Internautas pressionam indústria para abandonar termo plus size

Mulheres abraçaram a hashtag em apoio à ideia de Ajay

Uma campanha iniciada na internet tenta pressionar a indústria da moda para abandonar o termo “plus size” – uma distinção que se aplica aos tamanhos maiores de roupa.

A iniciativa partiu da apresentadora de TV australiana Ajay Rochester, que lançou a hashtag #DropThePlus (algo como #AbandoneOPlus, em inglês) após ler uma reportagem com uma “modelo plus size” que vestia roupas de um tamanho considerado normal para mulheres comuns.

“Existe essa separação entre o que é uma modelo real e uma modelo ‘plus size’. E depois existe o resto do mundo!”, disse a apresentadora à BBC Trending, que acompanha as notícias que mais repercutem nas redes sociais.

“Eu olhava para a foto e não conseguia ver ninguém que eu consideraria ‘plus size’. Pensei: meu Deus, se essa mulher é ‘plus size’, o que somos as outras?”

Mulheres nas redes sociais compartilharam a hashtag em apoio à ideia de Rochester.

Quando a apresentadora sofreu abusos por parte de internautas, a campanha ganhou o apoio da modelo ‘plus-size’ Stefania Ferrario, que postou no site de fotos Instagram uma imagem sua em roupas íntimas com os dizeres: “Sou modelo – PONTO”.

“Apenas três tamanhos da escala americana são considerados ‘normais’. As mulheres se sentem aprisionadas nessas categorias e a única forma de sair dessa armadilha é passando fome, porque o corpo delas nunca vai ser naturalmente desse tamanho”, disse Stefania.

Mas outras especialistas acreditam que o termo ‘plus’ pode ser um símbolo de orgulho para mulheres de proporções mais generosas.

Leia tambem:

 

+ sobre o tema

Contra o preconceito e violência, escolas devem debater questões de gênero

A primeira da série de reportagens mostra a importância...

Fundamentalismo não pode impedir políticas para a população trans e travestis

Neste ano, os desafios das defensoras dos direitos da...

Dandara: ficção ou realidade?

Vira e mexe, reacende a polêmica sobre a existência...

para lembrar

Multa para patrão que não registrar doméstico começa a valer hoje

A partir desta quinta-feira (7), os patrões que não...

Canadá autoriza uso do véu islâmico para mulheres policiais

Com a esperança de recrutar mais mulheres muçulmanas, a...

Shonda Rhimes vence prêmio especial do Sindicato dos Produtores dos EUA

"Vou ser totalmente honesta com vocês: eu mereço isto...

Homenagem a Marielle de um coronel da PM do Rio: Os sinos dobram por ti

Robson Rodrigues, um dos mais respeitados coronéis da Polícia...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=