A história de Asa (pronuncia-se Asha) começa em Lagos, na Nigéria, onde ela encontrou em casa na extensa e eclética coleção de musica de seu pai, clássicos do soul e de tradicionais músicas da Nigéria.
Começando a cantar desde muito nova, Asa foi inspirada pelos sons e mensagens de artistas como Marvin Gaye, Fela Kuti, Bob Marley, e Sunny Ade Ebenezer Obey que serviram como influência quando mais tarde começou a elaborar suas próprias canções.
Foi em Paris que ela encontrou seu estilo e formação musical sendo influenciada por canções de seus contemporâneos musicais como ErikaBadu, D’Angelo, Rafel Saadiq, Lauryn Hill e Angelique Kidjo.
Asa funde pop, R & B, world, funk, soul e reggae, em um álbum de estréia homônimo, onde ela canta em Inglês e iorubá.
Apresentando percussão impecável, Beautiful Imperfection, o álbum tem duas faixas que se destacam: Jailer uma música sobre “a ironia de opressão, aquela que opera na vida cotidiana” e Fire In The Mountain.
Imediatamente ao lançamento do álbum Asa teve o reconhecimento mundial e o começou uma longa turnê, incluindo Europa, América do Norte, África e Japão.
Asa ganhou reconhecimento mundial como uma cantora carismática com uma voz rouca marca, sem medo de enfrentar nenhum tipo de barreiras ou preconceitos.
Tradução do original: Portal Geledés