Carnaval do Rio terá a primeira mulher como mestre de bateria

Ela mede 1,62m e pesa 50kg, mas vira uma gigante quando está à frente dos cem ritmistas da escola de samba Feitiço do Rio. Thaís Rodrigues, de 30 anos, promete roubar a cena no carnaval carioca ao desempenhar uma função historicamente delegada aos homens: a de mestre de bateria.

Por Pedro Zuazo, do Extra 

Thaís Rodrigues é diretora de surdo na Acadêmicos da Rocinha, toca o instrumento na Unidos da Tijuca e comanda a bateria da Feitiço do Rio Foto: Leo Martins / EXTRA

Thaís será empossada neste domingo como mestre da Bateria Feiticeira. A escola, que disputará a Série E do carnaval, vai desfilar no dia 9 de março, na Estrada Intendente Magalhães, em Campinho, na Zona Norte.

Criada em uma família envolvida com o mundo carnavalesco, Thaís passou a frequentar os ensaios da Acadêmicos da Rocinha em 2003. Levada por um tio a um evento da escola de São Conrado, ela pegou um chocalho e acompanhou os ritmistas. O mestre de bateria gostou de sua desenvoltura. Naquele mesmo ano, ela já cruzou a Avenida pela primeira vez tocando um instrumento e nunca mais parou.

Atualmente, a jovem é diretora de surdo na bateria da Rocinha, que disputa a Série A, e toca o surdo de terceira na Unidos da Tijuca, agremiação do Grupo Especial. As duas escolas desfilam na Sapucaí. E a mestre de bateria da Feitiço do Rio garante que viver num universo onde os homens são maioria não é problema, porque ela sempre foi respeitada.

— Muitas meninas se espantam por eu ser a única menina no meio de um montão de homens tocando surdo, mas eu me divirto. Viro uma moleca. Eles brincam comigo e eu com eles. Sempre me respeitaram muito. No início recebi alguns olhares atravessados por tocar um instrumento pesado, mas com o passar do tempo eles me conheceram e aquilo passou — conta a mestre.

A aparência de Thaís engana. Apesar da silhueta fina, ela está acostumada a carregar instrumentos que pesam até 18kg na Avenida, mas ainda há quem duvide.

— Já aconteceu demais. Uma vez, quando ia gravar uma vinheta, fui pegar o surdo e alguém da produção perguntou se aquele era mesmo o meu instrumento. Normalmente acham que as mulheres só tocam chocalho ou tamborim e se espantam comigo. ‘Você, tão esmirradinha, tão magrela, toca o surdo?’. Hoje em dia eu não me incomodo mais. Simplesmente pego o instrumento e mostro o que sei fazer — diz.

Tradicionalmente, as mulheres sempre tiveram destaque à frente de baterias de escolas de samba, mas no posto de rainha ou princesa. Atualmente, já se tornou comum ver mulheres tocando instrumentos nos desfiles, mas ainda é raro encontrá-las comandando os ritmistas. No município de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, Nayara Thomas, de 24 anos, roubou a cena em 2015 ao se tornar mestre de bateria do G.R.E.S Igrejinha. Na capital carioca, a jovem Érica Santos atraiu os holofotes, em 2014, ao comandar a bateria da escola mirim da Unidos de Vila Isabel, a Herdeiros da Vila.

Embora não seja comum encontrar mulheres no posto de mestre de bateria, elas aparecem aos montes entre os ritmistas e até em cargos de diretoria. Uma das ritmistas mais antigas do carnaval carioca, Neide Tamborim, de 56 anos, que desde a década de 1970 toca o instrumento que virou seu sobrenome na Beija-Flor, ficou feliz ao saber que o Rio ganhará uma mestre de bateria.

— Quando comecei a tocar tamborim na Beija-Flor, há 41 anos, praticamente não tinham mulheres na bateria. Havia muito preconceito. Imagina, quatro décadas atrás, uma mulher entrar em um espaço dominado por homens! Hoje, esse quadro está mudando e fico feliz de saber que teremos uma mulher mestre de bateria. Ela já tem uma torcedora — vibra Neide.

+ sobre o tema

A teoria do pinto

Uma das teorias sobre o começo da civilização é...

Edson Cardoso, o Jacaré do É o Tchan, se firma como ator dramático

O baiano, que integra o programa 'Aventuras do Didi',...

Por que a episiotomia arruinou a vida sexual de Bela Gil por um ano?

Em seu canal no YouTube, a apresentadora Bel Gil...

A Verdade Secreta é que a família brasileira não liga para abuso

Faz tempo quero escrever sobre essa nova novela, porque...

para lembrar

Presidente eleito da Costa Rica apresenta gabinete com maioria de mulheres

San José, 26 abr (EFE).- O presidente eleito da...

Mulheres ainda se dividem entre a casa e o trabalho, aponta o IBGE

Mesmo cada vez mais inseridas no mercado de trabalho,...

Gaby Amarantos: Os conservadores têm muito a aprender com a liberdade poética da periferia

A cantora Gaby Amarantos foi consagrada nos últimos dois...

Elas vão juntas: cinco candidatas e um único número na urna

Elas têm trajetórias de vida bem diferentes, algumas nem...
spot_imgspot_img

Vamos a desprincesar! Reflexões sobre o ensino de história à partir da presença de María Remedios del Valle na coleção Antiprincesas

Lançada em 2015 em meio à profusão de movimentos feministas, a coleção de livros infantis Antiprincesas da editora argentina independente Chirimbote se tornou um...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Milton Nascimento será homenageado pela Portela no carnaval de 2025

A Portela, uma das mais tradicionais escolas de samba do país, vai homenagear o cantor e compositor Milton Nascimento no carnaval de 2025. A...
-+=