Carta à Seppir sobre campanha da Caixa Econômica Federal

Enviado por / FontePor Seppir

Carta à Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República sobre campanha dos 150 anos da Caixa Econômica Federal

A Caixa Econômica Federal reafirma a esta secretaria e aos movimentos sociais por ela defendidos o seu compromisso com a responsabilidade social e o respeito à diversidade. Esta instituição sempre estará alinhada com política de igualdade do nosso Governo Federal, regida pela justiça social e oportunidade para todos.

Em suas peças publicitárias, a CAIXA sempre buscou retratar a diversidade que caracteriza o nosso país, como pode ser demonstrado nas campanhas elaboradas em parceria e com o apoio dos movimentos sociais e da própria Seppir.No entanto, a CAIXA pede desculpas por sua última peça publicitária comemorativa aos 150 anos do banco, que teve como personagem o escritor Machado de Assis.

A CAIXA lamenta que a peça não tenha caracterizado o escritor, que era afro-brasileiro, com sua origem racial.A CAIXA informa que suspendeu a veiculação e tomou providencias para anulação do pagamento da campanha, elaborada por agência publicitária contratada pelo banco.

Como ressaltou esta secretaria em sua nota, o episódio acontece exatamente no momento em que estamos, a Seppir e a CAIXA, construindo um termo de cooperação que envolve, entre outros, aspectos relacionados à representação de pessoas negras nas ações de comunicação. Como dito, esta não será a primeira nem a última ação de comunicação da CAIXA no intuito de promover a igualdade.

Desde sua fundação a CAIXA é o banco de TODOS os brasileiros. E este compromisso está pautado em nossas ações e campanhas como:- Produção e veiculação, na semana em que se comemora o Dia da Consciência Negra, de um filme elaborado a partir de um poema do gaúcho Oliveira Silveira, conhecido como ‘poeta da consciência negra’, em novembro de 2009 e novembro de 2010: http://www.youtube.com/watch?v=Sh7HKL6oSGM

Parceria com a Secretaria de Política e Promoção da Igualdade Racial, que prevê divulgação da campanha ‘Igualdade é para valer – 2011’,  Ano Internacional dos Afrodescendentes; – Produção e veiculação do filme ‘Liberdade’, em comemoração aos 150 anos da Caixa, exibido em maio de 2011: : http://www.youtube.com/watch?v=lLLaqm89ygo;

– Patrocínio da Oficina de Ferramentas Afrodescendentes – Edital Artesanato 2011;

– Patrocínio do Espetáculo Orfeu da Conceição – Tragédia Carioca, em 2010;

– Patrocínio do Troféu Raça Negra 2008 e 2010;

Caixa Econômica Federal

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