Ao receber prêmio de roteiro adaptado, Spike Lee lembra escravidão e violência contra negros e indígenas nos EUA

O cineasta de ‘Infiltrado na Klan’, pulou no pescoço do apresentador, o ator Samule L. Jackson

no O Globo

 

Spike Lee pula no pescoço do ator Samuel L. Jackson ao aceitar o Oscar de melhor roteiro adaptado por 'Infiltrado na Klan'
Spike Lee pula no pescoço do ator Samuel L. Jackson ao aceitar o Oscar de melhor roteiro adaptado por ‘Infiltrado na Klan’ Foto- VALERIE MACON : AFP

Depois de fazer homenagem a “Faça a coisa certa” (1989) no tapete vermelho, Spike Lee repetiu a dose no palco do Dolby Theatre, em Los Angeles, durante discurso de agradecimento ao Oscar de melhor roteiro adaptado por “Infiltrado na Klan”. É o primeiro Oscar da carreira de Lee por um filme; antes, o diretor só havia recebido uma estatueta honorária, em 2015, pelo conjunto de sua obra.

O cineasta, que ao subir no palco pulou no pescoço do ator Samuel L. Jackson, começou pedindo para não cortarem o microfone, enquanto ele estivesse falando. Depois lembrou a escravidão nos Estados Unidos, e a violência contra negros e povos indígenas, além de lembrar das mulheres de sua família, que “lutaram para sobreviver e me levaram até a universidade”:

– Diante do mundo inteiro, esta noite, eu louvo nossos antepassados que ajudaram a construir este país e [inaudível] hoje junto com o genocídio de seu povo nativo. Se todos nós nos conectarmos com nossos ancestrais, teremos amor, sabedoria, recuperaremos nossa humanidade. Será um momento poderoso. A eleição presidencial de 2020 está chegando. Vamos todos nos mobilizar. Vamos todos estar do lado certo da história. Faça a escolha moral entre amor versus ódio. Vamos “fazer a coisa certa”! Vocês sabiam que eu tinha de dizer isso!

+ sobre o tema

Diretor de Corra! fará série de ficção científica para o YouTube Premium

Weird City será uma antologia com seis capítulos situados em...

Oficina Artesanal de Percussão Afro Brasileiro vai começar dia 27

A Secretaria Municipal da Cultura e Turismo de Itapeva,...

para lembrar

África busca estratégia para parceria mais vantajosa com a China

Chineses anunciam 20 bilhões de dólares em investimentos...

Primeira ópera negra do Brasil, ‘Lídia de Oxum’ terá releitura em Salvador

Escrita há 25 anos por Ildásio Tavares em parceria...

10 Sugestões de artistas afro para sua playlist

10 Sugestões de artistas afro para sua playlist. Se...
spot_imgspot_img
-+=