Chamar pelo nome

Não é aceitável tratar como fake news ou marketing político a estratégia espúria de atrair votos via perseguição religiosa ou sacralização de candidaturas

Quatro décadas atrás, quando comecei a percorrer grandes distâncias da cidade de ônibus, faria diferença saber que importunação sexual batizava o constrangimento a que meninas e mulheres eram submetidas silenciosamente no transporte público. Seria encorajador nominar como assédio sexual as cantadas indesejáveis nos ambientes acadêmicos e corporativos. E libertador tratar como estupradores os que sequestravam infâncias e adolescências com abusos cometidos em igreja, escola, família, vizinhança. Ou apontar o racismo de quem não perdia a chance de chamar de macacos pessoas negras de todas as idades, dolosamente desumanizando-as. São todos termos ora enquadrados como crimes para coibir violações de direitos, ainda persistentes.

Um mês atrás, os pesquisadores Helena Salgueiro Lermen e Martinho Braga Batista e Silva, do Instituto de Medicina Social da Uerj, e Adriana Kelly Santos, do Instituto Oswaldo Cruz, publicaram artigo sobre a dimensão política de expressões usadas para identificar indivíduos em confinamento e instituições que os abrigam. Substituir a palavra lepra por hanseníase ajudou a reduzir o estigma da doença. Trocar superlotação por superencarceramento guarda a intenção de, em vez de construir novas unidades para receber mais detentos, reduzir a aplicação de penas de privação da liberdade ou oferecer sanções alternativas. “Materiais educativos podem colaborar para que mudanças na terminologia governamental sejam incorporadas pelo público leigo. Essas mudanças podem legitimar discursos e procedimentos médico-sanitários, como também jurídico-penais”, defende o estudo.

Há algum tempo, Brasil e mundo debatem o uso da linguagem neutra para incluir pessoas e grupos, caso de não binários intersexo, que não se veem representados pelos gêneros feminino e masculino. Em vez de ela e ele, elu; de amiga e amigo, amigue; de todas e todos, todes. Ainda que não tenha sido incorporado formalmente pela norma- padrão da língua portuguesa, o gênero neutro sinaliza, nas relações pessoais, sociais, institucionais, o respeito à identidade e o enfrentamento à exclusão. Desde 2018, pessoas transgênero, travestis e transexuais podem incluir o nome social no título de eleitor. O Tribunal Superior Eleitoral informou que, no pleito deste ano, 37.646 brasileiros e brasileiras se habilitaram a votar com nome social. Entre os 28 mil candidatos, 34 exibirão nas urnas identificação diferente dos registros de nascimento.

Chamar pelo nome importa, porque empodera, coíbe violações, promove respeito. Por isso não é aceitável tratar como fake news ou marketing político a estratégia espúria de atrair votos via perseguição religiosa ou sacralização de candidaturas. Distribuir em rede social conteúdo que demoniza cultos e rituais afro-brasileiros, como fizeram a vereadora Sonaira Fernandes (Republicanos-SP) e a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, é intolerância religiosa. E, com viés racista, uma vez que ratifica a perseguição às tradições legadas por ancestrais africanos a seus descendentes. Está certa a candomblecista Jairã Andrade dos Santos, que apresentou queixa-crime pela divulgação depreciativa do vídeo em que aparece dando no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva um banho de pipoca, ritual de Obaluaê, orixá da doença e da cura.

Fazer da disputa presidencial guerra santa ou luta do bem contra o mal é mentira deslavada. Os adversários de Jair Bolsonaro não são demônios, o presidente não é a encarnação do bem. Não há bondade na indiferença a 682 mil mortes por Covid-19, quando boa parte desses brasileiros e brasileiras estaria viva se não houvesse sabotagem oficial ao isolamento, às máscaras, às vacinas. Não existe bondade no líder máximo de um país em que um litro de leite custar mais do que um de gasolina. Falta bondade a quem ignora 33 milhões de famintos, minimiza recorde de desmatamento na Amazônia, nega território aos povos tradicionais, autoriza (tácita ou explicitamente) crimes de ódio, violência política, ataques à democracia e ao sistema eleitoral.

O presidente da República também não é a materialização do mal. É um líder inapto e autoritário, cercado de aduladores oportunistas, que tenta permanecer no poder. Não é escolhido de Deus, como tampouco são seus concorrentes. É somente um candidato à reeleição reprovado por 57% do eleitorado, como aponta pesquisa Ipec. Alguém que, para 54% dos ouvidos na aferição da Genial/Quaest, não merece uma segunda chance de governar o país. E o homem em quem 51% dos entrevistados pelo Datafolha não votariam de jeito nenhum.

+ sobre o tema

Pedagogia de afirmação indígena: percorrendo o território Mura

O território Mura que percorro com a pedagogia da...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas,...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde...

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 22%...

para lembrar

O boteco político e o sujeito que goza na sua ignorância primária como mecanismo de defesa

O recente debate político nas redes sociais, e fora...

Número de mulheres na Assembleia de SP passa de 11 para 18; pretos são 5 de 94

Um terço dos deputados é milionário. Em 2014, apenas...

Precisamos de mais mulheres negras na politica!

Estamos diante de mais uma eleição só que agora...

Primeira vereadora trans de Niterói deixa o país após ser alvo de ameaças

A vereadora Benny Briolly (PSOL), primeira parlamentar trans eleita...
spot_imgspot_img

O precário e o próspero nas políticas sociais que alcançam a população negra

Começo a escrever enquanto espero o início do quarto e último painel da terceira sessão do Fórum Permanente de Pessoas Afrodescendentes, nesta semana na...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

Com a conivência do Estado

Enfim, foi da nefasta aliança entre crime, polícia e política no Rio de Janeiro, tão antiga quanto conhecida, que brotaram mandantes e, ao menos,...
-+=