Almanaque D’Elas leva o feminismo para o dia a dia de brasileiras e brasileiros

“Ah! Então, sou feminista” essa é conclusão que a leitora e o leitor terão depois de ler o Almanaque d’Elas. A publicação da Rede Nacional Feminista de Saúde, lançada em 30 de março, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina, ganhou versão eletrônica na última semana. Está disponível em www.redesaude.org.br.

por Paula Guimarães via Guest Post para o Portal Geledés

“Em ciências humanas a gente tem que ter a capacidade de se revoltar com essa desigualdade e opressão dos homens sobre as mulheres” afirmou Eveline Pena da Silva, estudante do Programa de Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas, presente no lançamento do almanaque.

O almanaque traça a trajetória do movimento feminista no mundo, suas personagens e lutas em busca de igualdade. Segundo Clair Castilhos, secretaria executiva da Rede Feminista, o almanaque busca quebrar tabus e conceitos antigos que afastam mulheres e homens do movimento em busca de igualdade. “Ao final da leitura, é bem possível que as pessoas cheguem a essa conclusão: “Ah! então sou feminista!”, afirmou Clair.

A publicação será distribuída para as 8 regionais que formam a Rede Nacional Feminista de Saúde no Brasil. Esse é desdobramento do projeto “Feminismo em Gestão”, promovido pela Rede Feminista, em parceria com a Casa da Mulher Catarina e com o Fundo Elas.

O conteúdo do Almanaque Feminista é semelhante ao de qualquer outro, com textos, tiras, curiosidades, imagens – conteúdo diverso, abordado com leveza e direcionado ao feminismo. “Com uma abordagem mais popular sobre temas relacionados ao feminismo e à questão de gênero, buscamos atingir o maior número de pessoas, de uma de maneira mais informal e objetiva”, explica a secretaria executiva.

“Sou feminista porque não há mais lugar para desigualdades, sejam lá quais forem ou porque forem. Sou feminista porque o poder deve ser pra todas. Sim todas. Todas as pessoas, indiferente de sexo, orientação sexual, identidade de gênero, raça, etnia, cor, idade, capacitação, mobilidade, enfim todas têm o direito de ir e vir por todos os caminhos e não é uma sociedade patronal e paternal que me dirá o contrário”, declarou Gui Cunha Ayres, vice-presidenta da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT).

Antes mesmo de ler o almanaque, o sindicalista e poeta Dinovaldo Gilioli já se declarou feminista. “As mulheres precisam se apropriar mais deste conceito, porque sem querer ainda reproduzem o machismo. Todas as conquistas que as mulheres tiveram se devem à luta do feminismo no mundo. Ainda assim, elas não ocupam o devido espaço na família, no trabalho e na sociedade como um todo. Por isso, o movimento é tão importante”, assinalou.

+ sobre o tema

Mulheres marcham contra o machismo em Paris

Aproximadamente 100 mulheres participaram neste sábado (1º), em Paris,...

Helle Thorning-Schmidt – Berlusconi admira sem dissimular primeira-ministra da Dinamarca

Os meios de comunicação italianos destacam, esta quarta-feira, o...

Mães pela Igualdade – Carta às mães e pais brasileiros

Nós, Mães pela Igualdade, gostaríamos de pedir dois minutos...

Europa: cresce o tráfico de mulheres

Estudo sugere que prostituição forçada avançou 50% em cinco...

para lembrar

TJSP nega 83% dos habeas corpus pedidos para mulheres acusadas de aborto

Nos Habeas Corpus negados, há duas mulheres acusadas pelo...

Amantes de padres católicos pedem fim de celibato em carta aberta

 Em carta a Bento XVI, mulheres defendem que celibato...

Fabrício Boliveira: “O machismo é uma escravidão”

Capa da GQ de setembro ao lado de Emilio...

Projeto de admissão tácita de paternidade, da ex-deputada Iara Bernardi é aprovado pelo Senado

Foi aprovado na quarta-feira 04/08/2010, pelo Plenário do Senado,...
spot_imgspot_img

Medo de gênero afeta de conservadores a feministas, afirma Judith Butler

A primeira coisa que fiz ao ler o novo livro de Judith Butler, "Quem Tem Medo de Gênero?", foi procurar a palavra "fantasma", que aparece 41...

Refletindo sobre a Cidadania em um Estado de Direitos Abusivos

Em um momento em que nos vemos confrontados com atos de violência policial  e  não punição, como nos recentes casos de abuso de poder...

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...
-+=