Brasileiros em Paris cancelam manifestação de apoio aos protestos temendo radicalização do movimento

Organizadores não concordam com os novos rumos das mobilizações nacionais

Os brasileiros que vivem em Paris cancelaram a manifestação de apoio ao Brasil programada para o último sábado (22). Em nota divulgada pelo Facebook, os organizadores se justificaram dizendo que não concordam com a radicalização dos discursos dos manifestantes brasileiros.

— Passamos a ver o aumento de discursos reacionários e a proliferação de posturas fascistas tomando as ruas das cidades.

Desde domingo (16) e ao longo de toda a semana passada, mais de 50 manifestações foram organizadas por brasileiros em cidades de todo o mundo, por meio do Facebook.

Somente na terça-feira (18) aconteceram mais de 35 passeatas em apoio aos protestos realizados no Brasil, inicialmente contra o aumento do preço da tarifa nos transportes públicos e, agora, também contra a repressão policial e pela liberdade de manifestação.

Em Paris, as manifestações haviam sido programadas para sábado (22), mas a mudança no discurso dos manifestantes brasileiros levou os organizadores a desistir do evento.

— Sabemos que grande parte das pessoas nas ruas não compactuam com esse comportamento, mas, lamentavelmente, houve consentimento desinformado por certa parte delas.

O grupo citou as manifestações de quinta-feira (20), marcadas pela violência e discursos radiais, em que alguns manifestantes chegaram a pedir pela saída de governantes.

— Temos clareza que em momento nenhum pretendeu-se [nós não pretendemos] fazer dos protestos uma marcha pela deposição de governantes democraticamente eleitos, por mais críticos que sejamos a eles.

 

Anistia Internacional apresenta guia de boas práticas para o policiamento de manifestações públicas

 

 

Fonte: R7

+ sobre o tema

Pedagogia de afirmação indígena: percorrendo o território Mura

O território Mura que percorro com a pedagogia da...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas,...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde...

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 22%...

para lembrar

spot_imgspot_img

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Um guia para entender o Holocausto e por que ele é lembrado em 27 de janeiro

O Holocausto foi um período da história na época da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando milhões de judeus foram assassinados por serem quem eram. Os assassinatos foram...

Caso Marielle: mandante da morte de vereadora teria foro privilegiado; entenda

O acordo de delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos contra a vereadora Marielle Franco (PSOL), não ocorreu do dia...
-+=