Rede Nossa São Paulo: Não à repressão e à violência! Mais transparência sobre os preços das passagens dos transportes!

Desde o dia 6 de junho a cidade de São Paulo tem presenciado manifestações contra o reajuste da tarifa dos transportes. Embora cenas de violência tenham ocorrido em atos anteriores, as registradas no evento desta quinta-feira (13/6) evidenciaram o despreparo e a truculência da Polícia Militar. 

As cenas e os relatos das agressões e prisões de manifestantes e jornalistas deixaram claro que, em diversos momentos, a justificativa de coibir abusos e atos de vandalismo serviu de pretexto para uma repressão violenta e desproporcional. A PM extrapolou. 
 
Em virtude destes lamentáveis fatos, a secretaria executiva da Rede Nossa São Paulo – organização que estimula a participação cidadã, a cultura de paz e o debate democrático – vem a público repudiar o uso da violência e defender o diálogo como forma de encontrar saídas para os problemas da cidade, o que inclui o preço da passagem dos transportes.
 
Neste sentido, defendemos total transparência no processo de formação dos preços do transporte, com a divulgação das planilhas de todos os custos e dos lucros das empresas que atuam no setor. A sociedade tem o direito de saber tais informações, principalmente levando-se em conta que a Prefeitura está realizando neste momento um novo processo de licitação dos serviços de ônibus.
 
Outro ponto importante e que tem impacto na qualidade de vida e na saúde de todos os paulistanos é o tipo de transporte que a cidade pretende incentivar nos próximos anos. Para isto, é fundamental que, juntamente com o debate da revisão do Plano Diretor, seja iniciado o processo de elaboração de um Plano de Mobilidade e Transportes Sustentáveis. Parte da sociedade já compreendeu, por exemplo, a necessidade de priorizar o transporte público no sistema viário e de ampliar a frota de ônibus movida por energias não poluentes.

Tudo o que precisamos é de diálogo e de compromissos com políticas que promovam justiça social e melhor qualidade de vida na cidade, e não do despreparo de autoridades que insistem em recorrer à repressão para ocultarem a própria incompetência histórica em oferecer um transporte público acessível e de boa qualidade à população. 

 

 

Secretaria Executiva da Rede Nossa São Paulo  

+ sobre o tema

Bombril é acusada de racismo por campanha com empregada doméstica negra

Marca afirma que escolha de doméstica para anúncio no...

Racismo: Metalheads saem na porrada contra white-powers na Califórnia

Uma manifestação da Ku Klux Klan em 27 de...

Vítima de racismo em hipermercado pediu afastamento do trabalho por vergonha: ‘Chorei e ainda choro’

Vítima de racismo em hipermercado pediu afastamento do trabalho...

para lembrar

Quem é Marco, o estagiário demitido pelo presidente do STJ

Alvo de momento de fúria do presidente do...

Rapaz negro é acusado de roubar a própria jaqueta e desabafa nas redes

A primeira reação do jovem foi rir, pois ele...

Provas para condenar modelo negra são nulas e questionáveis, dizem advogados

Barbara Quirino apresentou álibi com testemunhas que foi desconsiderado...

Um diálogo entre negritude e loucura

“De mim para mim, tenho certeza que não sou...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=