Apenas 34% dos brasileiros confiam na polícia, diz estudo

por: Gustavo Gantois

Violência e corporativismo são características mal vistas pela população

Apesar dos investimentos em formação, 65% dos moradores de Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal afirmam que a polícia é nada ou pouco confiável. O dado consta do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, lançado nesta quarta-feira (23). A pesquisa foi feita entre abril e junho de 2011.

A desconfiança em relação à polícia atinge todas as classes sociais e perfis, como sexo e escolaridade. Entre as mulheres, no entanto, a polícia tem uma imagem ligeiramente pior: 69% delas não confiam nos agentes. Quanto aos homens, esse índice é de 61%.

Um dado que chama atenção é que a população de baixa e alta escolaridade enxerga a polícia da mesma forma. A diferença se dá, porém, entre os que possuem média escolaridade: 71% dessas pessoas desconfiam da polícia, contra 62% entre os de baixa escolaridade e de 63% entre os de alta.

Os pesquisadores dizem que isso é resultado, em parte, de escândalos de corrupção e das ações policiais violentas, que estão constantemente na imprensa.

Um exemplo disso está no questionário feito aos pesquisados. Quando perguntados se houve alguma notícia sobre a Justiça ou o Judiciário que chamou a atenção, 22% responderam afirmativamente. Das notícias citadas, 44% referiam-se a casos policiais.

Em primeiro lugar ficou o caso do menino Juan Moraes, de 11 anos, morto pela polícia do Rio de Janeiro durante operação na favela Danon, em Nova Iguaçu. Bem depois apareceram os casos envolvendo o ex-goleiro Bruno e o assassinato de Mércia Nakashima, em Guarulhos (SP).

Outro motivo para a desconfiança da população em relação à polícia é que o país não tem dados consolidados sobre violações cometidas pelas forças de segurança. As corregedorias de polícia (militares, civis, rodoviária federal e federal) chegam a registrar casos, mas as informações não são analisadas.

Em São Paulo, cujos dados vão de 1995 a 2006 apenas, as principais denúncias recebidas pela ouvidoria da polícia tratam de infrações disciplinares (13,6%) e homicídios cometidos por policiais (10,5%), seguidos por má qualidade no atendimento (10,4%) e abuso de autoridade (6%).

O anuário, elaborado pela ONG (organização não governamental) Fórum Brasileiro de Segurança Pública em parceria com o Ministério da Justiça, aponta ainda que o Brasil gastou, em 2010, R$ 47,6 bilhões com a área de segurança pública, um valor 4,4% superior ao do ano anterior.

Fonte: R7

+ sobre o tema

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos...

O precário e o próspero nas políticas sociais que alcançam a população negra

Começo a escrever enquanto espero o início do quarto...

Estado Brasileiro implementa políticas raciais há muito tempo

Neste momento, está em tramitação no Senado Federal o...

para lembrar

Parem de nos matar! – Por Jônatas Cordeiro da Silva

Na segunda-feira de carnaval (12/02), Lucas Almeida, estudante de...

Vereadora de Niterói, amiga de Marielle denuncia ameaças

Parlamentar mais votada de Niterói, na Grande Rio, única...
spot_imgspot_img

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Um guia para entender o Holocausto e por que ele é lembrado em 27 de janeiro

O Holocausto foi um período da história na época da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando milhões de judeus foram assassinados por serem quem eram. Os assassinatos foram...

Caso Marielle: mandante da morte de vereadora teria foro privilegiado; entenda

O acordo de delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos contra a vereadora Marielle Franco (PSOL), não ocorreu do dia...
-+=