‘Casa Rosa’ vai acolher mulheres com câncer de mama em Santarém, PA

Ideia visa garantir um local a quem não tem como pagar hospedagem.
Iniciativa é da Associação “Amigos do Peito”; casa abre dia 30 de julho.

Por Adonias Silva, do G1

Com o objetivo de acolher mulheres que estão em tratamento contra o câncer de mama, a Associação “Amigos do Peito” deve inaugurar no dia 30 de julho a “Casa Rosa” – espaço preparado para receber, principalmente, mulheres que vem de outros municípios fazer tratamento em Santarém, no oeste do Pará, e que não tem condições de pagar hospedagem ou mesmo ficar em casa de parentes ou conhecidos.

A casa pintada de amor fica localizada na Alameda 5, entre a rua Hortência e Verbena, no bairro Jardim Santarém. O projeto de solidariedade conta com o apoio de mais de 50 voluntários e ainda instituições parceiras. A ideia visa garantir um espaço mais aconchegante para as mulheres.

A presidente e voluntária da Associação “Amigos do Peito”, Leíria Rodrigues, destaca a necessidade de um local para acolher as pacientes. Ela, que já lutou contra o câncer de mama, agora resolveu estender a mão a quem precisa. “São mulheres que muitas vezes vem do interior, ficam nas embarcações, trazem suas bagagens para o hospital. A gente que já vivenciou isso na pele sabe muito bem que é fundamental esse apoio”, relata.

Leíria conta ainda que além do apoio emocional necessáriospara reabilitação dos pacientes que lutam contra o câncer, o apoio logístico também é um forte aliado durante o tratamento, que muitas vezes acaba sendo desgastante. “Imagina uma mulher vindo do interior que tem que passar praticamente um mês às vezes na cidade e não tem onde ficar, não tem parente, por isso a ideia da Casa Rosa”, afirma.

A casa está sendo toda mobiliada. Móveis, armários, camas e até a pintura está ganhando um toque especial para receber as mulheres. Tudo é adquirido por meio de doações. Outra voluntária da “Casa Rosa” é a dona Edna Assunção, que não mede esforços para contribuir. “Não tem como a gente fazer se não viermos para cá e fizer parte dessa equipe. Estamos ajudando para contribuir com o nosso grupo”, afirma.

Serviço
A “Casa Rosa” fica localizada na Alameda 5, entre a rua Hortência e Verbena, no bairro Jardim Santarém.

+ sobre o tema

Falta de higiene bucal pode afetar fertilidade feminina

Mulheres com problemas bucais demoram dois meses a mais...

Nota de preocupação e repúdio

Carta Aberta à Drª Gilda Carvalho Ministério Público Federal NOTA DE...

Lei dos 60 dias passa a valer a partir do exame de diagnóstico de câncer

por Aline Leal O Ministério da Saúde publicou esta semana portaria...

Dia de Luta pela Saúde da Mulher e de Redução da Morte Materna

A deputada Inês Pandeló, Presidente da Comissão de Defesa...

para lembrar

Suécia ‘obriga’ homens a serem ‘do lar’ por três meses após nascimento de filhos

Em muitos países, a ideia da licença-paternidade ainda não...

“Por que os machos andam se sentindo tão ameaçados?”

O que acontece quando um dos maiores portais de...

Paternidades, gênero e a democracia constitucional

O triunfo de uma “revolução paternal”, tomando de empréstimo...
spot_imgspot_img

Tempo para início de tratamento de câncer de mama é 3 vezes maior que o previsto em legislação

O tempo médio para o início do tratamento de câncer de mama no SUS (Sistema Único de Saúde) é quase o triplo do período previsto pela Lei...

Seminário promove debate sobre questões estruturais da população de rua em São Paulo, como moradia, trabalho e saúde

A Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos D. Paulo Evaristo Arns – Comissão Arns...

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...
-+=