Biomédica negra denuncia racismo estrutural em hotel de luxo em SP: ‘Duvidaram que eu poderia ser uma doutora’

Enviado por / FontePor Gustavo Honório, do g1

'O racismo não é verbalizado. Foram caras e bocas, julgamentos, expressões faciais'. Em nota publicada nas redes sociais, a Rede Bristol Hotéis disse que 'compreende a gravidade de qualquer ato de discriminação', que está apurando os fatos e irá colaborar com a hóspede e as autoridades.

A biomédica Lih Vitória, de 30 anos, relatou ter sofrido racismo em um hotel de luxo na cidade de Santo André, ABC Paulista, na última quinta-feira (22).

Hospedada a trabalho em uma unidade da Rede Bristol, Lih contou que, ao tentar realizar check-out do hotel pela manhã, foi questionada por diversas vezes sobre os seguintes pontos:

  • A veracidade do e-mail de reserva enviada pela empresa em que ela trabalha;
  • Se realmente ela fazia parte da empresa.

“O racismo não é verbalizado. Foram caras e bocas, julgamentos, expressões faciais o tempo todo. E eu só queria sair. Eu viajo com meus amigos e nunca tive problema, porque estou sempre com uma pessoa branca. Agora, que comecei a andar sozinha, estou sentindo”, contou ela ao g1.

Segundo Lih, a recepcionista só faria a liberação após conseguir contato com a dona da empresa. “Ela entrou em uma sala e saiu acompanhada de mais duas pessoas, que ficaram me observando”, afirmou.

Ela disse que a atendente ainda pediu para conferir o e-mail em seu celular e, mesmo assim, não finalizou o procedimento.

“Me senti mal, não sei explicar, foi muita coisa. Me olharam de cima a baixo, me trataram extremamente mal, doeu muito. Depois, tinha uma menina branca e eles trataram com sorriso no rosto”.

Em nota publicada nas redes sociais, a Rede Bristol disse que “compreende a gravidade de qualquer ato de discriminação”, que está apurando os fatos e que irá colaborar com a hóspede e com as autoridades. (leia a íntegra abaixo)

“Eu sou preta, sou pequena, eles duvidaram que eu poderia ser uma doutora. Eu não aguento mais, não foi a primeira vez, mas ontem me senti extremamente coagida. Eram três pessoas que não me deixavam sair”, contou.

Após a série de questionamentos, Lih disse que deixou a comanda do hotel e saiu do prédio sem finalizar o check-out.

E-mail da empresa com a solicitação de reserva (Foto: Arquivo pessoal)

A biomédica registrou boletim de ocorrência por racismo já na quinta-feira (22) e disse que a advogada da empresa processará o hotel nas esferas criminal e cível.

Trajetória científica

Lih Vitória se especializou em genética e cannabis medicinal (Foto: Arquivo pessoal)

Lih se interessou pela ciência ainda criança, nas aulas de biologia. Depois do ensino médio, estava na dúvida entre Medicina, Engenharia Química e Biomedicina: “Sempre ajudei os professores. Sabia que queria ciência habilitada em genética”.

Escolheu Biomedicina e iniciou no mundo das pesquisas com uma iniciação científica em biologia celular e molecular em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein. Após nove anos de pesquisas na área da genética, um problema de saúde mudou os rumos de sua vida e carreira.

Diagnosticada com neuropatia periférica — doença que afeta os neurônios que formam nervos e periféricos e provoca sintomas como fraqueza e atrofia muscular —, Lih ficou 2 anos sem andar e voltou a ter qualidade de vida após ser tratada com cannabis medicinal. “A maconha me salvou em todos os sentidos”, afirmou.

“Levo ciência para todos os lugares e também trabalho com política. Sou da luta antirracista, antiproibicionista e estou dentro dessa democratização de fato: traduzir a ciência para uma linguagem que todo mundo entenda”.

Atualmente, ela é doutoranda em Cannabis Medicinal pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e diretora de pesquisa e sócia da farmacêutica Medra, onde gerencia a parte de integração canábica da empresa, colocando em contato médicos e pacientes.

Na noite de quarta-feira, a Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou um projeto de lei que garante o fornecimento de medicamentos à base da cannabis no SUS no estado.

O que diz a Rede Bristol de hotéis

Nós, da Rede Bristol Hotéis & Resorts, compreendemos a gravidade de qualquer ato de discriminação, sobretudo racismo. Carregamos, dentre os nossos valores, a empatia — essencial para acolher de forma humana todas as pessoas que venham a se hospedar conosco — a qual também transmitimos e exigimos dos nossos colaboradores.

Depois de tomar conhecimento da acusação de racismo em uma de nossas unidades, estamos apurando todos os fatos internamente e nos colocamos à disposição para colaborar com a hóspede e com as autoridades a esse respeito.

Reforçamos aqui nosso compromisso com a manutenção de um ambiente seguro e acolhedor para todos os nossos clientes e colaboradores e garantimos que tomaremos todas as medidas cabíveis”.

Nota da Rede Bristol sobre a denúncia de racismo (Foto: Reprodução/Instagram)

+ sobre o tema

Caso Marielle: veja quem já foi preso e os movimentos da investigação

Uma operação conjunta da Procuradoria Geral da República, do Ministério...

PF prende Domingos Brazão e Chiquinho Brazão por mandar matar Marielle; delegado Rivaldo Barbosa também é preso

Os irmãos Domingos Brazão e Chiquinho Brazão foram presos neste domingo (24) apontados como...

Governo prevê mais de R$ 665 milhões em ações para jovens negros

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou, nesta...

A Sombra do Sonho de Clarice

O longa-metragem convidado para ser exibido no Lanterna Mágica...

para lembrar

Estamos em maio – por Flávia Oliveira

É o mês da abolição e todo mundo quer...

Beatriz Nascimento

Maria Beatriz Nascimento (1942-1995) é intelectual ativista negra contemporânea...

Convite à Laís Cruz: uma negra jovem feminista

Não é novidade para ninguém que “assumir o próprio...

Piedad Córdoba

Terminei a entrevista (...) perguntando-a sobre os turbantes que...
spot_imgspot_img

Mãe denuncia que filha foi pisoteada e vítima de racismo em escola: “macaca”

Uma mãe de 43 anos de idade registrou um boletim de ocorrência no último dia 11 de março para denunciar ataques racistas feitos contra sua filha em uma...

Lideranças brancas têm responsabilidade na busca pela equidade racial

O Censo 2022 revelou um dado de extrema relevância histórica e simbólica: o total de brasileiros que se autodeclaram pretos cresceu 42,3% na comparação com a edição de...

Quem tem medo de literatura negra brasileira?

Palavrões, palavras de baixo calão e descrição de cenas sexuais. Qual adolescente brasileiro já teve contato com esse tipo de coisa? (Contém ironia) Pois bem,...
-+=