Comoção na África do Sul por estupro e assassinato de adolescente

O recente estupro colectivo e a atroz mutilação de uma adolescente que faleceu no sábado pouco depois da agressão sofrida em uma pequena localidade sul-africana desencadeou quinta-feira uma onda de protestos neste país onde incidentes
sórdidos são comuns.

Anene Booysen, de 17 anos, foi abandonada estripada em Bredasdorp (sudeste) no sábado passado, e faleceu depois de chegar ao hospital.

Segundo todos os indícios, foi estuprada por um grupo de homens.

Quinta-feira, a polícia informou que a investigação ainda está em andamento. A vítima pôde ver um de seus agressores antes de falecer. Dois suspeitos foram detidos.

“Primeiro a estupraram, depois arrancaram suas tripas até as pernas. Quebraram as duas pernas e todo o seu interior (…) estava fora, seus intestinos, seus pulmões, tudo”, declarou à AFP Pauline Harmse, a tia da adolescente, reproduzindo as palavras de sua cunhada, a mãe da vítima.

Um dos supostos agressores era um amigo da jovem e conhecido da família, disse.

Segundo uma jornalista da rádio pública SAfm, que falou com a mãe de Anene Booysen, a jovem estava tão mutilada que não a teria reconhecido sem seus sapatos.

“Quebraram todos os seus dedos, quebraram suas pernas, cortaram o estômago, era possível ver seus intestinos… também cortaram sua garganta”, disse a mãe.

Perguntada pela AFP, a porta-voz dos serviços provinciais de Saúde, Faiza Steyn, limitou-se a descrever os ferimentos como “horríveis”.

Este caso comoveu a África do Sul, onde, no entanto, as histórias de violência sexual enchem diariamente as páginas dos jornais.

“Toda a nação está indignada por este estupro extremo e pela destruição de uma jovem vida humana”, reagiu o presidente Jacob Zuma em um comunicado nesta quinta-feira.

“Este acto é chocante, cruel e profundamente desumano. Não tem espaço no nosso país”, disse, e apelou para que todos os tribunais pronunciem as penas mais pesadas possíveis contra os autores de estupros.

+ sobre o tema

Como resguardar as meninas da violência sexual dentro de casa?

Familiares que deveriam cuidar da integridade física e moral...

Bruna da Silva Valim é primeira negra a representar SC no Miss Universo Brasil

Bruna da Silva Valim, candidata de Otacílio Costa, foi...

Luiza Bairros lança programas de combate ao racismo na Bahia

O Hino Nacional cantado na voz negra, marcante, de...

Elizandra Souza celebra 20 anos de carreira em livro bilíngue que conta a própria trajetória

Comemorando os 20 anos de carreira, a escritora Elizandra...

para lembrar

Em Minas Gerais, tornozeleira eletrônica evita que homem volte a atacar mulher

Cintia Sasse A Lei Maria da Penha é admirável não...

‘Águas da Cabaça’ é o novo livro de Elizandra Souza

Projeto literário envolve sete mulheres negras por Jessica Balbino "Águas da...

Por que as mulheres são estupradas, segundo a polícia – Por: Nádia Lapa

Policial catarinense dá dicas para as mulheres evitarem estupro....
spot_imgspot_img

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo da meninade joelho num surrão. Grita ao vento seu nomeComo se quisesse dizerQue mulher tem que...

A mulher negra no mercado de trabalho

O universo do trabalho vem sofrendo significativas mudanças no que tange a sua organização, estrutura produtiva e relações hierárquicas. Essa transição está sob forte...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....
-+=