Berlin e Paris: Manifestações são organizadas na Europa em apoio aos protestos no Brasil

Brasileiros que vivem no exterior e estrangeiros que ficaram indignados com a  ação violenta da polícia farão três manifestações na Europa

Duas manifestações em apoio aos protestos realizados no Brasil, contra o aumento da passagem de ônibus, estão sendo organizadas por meio do Facebook em Paris e Berlim. Os dois eventos estão sendo organizados por brasileiros que vivem no exterior e por estrangeiros que ficaram indignados com a  ação violenta da polícia para conter os manifestantes brasileiros.

Na Alemanha, a passeata será realizada no próximo domingo (16), às 18h de Brasília (13h do horário local). De acordo com a página criada no Facebook para convocar os manifestantes, eles irão tomar as ruas para apoiar os protestos que vem acontecendo no Brasil e porque “o povo de São Paulo, Rio e em algumas outras grandes cidades do Brasil tomou as ruas para lutar por uma melhor qualidade de vida e igualdade no país”, mas foi “massacrado pela polícia com gás lacrimogêneo, balas de borracha e cavalaria, durante a manifestação pacífica”.

 

Matérias relacionadas

 

Já na França, o protesto deverá ser realizado no dia 28 de junho, às 22h de Brasília (17h horário local). Na página do Facebook criada para organizar a manifestação, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, foi criticado porque “parabenizou a polícia por disciplinar os manifestantes” e o prefeito Fernando Haddad porque “se recusa a dialogar”.

“Mesmo que tenhamos um oceano de distância, nós, brasileiros no exterior, queremos demonstrar nossa recusa em aceitar a violência militar contra os protestos democráticos no Brasil. Contra a repressão policial, contra a barbárie dos governantes”, postaram os organizadores do evento.

Em Dublin, na Irlanda, “cartazes, bandeiras e instrumentos musicais” serão levados às ruas também no próximo domingo, a partir das 15h de Brasília (13h horário local), de acordo com a página do evento.

Segundo uma das líderes do Movimento Passe Livre (que organizou os protestos em São Paulo), Luiza Mandetta, “pelo menos 105 feridos durante o confronto, 50 na Paulista e 55 na Consolação”. Durante o quarto dia de protesto, na última quinta-feira (13), polícia deteve 242 pessoas e ao menos 16 profissionais da imprensa que trabalhavam na cobertura das manifestações ficaram feridos.

 


Classe média experimenta o terror que a PM paulista toca na periferia – por Luiz Carlos Azenha

Vídeo mostra policial quebrando o vidro do próprio carro da polícia em SP

Prender manifestantes por formação de quadrilha é AI-5 contra a luta social

Fonte: R7

+ sobre o tema

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo...

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro...

A mulher negra no mercado de trabalho

O universo do trabalho vem sofrendo significativas mudanças no...

para lembrar

A democracia, a surdez e por que (infelizmente) nossos motivos pra lutar ainda são os mesmos

Muitas coisas acontecem em dez anos, inclusive nada. Por EMICIDA, no...

Extermínio tolerado

Waldik Gabriel Chagas, 11 anos, tinha o olhar esperto...

Vidas negras ainda não importam

Na sua essência mais absoluta, o racismo é o...
spot_imgspot_img

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Um guia para entender o Holocausto e por que ele é lembrado em 27 de janeiro

O Holocausto foi um período da história na época da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando milhões de judeus foram assassinados por serem quem eram. Os assassinatos foram...

Caso Marielle: mandante da morte de vereadora teria foro privilegiado; entenda

O acordo de delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos contra a vereadora Marielle Franco (PSOL), não ocorreu do dia...
-+=