a solenidade de inauguração estão previstos para as 11h. Ao longo do dia, além de atividades físicas para a terceira idade e ações recreativas para as crianças, o público poderá assistir ao espetáculo “Desaterro”, que trata ludicamente sobre o universo dos catadores de lixo, suas memórias culturais, tradições populares e cultura urbana. O grupo de maracatu “Mucambos de Raiz Nagô” também se apresenta. Outro destaque da programação fica por conta da apresentação do bloco afro “Ilú Obá de Min”.

Sobre a Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial

A SMPIR tem a finalidade de formular, coordenar e articular políticas e diretrizes para a promoção da igualdade racial e avaliação das políticas públicas de ação afirmativa, com ênfase na população negra. A política de ação afirmativa é o instrumento por meio do qual se busca a promoção dos direitos dos indivíduos e grupos étnico-raciais que sofreram injustiças históricas e, ainda hoje, sofrem com desigualdades sociais motivadas pela discriminação racial e demais formas de intolerância.Serviço:

Inauguração do Centro de Referência e Promoção da Igualdade Racial de Vila Maria

Data: 08 de março de 2016, terça-feira

Horário: 8h às 17h

Local: Travessa Fernão Martins Costa, 105 – Vila Maria Alta, CEP 02134-010

Programação:

08:00 – Atividade Física para a Terceira Idade

09:00 – Atividade recreativa para crianças

10:00 – Apresentação da Cia Auto Falante – Performance de Dança e Teatro – leitura de poesias de Carolina de Jesus

11:00 – Cerimônia de descerramento da placa – Solenidade de Inauguração

12:30 – Intervalo

14:00 – Apresentação do espaço e da equipe para a comunidade

15:00 – Bloco Afro Ilú Obá de Min

16:00 – Mucambos de Raiz Nagô

17:00 – Unidos da Vila Maria (Bateria Mirim)

Credenciamento e informações à imprensa:

Raquel Reis – (11) 4571- 0961 / (11) 94301- 8542

[email protected]; [email protected]

+ sobre o tema

para lembrar

Nota de apoio às mulheres vítimas de assédio

Geledés-Instituto da Mulher Negra, organização fundada e liderada por...

O maior legado do Ilê é a valorização do negro

A exposição Ocupação Ilê Aiyê a ser inaugurada no Itaú Cultural,...

Geledés participa de audiência sobre Educação das meninas e mulheres negras na Câmara dos Deputados

Geledés – Instituto da Mulher Negra participou, nesta quinta-feira...

O ministro, a estudante e a democracia que desejamos

O discurso do ministro Alexandre de Moraes realizado em momento de sua posse na presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta terça-feira 16, e...

“O legado de Marielle é construído por cada mulher preta que se levanta, tira os pés da cama, e segue, porque isso é resistência”,...

Há cinco meses, no dia 14 de março, a arquiteta Mônica Benício viveu sua maior tragédia: a execução no Rio de Janeiro de sua...

Posicionamento: pela divulgação do Relatório de Monitoramento de Violações na Baixada Santista

Geledés -Instituto da Mulher Negra apoia a Comissão Arns e as organizações da sociedade civil no repúdio às execuções sumárias e com exigência de...
-+=