Brasileiros em Paris cancelam manifestação de apoio aos protestos temendo radicalização do movimento

Organizadores não concordam com os novos rumos das mobilizações nacionais

Os brasileiros que vivem em Paris cancelaram a manifestação de apoio ao Brasil programada para o último sábado (22). Em nota divulgada pelo Facebook, os organizadores se justificaram dizendo que não concordam com a radicalização dos discursos dos manifestantes brasileiros.

— Passamos a ver o aumento de discursos reacionários e a proliferação de posturas fascistas tomando as ruas das cidades.

Desde domingo (16) e ao longo de toda a semana passada, mais de 50 manifestações foram organizadas por brasileiros em cidades de todo o mundo, por meio do Facebook.

Somente na terça-feira (18) aconteceram mais de 35 passeatas em apoio aos protestos realizados no Brasil, inicialmente contra o aumento do preço da tarifa nos transportes públicos e, agora, também contra a repressão policial e pela liberdade de manifestação.

Em Paris, as manifestações haviam sido programadas para sábado (22), mas a mudança no discurso dos manifestantes brasileiros levou os organizadores a desistir do evento.

— Sabemos que grande parte das pessoas nas ruas não compactuam com esse comportamento, mas, lamentavelmente, houve consentimento desinformado por certa parte delas.

O grupo citou as manifestações de quinta-feira (20), marcadas pela violência e discursos radiais, em que alguns manifestantes chegaram a pedir pela saída de governantes.

— Temos clareza que em momento nenhum pretendeu-se [nós não pretendemos] fazer dos protestos uma marcha pela deposição de governantes democraticamente eleitos, por mais críticos que sejamos a eles.

 

Anistia Internacional apresenta guia de boas práticas para o policiamento de manifestações públicas

 

 

Fonte: R7

+ sobre o tema

Ministério Público Federal quer afastamento do comando da PM de SP

A alegação é de que a situação está fora...

Covardia racista sem limites: A dor da professora Camila frente à barbárie escrita no banheiro

Nessa segunda-feira (06/03), estava tudo organizado, para ser uma...

Imigrantes africanos trabalham como escravos na Itália

Enquanto os italianos e turistas viajam em férias, não...

para lembrar

Cantor potiguar é vítima de racismo em rede social

Racistas utilizam de rede social para promover a intolerância...

E se os computadores aprenderem a ser racistas?

Parece ficção científica, mas isso já está acontecendo. O...
spot_imgspot_img

Protagonismo brasileiro no debate internacional sobre encarceramento feminino

"Lutar pelo desencarceramento, pela redução do sofrimento e pela garantia de direitos de mulheres cis e trans em privação de liberdade." A missão da...

Professora é denunciada por injúria racial após chamar aluno negro de “ladrão”

Um estudante denunciou uma professora da Universidade Univille, em Joinville (SC), por injúria racial após chamar o aluno negro de “ladrão” enquanto ele tirava...

Torcedor do Mallorca é condenado a um ano de prisão por racismo contra o Vinicius Jr.

Um torcedor do time do Mallorca, da Espanha, foi condenado a um ano de prisão pelo Juizado de Instrução Nº 3 de Palma por dois casos de racismo:...
-+=