Ativista do Black Lives Matter está em estado crítico após ser baleada na cabeça

A ativista britânica do movimento Black Lives Matter, Sasha Johnson, está em estado crítico depois de ser baleada na cabeça em Londres, disse seu partido político neste domingo (23).

“É com grande tristeza que informamos que nossa Sasha Johnson foi brutalmente atacada e recebeu um tiro na cabeça”, disse o Taking the Initiative Party (TTIP) em um comunicado. “Ela está atualmente em tratamento intensivo e em estado crítico.”

O comunicado diz que o ataque aconteceu “após inúmeras ameaças de morte como resultado de seu ativismo”.

A Polícia Metropolitana de Londres respondeu a relatos de tiros no sudeste de Londres por volta das 3 da manhã, horário local, neste domingo, segundo um comunicado.

A polícia disse que os paramédicos transportaram uma mulher de 27 anos com ferimentos à bala para um hospital no sul de Londres e que o incidente parece ter acontecido perto de uma festa em uma casa em Southwark.

Detetives da polícia de Londres estão conduzindo uma investigação e procurando falar com qualquer pessoa que estava na festa na área de Consort Road, em Londres.

“Uma equipe dedicada de detetives está trabalhando incansavelmente para identificar a pessoa ou pessoas responsáveis por este tiroteio”, disse o inspetor-chefe Jim Tele.

Ele acrescentou que “eles precisam da ajuda do público” e exortou as pessoas a se apresentarem se testemunharam ou ouviram informações sobre o incidente.

Johnson ganhou destaque no ano passado durante os protestos Black Lives Matter, como líder do TTIP, que tem sido chamado de “o primeiro partido político liderado por negros da Grã-Bretanha”.

Ela é mãe de três filhos e também trabalha para entregar alimentos e mantimentos para famílias necessitadas, de acordo com o partido, que a chamou de “uma voz forte e poderosa para nosso povo e nossa comunidade” em seu comunicado deste domingo.

(Esse texto é uma tradução. Para ler o original, em inglês, clique aqui)

+ sobre o tema

Uma Mulher Negra para o Supremo Tribunal Federal (STF) já!

Os debates se tornaram calorosos neste últimos dias em...

Não é sobre Zanin, mas sobre equidade

Ao nomear seu amigo e advogado pessoal para o mais alto...

Casamento infantil deve ser encarado como assunto urgente no Brasil

Nessa última terça-feira, me reuni com a ministra das...

Ellen Oléria e KL Jay se apresentam em festival de arte e cultura negra do Sesc

O feriado de Corpus Christi chega com uma programação...

para lembrar

Manifesto defende manutenção da maioridade penal em 18 anos de idade

Texto com 150 assinaturas de cidadãos e organizações afirma...

Estado que mata, nunca mais!

Nós, instituições e cidadãos da Maré, tornamos público...

Especialistas debatem desmilitarização da Polícia Militar

Após a denúncia de que um manifestante teria...
spot_imgspot_img

Plano contra racismo interrompido por Bolsonaro na ONU é resgatado por Lula

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá resgatar uma proposta que havia sido abandonada por Jair Bolsonaro de defesa do combate...

Na Feira do Livro, Sueli Carneiro escancara racismo que ainda divide o Brasil

"Eu vivo num país racialmente apartado", afirma a filósofa Sueli Carneiro na mesa que fechou, trepidante, o primeiro dia completo da Feira do Livro na praça Charles Miller. "O...

Secretária da Igualdade Racial quer aumentar cota racial em concursos

A socióloga Márcia Lima, secretária nacional de Ações Afirmativas e Combate ao Racismo, afirmou que pretende aumentar a cota para pessoas negras em concursos públicos. Em entrevista...
-+=