“Ativismo que cola”: jovens vendem tatuagens feministas para o carnaval do DF

Estampas trazem frases como “Meu corpo, minhas regras” e “Não é não”

Por  Marianna Holanda, do Correio Braziliense 

Nos blocos de pré-carnaval em Brasília deste fim de semana, duas garotas passavam com um quadro de tatuagens temporárias e um spray d’água. O objetivo das designers Gabriela Alves e Luciana Lobato com o “ativismo que cola” era vender 14 tipos diferentes de estampas feministas. “No Carnaval, as pessoas bebem e acham normal ficar puxando pelo braço, pelo cabelo, e não é. Álcool não é desculpa para tudo. E no momento em que você coloca uma tatuagem com mão [mostrando o dedo] falando que não é obrigada, de alguma forma, você está coibindo isso”, explica Carolina Ferrare, a produtora e terceira idealizadora.

As tatuagens da Conspiração Libertina trazem frases como “Meu corpo, minhas regras” e “Não é não”. Há também algumas do movimento LGBT, como o unicórnio com a legenda “boy magia”. Elas funcionam como as “tatuagens de cliquete”: deve-se remover o plástico, colocar na o papel sobre a pele e molhar a região.

Não só para épocas de caraval, a loja também produz cartazes, ímãs e adesivos com a mesma proposta. O empreendimento surgiu em setembro do ano passado, quando as garotas procuravam um adesivo do símbolo feminista e não encontravam.

“Senti falta e pensei que outras pessoas pudessem sentir também, então resolvemos arriscar”, lembra Carolina. O carro-chefe da loja são as tatuagens, principalmente a do símbolo feminista com estampa floral.

Público diverso
No começo, as jovens acreditavam que o público seria como elas: jovens feministas. No entanto, elas se surpreenderam com a pluralidade do público que procura os produtos temáticos. “Outro dia, encontrei uma senhora de 70 anos com um adesivo de ‘Não sou obrigada’ na capinha do celular. É muito legal isso”, conta Carolina.

Em breve, a marca lançará uma cartela de tatuagens temporárias para crianças – outro público surpreendente, segundo a empreendedora. Bento, de 6 anos, viu as tatuagens em uma feirinha e logo se interessou. “Não acho que ele tenha plena consciência sobre a mensagem, mas não deixa de ser um gancho para tratar de questões que eu acho importante, de uma forma lúdica”, explica a mãe, Tiana Oliveira.

+ sobre o tema

Mulheres marcham contra o machismo em Paris

Aproximadamente 100 mulheres participaram neste sábado (1º), em Paris,...

Helle Thorning-Schmidt – Berlusconi admira sem dissimular primeira-ministra da Dinamarca

Os meios de comunicação italianos destacam, esta quarta-feira, o...

Mães pela Igualdade – Carta às mães e pais brasileiros

Nós, Mães pela Igualdade, gostaríamos de pedir dois minutos...

Europa: cresce o tráfico de mulheres

Estudo sugere que prostituição forçada avançou 50% em cinco...

para lembrar

TJSP nega 83% dos habeas corpus pedidos para mulheres acusadas de aborto

Nos Habeas Corpus negados, há duas mulheres acusadas pelo...

Amantes de padres católicos pedem fim de celibato em carta aberta

 Em carta a Bento XVI, mulheres defendem que celibato...

Fabrício Boliveira: “O machismo é uma escravidão”

Capa da GQ de setembro ao lado de Emilio...

Projeto de admissão tácita de paternidade, da ex-deputada Iara Bernardi é aprovado pelo Senado

Foi aprovado na quarta-feira 04/08/2010, pelo Plenário do Senado,...
spot_imgspot_img

Milton Nascimento será homenageado pela Portela no carnaval de 2025

A Portela, uma das mais tradicionais escolas de samba do país, vai homenagear o cantor e compositor Milton Nascimento no carnaval de 2025. A...

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Estrela do Carnaval, ex-passista Maria Lata D’Água morre aos 90 anos em Cachoeira Paulista, SP

A ex-passista Maria Mercedes Chaves Roy – a ‘Maria Lata D’Água’ – morreu na noite dessa sexta-feira (23), em Cachoeira Paulista, no interior de São...
-+=