quarta-feira, dezembro 7, 2022
InícioQuestões de GêneroMulher NegraBahia: Olívia Santana é a nova secretária estadual de Mulheres

Bahia: Olívia Santana é a nova secretária estadual de Mulheres

A presidente do PCdoB em Salvador e ex-vereadora da capital, Olívia Santana, foi a indicada pelo Comitê Estadual do Partido e nomeada pelo governador eleito, Rui Costa (PT), para assumir a Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM). Também conhecida como “Negona”, pela firmeza nas atuações, Olívia se tornou um dos principais ícones das lutas pela igualdade – racial, social e de gênero – na Bahia.

Por Erikson Walla Do: Vermelho

Além das lutas no movimento social e na política, Olívia também é conhecida pela história de vida. Filha de uma empregada doméstica e de um marceneiro, foi um dos três sobreviventes dos oito filhos que os pais tiveram, no Alto de Ondina, comunidade carente de Salvador. Começou a trabalhar aos 14 anos, como servente em uma escola particular e, estudando sozinha, conseguiu ser aprovada, mais tarde, no curso de Pedagogia da UFBA.

Na Universidade Federal da Bahia, ingressou no movimento estudantil e se destacou na luta antirracista. Hoje, é secretária nacional de Combate ao Racismo do PCdoB, além de integrar a União de Negros pela Igualdade (Unegro) e a União Brasileira de Mulheres (UBM). Olívia Santana também foi vereadora de Salvador por três mandatos, secretária municipal de Educação e Cultura e subsecretária estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Entre as ações da comunista que ganharam destaque, estão a lei municipal de Combate à Intolerância Religiosa (21 de janeiro), a implantação da Lei 10.639, sobre o ensino da História da África e da Cultura Afro-brasileira nas escolas da capital, bem como a implantação da matrícula informatizada na rede municipal. Olívia também é autora da Medalha Zumbi dos Palmares, que reconhece os defensores da igualdade – ela própria foi agraciada com a honraria, esse ano.

Na subsecretaria da Setre, Olívia contribuiu com a preparação da Copa do Mundo na Bahia e se destacou pelas campanhas contra o racismo nos estádios e de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis, durante a realização do megaevento esportivo.

Leia mais sobre Questões de Gêneros 

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench