A “mulata Globeleza” é o retrato de um mundo velho e racista. Por Marcos Sacramento

O blog do jornalista Ancelmo Gois no Globo deu um exemplo do que é enxergar o mundo de um jeito velho e encarquilhado.

Por Marcos Sacramento, no DCM

Na mesma semana em que se discute a presença escassa de negros entre os indicados para o Oscar, estendendo o debate para áreas como moda e publicidade, o jornalista Tiago Rogero assina uma nota anunciando a “nova safra de Mulatas do Gois” e lembra que o concurso é a “garantia da perpetuação da espécie”.

É o tipo de texto que não chamaria a atenção há alguns anos, quando ninguém estranhava que negras belíssimas desprezadas pelas capas de revistas femininas, concursos de misses e nas passarelas das fashion weeks da vida surgissem aos montes em concursos para escolher as mais belas do Carnaval.

Sempre em trajes minúsculos e sob a alcunha de mulatas.

Se nos tempos do Sargentelli chamar uma negra de “mulata” até soava como elogio, hoje é sinônimo de mau gosto por causa do racismo implícito. A palavra, usada para designar a mestiça filha de pais negros e brancos, deriva de mula, cruzamento entre a égua e o jumento. Com todo respeito ao equino, “mulata” está longe de ser um adjetivo carinhoso.

Não há problemas em negras se exibirem como passistas ou ostentarem as formas voluptuosas nas disputas pelos postos de Rainhas do Carnaval ou Rainhas da Bateria, até porque mulheres sambando alegremente fazem parte da essência do samba e do Carnaval brasileiro.

O que provoca desconforto é a constatação de que a beleza das negras só tem espaço no curto período que antecede o Carnaval. Durante o ano, quem dá as caras nos concursos de beleza, na publicidade e nas novelas são aquelas cujas aparências seguem padrões europeus.

Há casos que beiram o absurdo, como duas peças publicitárias veiculadas na Bahia. Uma divulgava a Lavagem da Purificação, festa tradicional na cidade de Santo Amaro. A outra era um vídeo produzido pela empresa Salvador Destination para promover o turismo na capital baiana.

Na imagem usada pela prefeitura de Santo Amaro só havia jovens brancos, a maioria louros. O vídeo, por sua vez, “embranqueceu” a cidade onde 75% dos habitantes se declaram negros. Para esses foram reservados os papéis de sempre: capoeiristas, dançarinos ou vendedoras de acarajé.

São dois exemplos entre milhares.

Um vídeo produzido pela revista “AzMina” dá a dimensão de como a exaltação da mulata como símbolo máximo da folia é patética e antiquada. Nele, mulheres de New Orleans, cidade famosa pelo carnaval animado, assistem à vinheta da Globeleza.

“Sempre uma mulher negra? Por que sempre uma mulher negra?”, questionou uma delas.

“Eu acho que o fato de ser sempre uma mulher negra é degradante para as pessoas negras. É sempre uma mulher negra que tem que retratar o corpo dela dessa forma. Não é certo”, disse outra.

Enquanto a existência das “mulatas” não for observada por aqui com este olhar de estrangeiro, haverá muita gente empenhada em perpetuar a “espécie” e achar normal que certas modelos negras só apareçam na mídia uma vez por ano.

+ sobre o tema

A cor do pecado: no século xix, a sensualidade da mulher negra

______________________   Resumo Esta pesquisa tem por objetivo principal analisar a presença...

Bruna da Silva Valim é primeira negra a representar SC no Miss Universo Brasil

Bruna da Silva Valim, candidata de Otacílio Costa, foi...

A Mulher Negra Guerreira está morta…

Há poucas horas, enquanto lutava com a realidade de...

Elizandra Souza celebra 20 anos de carreira em livro bilíngue que conta a própria trajetória

Comemorando os 20 anos de carreira, a escritora Elizandra...

para lembrar

Dona Zica Assis responde ao artigo: “Respeite nosso cabelo crespo”

Carta de Zica Assis - Beleza Natural   Oi Ana Carolina, Meu...

Descolonizar a língua e radicalizar a margem

Uma resenha sobre “Um Exu em Nova York” de...

Rita Bosaho é a primeira mulher negra eleita deputada em Espanha

O resultado das recentes eleições é histórico também porque...

Evento gratuito voltado à literatura afro-brasileira é realizado em Porto Alegre

12ª Festipoa Literária começa nesta segunda-feira (29) e segue...
spot_imgspot_img

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços, compraria nas bancas costumeiras. Escolhi as raríssimas que tinham mulheres negras trabalhando, depois as de...

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...
-+=