Carta de apoio à candidatura de Vilma Reis ao posto de Ouvidora Geral da Defensoria Pública do Estado da Bahia

Como “mais-velha” quero me curvar agradecida diante de uma  “mais-nova”, Vilma Reis. Tenho dito que, se as pessoas mais velhas podem oferecer inspiração para a caminhada das mais jovens, a coragem de quem segue abrindo novos caminhos, como Vilma Reis, potencializa os dias  de quem há mais tempo  vem experimentando a luta.

Enviado por Cidinha da Silva para o Portal Geledés

É com um profundo sentimento de crença em Vilma Reis, que eu apoio a candidatura dela ao posto de Ouvidora Geral da Defensoria Pública do Estado da Bahia. Crença que nasce da observação da trajetória de Vilma Reis no âmbito das lutas sociais do povo da Bahia. Aliás, as ações de Vilma reverberam como exemplares para além dos limites do estado baiano e a sua voz militante repercute para além das fronteiras nacionais.

Afirmo que Vilma Reis, Vice-Presidente do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra, vem acumulando experiência, a partir das várias vertentes de luta assumidas por ela. Do Movimento Negro ao Movimento Feminista, particularizando as experiências das mulheres negras, lá está a voz lúcida e crítica dessa militante de toda hora. As demandas das comunidades quilombolas, das comunidades pesqueiras, as lutas de afirmação das identidades religiosas de matrizes africanas, assim como os movimentos afirmativos das identidades LGBT, têm na voz de Vilma Reis comprometimento com suas causas.

É justo ainda ressaltar que  em 2009, a voz de Vilma Reis, como umas das primeiras, denunciava a mortandade de jovens negros em Salvador, questão ainda tão alarmante e vergonhosa para sociedade brasileira. Aliada a sua experiência de militante em diversos grupos sociais destaca também a sua formação acadêmica. Vilma Reis é graduada em sociologia, tem  mestrado em Ciências Sociais e experiência como docente no ensino superior.

Aliando teoria e prática, Vilma Guerreira, com certeza, cumpre todos os requisitos para encarnar a representação da sociedade civil na Ouvidoria Geral da Defensoria Púbica do Estado da Bahia. A ela todo o meu crédito e às instancias responsáveis pela acolhida das representações, pedimos que sejam lúcidos e justos na escolha, pois o nome de Vilma Reis traz a rubrica de vários segmentos  sociais.

 

 

Conceição Evaristo

+ sobre o tema

São Paulo marca ‘beijaço de repúdio’ contra Marco Feliciano

Acusado de homofobia e racismo, deputado é alvo de...

Estandarte de Ouro: duas mulheres acadêmicas passam a integrar júri do prêmio

Professoras em universidades públicas e pesquisadoras de temas ligados...

Assim falou Luiza Bairros

Nascida em 1953, a gaúcha de Porto Alegre Luiza...

Declarações de Feliciano incitam o ódio e a intolerância, diz Ministra dos Direitos Humanos

  A ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência...

para lembrar

Genocídio Brasileiro

Vocês querem saber qual é o estado de espírito,...

Representatividade negra na universidade: uma ferramenta na luta antirracista

Júlia Severo, acadêmica de direito na Unisc, acredita que...

Hoje começa o Seminário Mulheres Negras No Foco: Mídia, representação e Memória

Seminário Mulheres Negras No Foco: Mídia, representação e Memória Para...

Maceió: Movimento negro denuncia ação de policiais à Promotoria de Justiça de Direitos Humanos

Representantes do movimento negro, a professora universitária Franqueline...
spot_imgspot_img

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo da meninade joelho num surrão. Grita ao vento seu nomeComo se quisesse dizerQue mulher tem que...

A mulher negra no mercado de trabalho

O universo do trabalho vem sofrendo significativas mudanças no que tange a sua organização, estrutura produtiva e relações hierárquicas. Essa transição está sob forte...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....
-+=