Acusada por racismo em abril de 2018 é presa por continuar ameaçando vítima

Uma mulher acusada de racismo, identificada como Delzuíte Ribeiro de Macêdo, foi presa nesta quinta-feira em São Raimundo Nonato (PI). Ela foi acusada, em abril do ano passado, de insultar com injúrias raciais o bebê de uma mulher com quem dividiu apartamento durante a faculdade, em São Paulo. A dentista tinha escrito uma série de comentários ofensivos contra pessoas negras em uma publicação no Facebook. Delzuíte chegou a ser presa provisoriamente, mas após ser solta, continuou a ameaçar a vítima.

Por Louise Queiroga, do Extra 

O juiz Carlos Alberto Bezerra Chagas, do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI), afirmou que decidiu expedir um mandado de prisão preventiva porque Delzuíte “realizou ameaças contra a vítima e seus familiares quando já tinha conhecimento da decisão judicial que aplicou as suso referidas medidas”. Ele determinou ainda que a ré seja transferida imediatamente para a Penitenciária Feminina de Teresina.

O texto de Delzuíte foi publicado apenas para amigos na rede social, mas capturas de tela circularam na web, gerando revolta entre internautas. No post, a dentista afirmava que seu filho “é lindo e Branco!”, ao mesmo tempo em que discriminava uma conhecida, por exemplo, quando disse: “Já vi que você saiu da senzala, porém a senzala ainda não saiu de você”. E ainda: “Não me interesso por gente que nunca chegará ao meu tom de pele”.

Primeira parte da publicação da dentista investigada Foto: Facebook/Reprodução

 

Segunda parte da publicação da dentista investigada Foto: Facebook/Reprodução

 

Segunda parte da publicação da dentista investigada Foto: Facebook/Reprodução

 

A Polícia Civil do Piauí começou a investigar o caso quando a vítima, Thaiane Ribeiro Neves, de 30 anos, procurou a delegacia de São Raimundo Nonato.

— Nos conhecemos na faculdade e ela foi morar comigo — disse. — Ela é desequilibrada, não dava para continuar com ela, ela não dividia as contas do apartamento, houve uma briga feia.

Segundo o delegado Emir Maia, responsável pela coordenação das delegacias do interior do estado, a dentista incita, em suas publicações, “o ódio, o preconceito à raça negra, de forma que venha a atingir a honra e a dignidade de toda a raça negra”.

Quando Delzuíte foi presa pela primeira vez, sua família alegou que ela sofre de transtornos mentais.

— É por causa do descontrole mental que ela está assim. Quanto mais está sob pressão, mais se descontrola — explicou a mãe dela, de 73 anos, por telefone.

A dentista responde por três processos, todos abertos em 2017. O primeiro, de março, é por difamação, injúria e ameaça; o segundo, de agosto, é apenas por difamação; enquanto o último, de outubro, é por dano, sem especificar, porém, de que tipo.

 

Leia Também:

https://www.geledes.org.br/racismo-disfarcado-de-brincadeira-no-trabalho-tambem-e-crime/

+ sobre o tema

Pedagogia de afirmação indígena: percorrendo o território Mura

O território Mura que percorro com a pedagogia da...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas,...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde...

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 22%...

para lembrar

Polícia reconhece que aborda mais negros, mas nega racismo

Resultado consta em pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco Leiajá,...

Racismo uma chaga que se perpetua

A perversidade do racismo No momento em que o...

Sobre a violação da imagem de pessoas suspeitas de cometerem crimes

Nota da Quilombo Xis-Ação Cultural Comunitária e Asfap/Ba sobre a...
spot_imgspot_img

Ministério Público vai investigar atos de racismo em escola do DF

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) vai investigar atos de racismo registrados durante uma partida de futsal entre alunos de duas...

Polícia Civil de Alagoas prende homem por injúria racial e ameaça

A Polícia Civil, por meio da seção de capturas da Dracco, realizou nesta terça-feira (9), o cumprimento de um mandado de prisão contra um...

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...
-+=