‘Casa Rosa’ vai acolher mulheres com câncer de mama em Santarém, PA

Ideia visa garantir um local a quem não tem como pagar hospedagem.
Iniciativa é da Associação “Amigos do Peito”; casa abre dia 30 de julho.

Por Adonias Silva, do G1

Com o objetivo de acolher mulheres que estão em tratamento contra o câncer de mama, a Associação “Amigos do Peito” deve inaugurar no dia 30 de julho a “Casa Rosa” – espaço preparado para receber, principalmente, mulheres que vem de outros municípios fazer tratamento em Santarém, no oeste do Pará, e que não tem condições de pagar hospedagem ou mesmo ficar em casa de parentes ou conhecidos.

A casa pintada de amor fica localizada na Alameda 5, entre a rua Hortência e Verbena, no bairro Jardim Santarém. O projeto de solidariedade conta com o apoio de mais de 50 voluntários e ainda instituições parceiras. A ideia visa garantir um espaço mais aconchegante para as mulheres.

A presidente e voluntária da Associação “Amigos do Peito”, Leíria Rodrigues, destaca a necessidade de um local para acolher as pacientes. Ela, que já lutou contra o câncer de mama, agora resolveu estender a mão a quem precisa. “São mulheres que muitas vezes vem do interior, ficam nas embarcações, trazem suas bagagens para o hospital. A gente que já vivenciou isso na pele sabe muito bem que é fundamental esse apoio”, relata.

Leíria conta ainda que além do apoio emocional necessáriospara reabilitação dos pacientes que lutam contra o câncer, o apoio logístico também é um forte aliado durante o tratamento, que muitas vezes acaba sendo desgastante. “Imagina uma mulher vindo do interior que tem que passar praticamente um mês às vezes na cidade e não tem onde ficar, não tem parente, por isso a ideia da Casa Rosa”, afirma.

A casa está sendo toda mobiliada. Móveis, armários, camas e até a pintura está ganhando um toque especial para receber as mulheres. Tudo é adquirido por meio de doações. Outra voluntária da “Casa Rosa” é a dona Edna Assunção, que não mede esforços para contribuir. “Não tem como a gente fazer se não viermos para cá e fizer parte dessa equipe. Estamos ajudando para contribuir com o nosso grupo”, afirma.

Serviço
A “Casa Rosa” fica localizada na Alameda 5, entre a rua Hortência e Verbena, no bairro Jardim Santarém.

+ sobre o tema

Livro fala sobre papel de mulheres negras nas produções de hip hop e funk em BH

“O nosso feminismo se inspira nas guerreiras africanas. Mães,...

Jornal italiano publica HQ sobre Marielle Franco

No último dia 30 de março, o jornal italiano Il...

Ana Maria, de 84 anos: A multiartista da Maré

Uma das personagens da edição 19 da revista multimídia...

para lembrar

‘Partidos precisam ouvir movimentos sociais’, diz filósofa Djamila Ribeiro; leia entrevista

Mestre em filosofia faz palestra gratuita em Brasília nesta...

Morte de Frida Kahlo completa 60 anos

Figura da pintora se transformou em um dos ícones...

Serena Williams é a única atleta na lista das mais poderosas da Forbes

A tenista norte-americana Serena Williams figura na 79ª colocação...
spot_imgspot_img

Mulheres entregam recomendações para cúpula do G20

O grupo de engajamento de mulheres do G20, o chamado W20, entregou nesta terça-feira (1º) um comunicado com recomendações para a reunião de cúpula...

Morre Iara Deodoro, bailarina e referência da dança afro-gaúcha

A comunidade negra gaúcha está de luto. Morreu nessa sexta-feira (28) a bailarina, coreógrafa e ativista Iara Deodoro, 68 anos, referência da dança afro-gaúcha...

Serena Williams sobre maternidade: “Algumas mulheres têm um bebê e, em uma semana, precisam estar no trabalho ou são demitidas”

Cerca de dois anos após se aposentar do tênis profissional, Serena Williams refletiu sobre conciliar a maternidade com sua carreira. Em entrevista à Glamour dos...
-+=