São Paulo abre centro de promoção da identidade negra

Artigo produzido por Redação de Geledés

A prefeitura da capital paulista inaugurou ontem (8) o Centro de Referência da Igualdade Racial, na Vila Maria, zona norte da cidade. A iniciativa tem como objetivo denunciar casos de racismo e trabalhar na promoção da identidade negra.

Do RBA

O centro é uma parceria entre a prefeitura e o Geledés Instituto da Mulher Negra. Em entrevista à repórter Michelle Gomes da TVT, a presidenta do Geledés, Maria Sylvia Oliveira, afirma que o espaço ampliará a capacidade de prover apoio e suporte à população negra. “Vamos trazer quatro tipos de profissionais: assistente social, pedagoga, psicóloga e advogados, para que possamos fazer um atendimento multidisciplinar.”

O conselheiro participativo da região, Roberto Barbosa, diz que aguardava há anos um serviço voltado à comunidade negra do bairro. “Esse espaço é uma das afirmativas que os negros do bairro precisam.”

Além de atendimento a vítimas de racismo, o local será um espaço de debate sobre a busca de igualdade racial, explica Maurício Pestana, secretário municipal de Promoção de Igualdade Racial de São Paulo. “Nós acreditamos que não se combate o racismo só com denúncia. Então, esses centros serão para discussão, debates, palestras, e também distribuiremos materiais educacionais.”

Para a designer de moda Maria do Carmo dos Santos, o trabalho será importante para a questão da afirmação. “Acho importante termos esse apoio para que possamos melhorar e denunciar tudo relacionado à discriminação racial, além de trabalhar na promoção da nossa identidade.”

A deputada estadual Leci Brandão (PCdoB-SP) compareceu à inauguração e disse que é importante que a população negra se aproprie do espaço para debater políticas públicas. “Eu ia procurar emprego e não entendia quando requisitavam ‘moças de boa aparência’, o que custou muito para eu conseguir, porque eu não sabia que a cor da minha pele me impediria de trabalhar”, relatou.

O Centro de Referência da Igualdade Racial fica na Travessa Fernão Martins Costa, 105, na Vila Maria, zona norte de São Paulo, e funciona de segunda a sexta, das 10h às 17h.

Assista

+ sobre o tema

Atendimento Psicossocial à Mulheres Vítima de Violência

"Quando o homem espanca uma mulher, mais do que...

Hoje na História, 30 de abril de 1988, Geledés completa 29 anos

GELEDÉS Instituto da Mulher Negra fundada em 30 de abril...

“Eu falo sem medo, e você?”

“Eu falo sem medo, e você?”. Essa é a...

para lembrar

Projeto PLPs de Geledés inaugura formação à distância

Acontece amanhã, dia 28 de fevereiro de 2015, a...

SEPPIR é premiada em concurso de inovação na gestão pública federal

Projeto de Integração de Dados do Programa Brasil Quilombola...

Promoção da Igualdade Racial tem orçamento de mais de R$ 2 milhões

A Subsecretaria de Políticas Públicas para a Promoção da...

Informativo NUDDIR: Celebração do convênio com Geledés

A Defensoria Pública firmou Convênio com o Geledés -...

Brasil responde a processo inédito por discriminação racial no trabalho na Corte IDH

A Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH) realizou audiências públicas na quarta (28/6) e na quinta-feira (29/6) do caso Neusa dos Santos Nascimento...

Geledés promove curso sobre direitos humanos, gênero, raça e política

Geledés está com inscrições abertas, até 14 de maio, para o curso "Direitos humanos, gênero, raça e política" voltado exclusivamente para mulher negras, periféricas,...

‘Pantera Negra: Wakanda Para Sempre’ exalta a força e o poder feminino

Com uma história tocante sobre como superar o luto através da luta, chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (10) o filme ‘Pantera Negra: Wakanda...
-+=