Cidade de São Paulo terá, a partir deste ano, a Marcha dos Orixás

A partir deste ano, a cidade de São Paulo ganhará um novo e importante evento que fará parte do seu Calendário Oficial. Trata-se da Marcha dos Orixás, uma celebração com o objetivo de homenagear anualmente as divindades das religiões de matriz-africanas, aprovada pela Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Quito Formiga.

A data oficial escolhida foi 15 de novembro, o Dia Nacional da Umbanda e do Umbandista. Porém por conta da pandemia de Covid-19 (coronavírus), que adiou o primeiro turno das eleições municipais para este dia, a celebração será no formato de Festival Marcha dos Orixás.

Artistas Convidados – O evento foi gravado no dia 08 de novembro ao longo de cerca de cinco horas, direto da casa de espetáculos Nitro Night, reunindo artistas adeptos da religião e respeitando os protocolos de segurança sanitária.

Participam do Festival Marcha dos Orixás o grupo Aláfia (ao lado do lendário DJ KL Jay, dos Racionais Mc’s, num show especialmente criado para celebrar a umbanda), o Grupo Vou pro Sereno, as cantoras e compositoras Carla Ponsi e Larissa Luz, os DJ’s DanDan (parceiro do cantor Criolo) e Eduardo Brechó (também integrante do Aláfia), além do cantor e compositor Toninho Geraes.

A transmissão ocorrerá nos dias 19, 20 e 21/11 pelos canais oficiais da Marcha dos Orixás no Facebook, Instagram e YouTube (links abaixo) integrando, desta maneira, as celebrações pelo Dia da Consciência Negra e reforçando o caráter diverso e a vocação plural da capital paulista. A programação completa segue abaixo.

Momento histórico – Para os artistas convidados, participar deste evento é de suma importância para o fortalecimento das religiões de matriz-africana, que tanto sofrem com os males causados pela intolerância religiosa.

“São Paulo é um polo importante da africanidade brasileira. A cidade tem inúmeras Casas de Santo, muitos filhos de Santo, com forte representatividade das religiões de matriz-afriacanas”, comenta o DJ Eduardo Brechó, integrante da Aláfia. “Temos muito orgulho de fazer parte deste festival e entendemos que o Aláfia tem tudo a ver com a proposta. Somos da capital, formamos o grupo num terreiro de candomblé e temos em nossa música um viés urbano partido dos orixás”, completa.

Já o DJ DanDan ressalta que “a marcha é mais um passo importante no fortalecimento das religiões de matriz-africanas. Sabemos o quanto nos fere o racismo estrutural pesado, que nos ‘demonizou’ ao longo dos anos. Minha avó era iabassê, preparava as comidas de santo e desde criança eu a acompanhava, aprendendo muito com ela. Fazer parte desse momento histórico é maravilhoso, mágico e ancestral.

PROGRAMAÇÃO FESTIVAL MARCHA DOS ORIXÁS

Datas das Transmissões
Dia 19 de novembro, quinta-feira
Horário: das 18h às 21h
Apresentação 1 – Vou pro Sereno
Apresentação 2 – Eduardo Brechó
Apresentação 3 – DJ DanDan

Dia 20 de novembro, sexta-feira
Horário: das 18h às 21h
Apresentação 1 – Larissa Luz
Apresentação 2 – Aláfia e KL Jay

Dia 21 de novembro, sábado
Horário: das 18h às 21h
Apresentação 1 – Toninho Geraes
Apresentação 2 – Carla Ponsi

Links para transmissão:
Facebook: www.facebook.com/festivalmarchadosorixas/
Instagran: www.instagram.com/festivalmarchadosorixas/
Youtube: www.youtube.com/channel/UC3g8CBsrgHmOxaLol1rai5g/featured

INFORMAÇÕES À IMPRENSA
Sylvio Novelli – Assessoria em Comunicação
Com Sylvio Novelli e Fausto Cabral
11 3806-1636
[email protected] (cel: 11 9 9231-3211)
[email protected]  (cel: 11 9 9855-8144)

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE. 

+ sobre o tema

para lembrar

Geledés discute racismo religioso na ONU

Geledés – Instituto da Mulher Negra segue com sua...

A demolição de um templo de candomblé em Brasília e a liberdade religiosa.

Mais uma vez, os adeptos das religiões de matrizes...

Mãe Menininha: O que a maior mãe de santo fez contra o racismo religioso

Em um 10 de fevereiro como hoje, só que...
spot_imgspot_img

Geledés discute racismo religioso na ONU

Geledés – Instituto da Mulher Negra segue com sua agenda nas Nações Unidas neste ano. Neste dia 8 de março, o instituto realiza na...

Na mira do ódio

A explosão dos casos de racismo religioso é mais um exemplo do quanto nossos mecanismos legais carecem de efetividade e de como é difícil nutrir valores...

Intolerância religiosa representa um terço dos processos de racismo

A intolerância religiosa representa um terço (33%) dos processos por racismo em tramitação nos tribunais brasileiros, segundo levantamento da startup JusRacial. A organização identificou...
-+=