Para o Mês da História Negra – o equivalente nos EUA ao Mês da Consciência Negra no Brasil – a Barbie resolveu homenagear a data criando uma linha de bonecas somente com negros: desde juízes, médicos e influencers, a Mattel apresentou as novas bonecas através da conta oficial da boneca no Instagram.
Por Yuri Ferreira, do Hypeness
É inegável que representatividade importa. Essas bonecas podem parecer simples para muita gente, mas são um símbolo para milhões de pessoas negras que nunca se viram representadas num brinquedo durante a infância.
“Barbie está empenhada em mostrar às meninas que elas podem ser tudo o que quiser. Esse é o Mês da história negra”, afirmou a Mattel na publicação oficial do Instagram. A mensagem clara é um sinal de que o padrão de beleza vem aos poucos sendo quebrado. E muita gente se sentiu incluída nessa história.
A Barbie é a mais famosa e mais consumida linha de bonecas de todo o o mundo. A sua imagem criou a infância de diversas gerações, mas sempre faltou um toquezinho de representatividade para as criações da Mattel. Hoje, adaptada a um novo mundo, a boneca mais famosa do mundo hoje tem outros tons de pele e garante mais representatividade à milhares de crianças ao redor do planeta.
Dá uma olhada nos tweets elogiando a representatividade das bonecas Barbie:
Princesas também tem vitiligo.
Inclusão faz toda diferença! ♥️✊🏾 pic.twitter.com/9oFYXhygmd
— Quebrando o Tabu (@QuebrandoOTabu) December 25, 2019
Esses dias fui numa loja de brinquedos comprar um presente e fiquei muito feliz quando vi que tinha varias barbies gordas, negras, com cabelos diferentes, etc… ❤
— jose with an e (@jose_tome123) January 31, 2020
Vamos enaltecer a beleza das barbies negras tbm que veio com um toque de representatividade e que com certeza adoraria vê-las em um filme, barbie dos anos 2000 e barbie negra = TUDO PRA MIM https://t.co/qCXnboh4CV pic.twitter.com/pe3u0Ubf0b
— Ana Guedes⛓️ (@AnaClara_rg41) January 31, 2020
Confira a publicação oficial da Barbie no Instagram:
Ver essa foto no Instagram
Inspired. Empowered. Inclusive. #Barbie recognizes the power of representation. #BlackHistoryMonth