Ativista Raull Santiago registra queixa por ameaça, calúnia e injúria racial no Rio após ser vítima de fake news

Enviado por / FonteDo G1

Ele tem sido vítima de postagens que circulam em redes sociais que afirmam que ele era um infiltrado nos atos terroristas praticados por bolsonaristas em Brasília, no dia 8 de janeiro.

O ativista Raull Santiago registrou na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), no Centro do Rio uma queixa por ameaça, calúnia e injúria racial, na manhã desta sexta-feira (13).

Ele tem sido vítima de postagens que circulam em redes sociais que afirmam que era um infiltrado nos atos terroristas praticados por bolsonaristas em Brasília, no dia 8 de janeiro. A informação de que ele seria um infiltrado nos atos terroristas foi desmentida em reportagem do Fato ou Fake.

Após as postagens, Santiago começou a receber ameaças.

Em resposta, Santiago gravou um vídeo em que mostrava fotos com metadados que comprovam que, na hora dos atos antidemocráticos, ele estava no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro.

Em outra reportagem, o Fato ou Fake desmentiu uma mensagem que apresentava Raull Santiago, o fundador do Voz das Comunidades, René Silva, e o presidente da Central Única das Favelas (Cufa), Preto Zezé como líderes de uma facção criminosa em foto com o ministro do STF Alexandre de Moraes.

A foto foi feita durante o jantar após a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e foi publicada no perfil de Raull Santiago em 1º de janeiro de 2023.

De acordo com a lei sancionada esta semana pelo presidente Lula que equipara o crime de injúria racial ao de racismo, que é inafiançável e não prescreve. A pena para o crime é de dois a cinco anos de prisão.

Leia também:

Lula sanciona lei que equipara o crime de injúria racial ao de racismo

Entenda o que muda com a equiparação de injúria racial ao crime de racismo

Mesmo cansada de guerra, democracia resistirá

+ sobre o tema

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos...

O precário e o próspero nas políticas sociais que alcançam a população negra

Começo a escrever enquanto espero o início do quarto...

Estado Brasileiro implementa políticas raciais há muito tempo

Neste momento, está em tramitação no Senado Federal o...

para lembrar

spot_imgspot_img

Ministério Público vai investigar atos de racismo em escola do DF

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) vai investigar atos de racismo registrados durante uma partida de futsal entre alunos de duas...

Polícia Civil de Alagoas prende homem por injúria racial e ameaça

A Polícia Civil, por meio da seção de capturas da Dracco, realizou nesta terça-feira (9), o cumprimento de um mandado de prisão contra um...

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...
-+=