“Assistem, marcam pessoas negras e vão dormir”, diz Flávia Oliveira, da Globo, sobre jovem negro de bike abordado por PMs

Enviado por / FonteDCM

Pelo Twitter, a jornalista Flávia Oliveira, da Globo, reclamou de pessoas brancas jogarem nas costas de pessoas negras toda a responsabilidade de lutar contra o racismo.

Ela afirma que foi marcada diversas vezes no vídeo de homem negro que foi algemado por policiais enquanto fazia manobras de bicicleta numa praça e questionou:

“Por que quem identifica e se revolta com o racismo estrutural não pode tomar as próprias providências? Por que não marcam as autoridades policiais de Goiás? Por que não viralizam o racismo institucional entre os amigos e conhecidos brancos?”.

A jornalista, dizendo estar “verdadeiramente cansada”, ainda criticou a militância que se limita as redes sociais:

“Assistem a essas cenas traumáticas, marcam pessoas negras e vão dormir”.

Youtuber é abordado e algemado enquanto andava de bicicleta numa praça. Foto: Reprodução/DCM

Leia a fala na íntegra:

É um vídeo abominável sobre como pessoas negras, sobretudo jovens negros, sofrem abordagens policiais. Eu sou uma mulher negra de 51 anos. Conheço essa história.

E esta noite, preciso perguntar por que tanta gente me marcou nesse vídeo. Por que pessoas negras têm de ser sistematicamente confrontadas com episódios de racismo?

Por que quem identifica e se revolta com o racismo estrutural não pode tomar as próprias providências? Por que não marcam as autoridades policiais de Goiás? Por que não viralizam o racismo institucional entre os amigos e conhecidos brancos?

É madrugada de sábado. E eu estou verdadeiramente cansada.

Meu ponto é que as pessoas assistem a essas cenas traumáticas, marcam pessoas negras e vão dormir. Há muita crueldade em despejar toda a responsabilidade do combate ao racismo aos negros. Sempre aos negros. Antirracismo é atitude.

+ sobre o tema

Edital Caminhos destina R$ 450 mil para apoiar 30 lideranças negras das periferias

Com cerca de 56% da população se autodeclarando negra, o...

Registros de intolerância religiosa aumentam 22% no estado de SP

Crescimento é referente ao ano 2019, em comparação a...

Proporção de pretos e pardos entre os pobres chega ao dobro em relação aos brancos, mostra o IBGE

Pesquisa do IBGE divulgada nesta sexta-feira (11) mostra que, em 2021,...

para lembrar

Denúncias de racismo duplicam em quatro anos

Mais de 1.500 denúncias de racismo ou por injúria...

Supremacistas brancos nos EUA deixa ao menos 1 morto e 33 feridos…

Grupos racistas e rivais se enfrentam nas ruas de...
spot_imgspot_img

Não é sobre o Oscar, nem sobre uma corrida de 15km com ótimo pace

Passamos pela premiação do Oscar sem nenhuma menção direta aos incêndios de Los Angeles. Acho que, em momentos difíceis, o público valoriza o escapismo...

Miopia econômica

O avanço da onda antidiversidade e anti-inclusão (coisa que vem sendo especialmente estimulada pelos EUA) começou a surtir efeitos negativos de grande impacto no...

‘Piada’ de ministro do STJ prova como racismo está enraizado no Judiciário

Ontem, o ministro do STJ João Otávio de Noronha, em tom de "piada", proferiu uma fala preconceituosa sobre baianos durante uma sessão de julgamento. A suposta...
-+=