‘Casa Rosa’ vai acolher mulheres com câncer de mama em Santarém, PA

Ideia visa garantir um local a quem não tem como pagar hospedagem.
Iniciativa é da Associação “Amigos do Peito”; casa abre dia 30 de julho.

Por Adonias Silva, do G1

Com o objetivo de acolher mulheres que estão em tratamento contra o câncer de mama, a Associação “Amigos do Peito” deve inaugurar no dia 30 de julho a “Casa Rosa” – espaço preparado para receber, principalmente, mulheres que vem de outros municípios fazer tratamento em Santarém, no oeste do Pará, e que não tem condições de pagar hospedagem ou mesmo ficar em casa de parentes ou conhecidos.

A casa pintada de amor fica localizada na Alameda 5, entre a rua Hortência e Verbena, no bairro Jardim Santarém. O projeto de solidariedade conta com o apoio de mais de 50 voluntários e ainda instituições parceiras. A ideia visa garantir um espaço mais aconchegante para as mulheres.

A presidente e voluntária da Associação “Amigos do Peito”, Leíria Rodrigues, destaca a necessidade de um local para acolher as pacientes. Ela, que já lutou contra o câncer de mama, agora resolveu estender a mão a quem precisa. “São mulheres que muitas vezes vem do interior, ficam nas embarcações, trazem suas bagagens para o hospital. A gente que já vivenciou isso na pele sabe muito bem que é fundamental esse apoio”, relata.

Leíria conta ainda que além do apoio emocional necessáriospara reabilitação dos pacientes que lutam contra o câncer, o apoio logístico também é um forte aliado durante o tratamento, que muitas vezes acaba sendo desgastante. “Imagina uma mulher vindo do interior que tem que passar praticamente um mês às vezes na cidade e não tem onde ficar, não tem parente, por isso a ideia da Casa Rosa”, afirma.

A casa está sendo toda mobiliada. Móveis, armários, camas e até a pintura está ganhando um toque especial para receber as mulheres. Tudo é adquirido por meio de doações. Outra voluntária da “Casa Rosa” é a dona Edna Assunção, que não mede esforços para contribuir. “Não tem como a gente fazer se não viermos para cá e fizer parte dessa equipe. Estamos ajudando para contribuir com o nosso grupo”, afirma.

Serviço
A “Casa Rosa” fica localizada na Alameda 5, entre a rua Hortência e Verbena, no bairro Jardim Santarém.

+ sobre o tema

Empresa obriga diretora a contratar mulheres com seios grandes

Presidente de empresa pedia contratação apenas de mulheres jovens...

Minha esposa não trabalha

“Conversa entre um marido e um psicólogo: Do Muito Bom –...

para lembrar

O encarceramento das mulheres negras em debate

No dia 28 de setembro, sexta-feira, das 9 às...

“Minha mãe entendeu que somos iguais, diferentes apenas no quarto”, conta rapper

Negra, lésbica, filha de mãe loira, com sobrenome alemão,...

Renda das mulheres é 42,7% menor que a dos homens, diz Pnud

Apesar de as mulheres apresentarem melhor desempenho na educação...
spot_imgspot_img

O que está em jogo com projeto que torna homicídio aborto após 22 semanas de gestação

Um projeto de lei assinado por 32 deputados pretende equiparar qualquer aborto realizado no Brasil após 22 semanas de gestação ao crime de homicídio. A regra valeria inclusive para os...

Justiça brasileira não contabiliza casos de homotransfobia, cinco anos após criminalização

O STF (Supremo Tribunal Federal) criminalizou a homotransfobia há cinco anos, enquadrando o delito na lei do racismo —com pena de 2 a 5 anos de reclusão— até que...

Maria da Conceição Tavares: quem foi a economista e professora que morreu aos 94 anos

Uma das mais importantes economistas do Brasil, Maria da Conceição Tavares morreu aos 94 anos, neste sábado (8), em Nova Friburgo, na região serrana do Rio...
-+=