‘As Bahias e a Cozinha Mineira’ e a discussão de gênero nos espaços públicos

A música é uma grande aliada para discutir padrões, prisões estéticas e política, porém a música pop e seus padrões, discursos bonitos e ações vazias parece estar nos sedando pouco a pouco: aceitamos, acreditamos e deixamos que as coisas sigam como estão. Os interesses de grandes nomes de gravadoras estão alinhados com os discursos de empoderamento enquanto ele vender bem. É tudo uma questão de números.

por Carol Patrocinio no HuffPost

Luis Signorini Novais
Luis Signorini Novais

Na contra-mão desse movimento aparecem artistas que apenas por sua existência já questionam com mais propriedade e afinco qualquer convenção social. É o caso da As Bahias e a Cozinha Mineira. A banda, liderada por Assucena Assucena e Raquel Virgínia, ambas mulheres transgênero, mistura lirismo e questionamento político em suas letras e atitude.

Seu primeiro disco, Mulher, entra na discussão que vem tomando forma já há algum tempo: o que é ser mulher? Ali tem-se a mulher não sexualizada, cheia de sentimentos, desejos e objetivos. A mulher construída, que enxerga seu papel na sociedade e não simplesmente o aceita.

As Bahias e a Cozinha Mineira

A banda tem se apresentado em lugares abertos como praças públicas. E esse simples ato já pode ser visto como revolução. Duas mulheres trans com uma banda, fazendo barulho e chamando atenção, incomodam muita gente. E a intenção talvez seja exatamente esse. “É ótimo que os preconceituosos nos vejam nas praças e estejam lá também”, explica Raquel Virgínia.

Se produzir em ambientes formais não é fácil para as artistas, estar presente em casas de show não é fácil para o público que as segue. As barreiras invisíveis do preconceito – seja racial, de gênero, orientação ou identidade – impedem a movimentação e a discussão do que é necessário: somos todos donos da cidade.

Seguindo a onda crescente de apropriação dos espaços públicos, As Bahias e a Cozinha Mineira questiona apenas por existir. Se Assucena e Raquel simplesmente fossem à padaria já estariam questionando todas as ideias vigentes. Mas elas preferem fazer isso com a arte, que toca lugares que não conseguiríamos sozinhos.

Em um debate sobre gênero e política, Assucena explicou que as travestis são vistas como seres da meia noite e que colocar a cara no sol é uma revolução. Que cada vez mais o Sol e os holofotes estejam virados para mulheres como ela. A revolução, amigos, é trans e negra.

Vale ouvir este vídeo:

As Bahias e a Cozinha Mineira no Vento Festival
10 de Junho às 21h50
Praia do Perequê – Ilhabela, SP
Entrada gratuita.
www.ventofestival.com.br

veja também: 11 artistas brasileiros que estão quebrando todas as regras de gênero 

+ sobre o tema

Hoje na história, 17 de Maio é dia Internacional contra a Homofobia, Lesbofobia e Transfobia

Transviado. Pervertido. Anormal. Doente. Estes termos utilizados contra os...

Feministas indicam desafios para avanço das políticas para as mulheres

Em reunião com a ministra da Secretaria de Políticas...

Justiça manda soltar PMs suspeitos de envolvimento em morte de jovem travesti em SP

O Tribunal de Justiça de São Paulo concedeu nesta...

Graciliana Selestino Wakanã: ‘O que a gente quer é viver bem’

Graciliana Selestino Wakanã, do povo Xucuru Kariri, fala sobre...

para lembrar

Para 65%, mulher de roupa curta merece ser atacada, mostra pesquisa do Ipea

Residentes das regiões Sul e Sudeste e jovens têm...

Denunciadas pelos médicos

Por Ligia Martins de Almeida “De um milhão de abortos...

Feministas distribuem alfinetes para mulheres contra ‘encoxador’ no Metrô

Mensagem 'Não me encoxa que eu não te furo'...

Feminismo e Resistência

Texto da Equipe de Coordenação das Blogueiras Feministas. No Blogueiras...
spot_imgspot_img

Show de Ludmilla no Coachella tem anúncio de Beyoncé e beijo em Brunna Gonçalves; veja como foi

Os fãs de Ludmilla já estavam em polvorosa nas redes sociais quando a artista subiu no palco principal do Coachella, na Califórnia, na tarde deste domingo, acompanhada...

Quem é Linda Martell, citada em “Cowboy Carter”, novo álbum de Beyoncé?

O esperado novo álbum de Beyoncé contém uma música que leva o nome de uma mulher que parece ter sido a inspiração para o projeto. “Act...

Beyoncé revela que Stevie Wonder tocou gaita em uma das faixas de seu novo disco ‘Cowboy Carter’; ouça

Beyoncé revelou que Stevie Wonder tocou gaita em "Jolene", uma das faixas do seu novo disco "Cowboy Carter". A informação foi dada pela própria cantora durante o...
-+=