Brasileiros em Paris cancelam manifestação de apoio aos protestos temendo radicalização do movimento

Organizadores não concordam com os novos rumos das mobilizações nacionais

Os brasileiros que vivem em Paris cancelaram a manifestação de apoio ao Brasil programada para o último sábado (22). Em nota divulgada pelo Facebook, os organizadores se justificaram dizendo que não concordam com a radicalização dos discursos dos manifestantes brasileiros.

— Passamos a ver o aumento de discursos reacionários e a proliferação de posturas fascistas tomando as ruas das cidades.

Desde domingo (16) e ao longo de toda a semana passada, mais de 50 manifestações foram organizadas por brasileiros em cidades de todo o mundo, por meio do Facebook.

Somente na terça-feira (18) aconteceram mais de 35 passeatas em apoio aos protestos realizados no Brasil, inicialmente contra o aumento do preço da tarifa nos transportes públicos e, agora, também contra a repressão policial e pela liberdade de manifestação.

Em Paris, as manifestações haviam sido programadas para sábado (22), mas a mudança no discurso dos manifestantes brasileiros levou os organizadores a desistir do evento.

— Sabemos que grande parte das pessoas nas ruas não compactuam com esse comportamento, mas, lamentavelmente, houve consentimento desinformado por certa parte delas.

O grupo citou as manifestações de quinta-feira (20), marcadas pela violência e discursos radiais, em que alguns manifestantes chegaram a pedir pela saída de governantes.

— Temos clareza que em momento nenhum pretendeu-se [nós não pretendemos] fazer dos protestos uma marcha pela deposição de governantes democraticamente eleitos, por mais críticos que sejamos a eles.

 

Anistia Internacional apresenta guia de boas práticas para o policiamento de manifestações públicas

 

 

Fonte: R7

+ sobre o tema

Aquele que não pode errar

Gosto da arte porque ela tem um poder sobrenatural...

Itália – Uma forma original de protestar

Jogadores do Rioveggio manifestaram-se contra o racismo É,...

Fórum denuncia genocídio de negros brasileiros a conselho da ONU

Consta no relatório da CPI que um jovem negro...

para lembrar

Precisamos falar sobre racismo

O racismo é um dos temas mais urgentes para...

No Complexo do Alemão, Páscoa tem morte sem ressurreição

Por Douglas Belchior Do Negro Belchior Quinta-feira santa. Complexo do...

1ª CONSEG: A Política de Segurança na Pauta Pública

por: Élida Miranda dos Santos     A...
spot_imgspot_img

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45, edição do coletivo Quilombhoje Literatura, publicação organizada com afinco pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. O número 45...

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (24), por 16 votos a 10, o projeto de lei (PL) que prorroga por dez...
-+=