São Paulo abre centro de promoção da identidade negra

Artigo produzido por Redação de Geledés

A prefeitura da capital paulista inaugurou ontem (8) o Centro de Referência da Igualdade Racial, na Vila Maria, zona norte da cidade. A iniciativa tem como objetivo denunciar casos de racismo e trabalhar na promoção da identidade negra.

Do RBA

O centro é uma parceria entre a prefeitura e o Geledés Instituto da Mulher Negra. Em entrevista à repórter Michelle Gomes da TVT, a presidenta do Geledés, Maria Sylvia Oliveira, afirma que o espaço ampliará a capacidade de prover apoio e suporte à população negra. “Vamos trazer quatro tipos de profissionais: assistente social, pedagoga, psicóloga e advogados, para que possamos fazer um atendimento multidisciplinar.”

O conselheiro participativo da região, Roberto Barbosa, diz que aguardava há anos um serviço voltado à comunidade negra do bairro. “Esse espaço é uma das afirmativas que os negros do bairro precisam.”

Além de atendimento a vítimas de racismo, o local será um espaço de debate sobre a busca de igualdade racial, explica Maurício Pestana, secretário municipal de Promoção de Igualdade Racial de São Paulo. “Nós acreditamos que não se combate o racismo só com denúncia. Então, esses centros serão para discussão, debates, palestras, e também distribuiremos materiais educacionais.”

Para a designer de moda Maria do Carmo dos Santos, o trabalho será importante para a questão da afirmação. “Acho importante termos esse apoio para que possamos melhorar e denunciar tudo relacionado à discriminação racial, além de trabalhar na promoção da nossa identidade.”

A deputada estadual Leci Brandão (PCdoB-SP) compareceu à inauguração e disse que é importante que a população negra se aproprie do espaço para debater políticas públicas. “Eu ia procurar emprego e não entendia quando requisitavam ‘moças de boa aparência’, o que custou muito para eu conseguir, porque eu não sabia que a cor da minha pele me impediria de trabalhar”, relatou.

O Centro de Referência da Igualdade Racial fica na Travessa Fernão Martins Costa, 105, na Vila Maria, zona norte de São Paulo, e funciona de segunda a sexta, das 10h às 17h.

Assista

+ sobre o tema

Capacitação e Profissionalização – Memória Institucional

Geledés promove, através de cursos de qualificação profissional, a...

Direito das Meninas e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O Seminário, organizado pela Rede Meninas e Igualdade de...

Geledés e o Projeto Geração XXI

O Projeto Geração XXI foi uma ação afirmativa fundamentada...

Programa de Saúde – Memória Institucional de Geledés

Edna Roland foi diretora do Geledés e coordenadora do...

para lembrar

Geledés e a Questão Racial

No tema questão racial, Geledés soma-se às lutas dos movimentos negros...

‘Pantera Negra: Wakanda Para Sempre’ exalta a força e o poder feminino

Com uma história tocante sobre como superar o luto...

Geledés e Alana lançam pesquisa sobre municípios que colocam a Lei 10.639/03 em prática

Em Diadema (SP), após um ano de implementação da Lei 10.639/03, que há 20 anos alterou a LDB e instituiu a obrigatoriedade do ensino da história e...

Exposição MÁSCARAS será aberta no Solar Ferrão, em Salvador

A exposição “Máscaras – entreATOS do acervo” será iniciada nesta quinta-feira (30), em Salvador, no Centro Cultural Solar Ferrão, localizado no Pelourinho. As obras fazem parte da coleção de Cláudio...

10 lições para uma educação antirracista

No mês em que se celebra a Consciência Negra, Geledés Instituto da Mulher Negra e o Instituto Alana lançam a pesquisa “Lei 10.639/03 na prática: experiências de 6 municípios no...
-+=