Bahia reforça combate ao racismo também no Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial

Esta quinta-feira (21) é o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial. O racismo é crime e precisa ser denunciado. Desde dezembro de 2013, a população baiana conta com o Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela, vinculado à Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), que já registrou 516 casos, sendo 36 somente nos três primeiros meses deste ano.

Por Raul Rodrigues, do  Secom

racismo-imagem- geledés

A secretária da Promoção da Igualdade Racial, Fabya Reis conta que o dia 21 de março é instituído pela Organização de Nações Unidas (ONU) a partir de um massacre ocorrido na África do Sul, quando pessoas negras protestavam contra a Lei do Passe, que demarcava lugares para circulação de pessoas negras e brancas. “Houve nessa data uma ação violenta, portanto esse dia ficou como referência de resistência e de luta contra o racismo em todo o mundo”, explicou.

Segundo a secretária, na Bahia existe o racismo à brasileira justamente pelas características físicas do povo. “O que a gente quer com esse serviço do Centro de Referência Nelson Mandela é justamente fortalecer o combate ao racismo, integrar com a Rede Estadual de Combate ao Racismo. Somente esse ano já são 36 casos registrados, é um número que preocupa, mas também evidencia que os baianos estão procurando o serviço. O que a gente quer é promover a igualdade e atuar na responsabilização dos racistas que ainda insistem externar os seus preconceitos e os seus discursos de ódio”.

O microempresário Silvano Baraúna comenta sobre as manifestações do racismo no cotidiano. “O racismo acontece em todo o Brasil e principalmente aqui na Bahia, onde a maior parte da população é negra. Quando a gente anda atrás de uma pessoa na rua, a pessoa já fica assustada. Às vezes estamos no ponto de ônibus e as pessoas nos olham e colocam a bolsa para frente. É preciso haver a conscientização para isso acabar porque ninguém é melhor do que ninguém, a gente fica constrangido”.

A secretária Fabya informa que, para denunciar basta procurar o centro de referência. “Nós ficamos aqui na Avenida Manoel Dias, em frente à Praça Nossa Senhora da Luz, no prédio do Teatro Jorge Amado. A depender da complexidade, nós podemos ir aos territórios, no interior do estado, com a unidade móvel, e nós podemos ser contactados também pelo telefone (71) 3117-7448”.

A coordenadora do Centro de Referência Nelson Mandela, Nairobi Aguiar, destaca que o primeiro procedimento no órgão é o acolhimento da vítima de racismo. “A pessoa muitas vezes chega aqui extremamente abalada. Para isso nós temos o setor social, o setor psicológico e o setor jurídico. A partir daí nós encaminhamos para os órgãos da rede de combate ao racismo, composto pelos órgãos do sistema de Justiça, governo do estado e sociedade civil e universidades públicas”.

Nairobi ressalta que é importante que a vítima se dirija a uma delegacia e que leve todas as provas possíveis, documentais e testemunhais, e abra uma ocorrência com o maior número de detalhes possível. “Isso deve ser feito porque racismo é crime e o processo ocorre no judiciário com o nosso acompanhamento. O racismo é uma ofensa a toda uma coletividade, a sua cultura a sua história a sua ancestralidade”.

+ sobre o tema

Começa hoje pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia

A primeira parcela do programa Pé-de-Meia, no valor de...

Um país doente de realidade

O Brasil é um país "doente de realidade". A...

para lembrar

Os Ciscos do Brasil e o racismo de todo dia

"A resistência de Renato Freitas nos ensina que, se...

Campanha contra violência política de gênero e raça

A Frente Parlamentar Feminista Antirracista com Participação Popular lança...

Borba Gato: a celebração de um facínora

No último final de semana as redes sociais e...
spot_imgspot_img

Mãe denuncia que filha foi pisoteada e vítima de racismo em escola: “macaca”

Uma mãe de 43 anos de idade registrou um boletim de ocorrência no último dia 11 de março para denunciar ataques racistas feitos contra sua filha em uma...

Lideranças brancas têm responsabilidade na busca pela equidade racial

O Censo 2022 revelou um dado de extrema relevância histórica e simbólica: o total de brasileiros que se autodeclaram pretos cresceu 42,3% na comparação com a edição de...

Quem tem medo de literatura negra brasileira?

Palavrões, palavras de baixo calão e descrição de cenas sexuais. Qual adolescente brasileiro já teve contato com esse tipo de coisa? (Contém ironia) Pois bem,...
-+=