Cineasta africano Idrissa Ouedraogo morre aos 64 anos

Idrissa Ouedraogo teve reconheciemento internacaional

Do Correio Braziliense

Idrissa Ouedraogo era considerado o maior cineasta de Burkina Faso (foto: AFP / Bertrand GUAY)

Nascido em Burkina Faso, o cineasta Idrissa Ouedraogo morreu aos 64 anos. Ele foi um dos grandes nomes do cinema africano e ficou conhecido internacionalmente.

A morte foi uma consequência de uma doença contraída por ele, segundo foi afirmado pela União de Cineastas de Burkina Faso.

Tamanha era a sua importância no país que o próprio presidente de Burkina Faso, Roch Marc Christian Kabore, divulgou um comunicado, no qual enviava condolências à família do cieneasta e à comunidade cinematrografica. “A África perde um dos seus melhores embaixadores no domínio da cultura “, diz a mensagem.

Sobre a carreira de Idrissa Ouedraogo

Idrissa Ouedraogo estudou na universidade pariense Sorbonne e lá se graduou no Instituto de Altos Estudos Cinematográficos. Porém, antes mesmo do conhecimento acadêmico, o cieneasta já havia lançado o primeiro curta-metragem Poko (1981), que foi considerado o melhor da categoria no Festival Panafricano de Cinema e de Televisão de Uagadugu, a maior premiação do continente africano.

 

O primeiro longa-metragem de Idrissa Ouedraogo, Yam daabo (A escolha) foi lançado em 1987. Em 1990, recebeu o Grande Prêmio do Júri em Cannes, por Tilai (1990). O drama se passa no período pré-colonial africano e mostra o retorno de Saga (Rasmané Ouedraogo) ao vilarejo em que cresceu. Ao chegar lá descobre que seu pai está casado com o amor de sua vida Nogma (Ina Cissé), porém o jovem ainda está apaixonado por ela e ela por ele.

 

Não foi só o cinema que esteve presente na vida de Idrissa Ouedraogo. Ele se aventurou no teatro com a peça A tragédia do rei Christophe. Além disso, foi criador da Associação de Autores, Realizadores e Produtores Africanos de Cinema.

+ sobre o tema

Argélia anula dívida de 12 países africanos

A medida do governo argelino beneficia o Benin,...

Noruega elogia trabalho de Cuba no Haiti: ‘maravilhoso’

Noruega classifica como maravilhoso o trabalho de Cuba no...

Embaixadores africanos visitam Fortaleza em outubro

Representantes africanos visitarão Instituto Brasil África para fomentar...

Hoje na História, 11 de novembro, Angola comemora 38 anos de independência

Luanda – A República de Angola assinala hoje, segunda-feira,...

para lembrar

Tempo de Pitanga: Diferenças entre Cinema de Ancestralidade e Cinema de Herdeiros

Pitanga é uma palavra de origem tupi-guarani que significa...

Filme “Mudança” junta Welket Bungué e Joacine Katar Moreira

A deputada Joacine Katar Moreira é um dos rostos que se...

Gato Mídia abre inscrições para Laboratório Afrofuturista de narrativas cinematográficas

Os pretinhes irão se a(r)mar em direção à desconstrução...
spot_imgspot_img

Com 10 exibições que abordam a luta antirracista, Mostra do Cinema Negro tem sessões a partir de 4 de abril em Presidente Prudente

O Serviço Social da Indústria (Sesi-SP) promove, entre os dias 4 de abril e 23 de maio, uma programação com dez filmes que celebram o cinema...

A Sombra do Sonho de Clarice

O longa-metragem convidado para ser exibido no Lanterna Mágica no dia 21 de março foi O Sonho de Clarice, de Fernando Gutierrez e Guto...

Quando  Orí Protagoniza Uma Sessão de Animação

Um dos destaques da programação da sexta edição do Lanterna Mágica, festival de cinema de animação que acontece entre os dias 19 e 24...
-+=