Está no ar a campanha comemorativa pelos 150 anos da Caixa Econômica Federal, em que Machado de Assis é interpretado. O comercial criado pela BorghiErh/Lowe viaja no tempo para mostrar que até os “imortais” foram correntistas da empresa. O problema é que o ator que representa o escritor é branco, sendo que Machado era mulato.
Em poucos dias a polêmica se instaurou. “É lamentável que tenha havido esse deslize numa campanha que vem sendo desenvolvida numa linha educativa e instrutiva que inclusive já retratou fatos históricos desconhecidos da população”, critica a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), em entrevista ao F5 nesta sexta-feira.
A Caixa argumentou. Por meio da assessoria de imprensa, diz que “o banco sempre se notabilizou pela sua atuação pautada nos princípios da responsabilidade social e pelo respeito à diversidade. Portanto, a Caixa sempre busca retratar em suas peças publicitárias toda a diversidade racial que caracteriza o nosso país.”
Apesar do posicionamento, a empresa não informou se fará alguma modificação no filme. O comercial é veiculado em TVs abertas e fechadas, cinemas, e a campanha é composta também por anúncios para revista e jornal.