Estupro coletivo de espanholas em praia choca o México

Mesmo em um país já acostumado à violência crescente, o caso de um grupo de cinco homens mascarados que estuprou seis espanholas em uma casa de praia próxima a Acapulco vem provocando comoção no México.

A polícia do Estado de Guerrero afirmou na sexta-feira que tem pistas “muito próximas” para prender os criminosos armados que atacaram as seis mulheres na última segunda-feira, após amarrarem seus companheiros, também espanhóis.

Local do ataque às espanholas era considerado relativamente seguro, apesar da violência na região

Mesmo aqueles que dizem conhecer bem a realidade do crime no México afirmam estar chocados com a brutalidade do caso.

O crime também deixou de sobressalto a pequena comunidade espanhola no país, de 90 mil pessoas.

Até mesmo o presidente do México, Enrique Peña Nieto, se envolveu no tema, afirmando na quinta-feira que havia dado ordens para oferecer ao Estado de Guerrero “todo o apoio institucional” necessário para prender os responsáveis pelo crime.

Segundo Peña Nieto, o caso “deve ocupar todas as autoridades dos três níveis de governo (municipal, estadual e federal)”.

Tranquilidade

O grupo de 13 amigos espanhóis vive na Cidade do México e havia alugado a casa na praia Bonfil para aproveitar um feriado prolongado.

A praia é uma das preferidas pelos turistas da capital mexicana em busca de tranquilidade. Muitos mexicanos e estrangeiros no país se identificaram com as vítimas.

As imagens da casa publicadas nos jornais mexicanos mostram uma decoração típica para esse tipo de habitação, que muitos conhecem bem, manchada apenas pelas marcas da violência.

Havia travesseiros empilhados em um canto, colchões dos quais foram retiradas as roupas de cama e pontas de cigarro espalhadas pelo chão.

Estrelas de Hollywood

O resort de Acapulco, próximo ao local, ficou famoso como local de veraneio de estrelas de Hollywood nos anos 1940 e 1950.

Um hotel de propriedade do ator Johnny Weissmuller, famoso por sua interpretação de Tarzã, era visitado regularmente por nomes como John Wayne, Errol Flynn, Cary Grant e Tyrone Power.

Mais recentemente, mesmo com a intensificação da guerra contra as drogas no México e o aumento da violência no país, Acapulco e as praias ao seu redor ainda eram consideradas relativamente seguras.

Mas vários carteis da droga operam no Estado de Guerrero, de onde grande parte do tráfico de maconha e da metanfetamina no país é controlado.

Fonte: Agência Brasil

+ sobre o tema

Jovens brasileiros contam porque não têm coragem de assumir a homossexualidade

Eles não queriam ser gays. Eles não escolheram ser...

Jurema da Silva

Destaque como mulher negra na política brasileira, Jurema da...

Site oferece guia sobre ‘como estuprar uma mulher na UFMG’

Texto afirma que 'a mulher mineira é famosa por...

Tema recorrente na política, o aborto é um problema grave de saúde

Uma romaria de mulheres procura diariamente os hospitais públicos...

para lembrar

Bolsa de estudos Marielle Franco

O SIAPARTO tem o prazer de oferecer, em homenagem...

Naomi Campbell recebe doutorado honorário

Naomi Campbell agora tem um doutorado! A modelo recebeu...

Maria Madalena era “uma mulher rica”, não uma prostituta

Investigação em jazida na cidade de Magdala revela informações...
spot_imgspot_img

Casa Sueli Carneiro abre as portas ao público e apresenta o III Festival Casa Sueli Carneiro, pela primeira vez em formato presencial

RETIRE SEU INGRESSO A Casa Sueli Carneiro, fundada em dezembro de 2020 e atuando em formato on-line desde abril de 2021, é uma entidade criada...

Aborto legal: falhas na rede de apoio penalizam meninas e mulheres

As desigualdades sociais no Brasil podem explicar a razão para que meninas e mulheres busquem apoio para o aborto legal também após 22 semanas...

Referência do feminismo negro, Patricia Hill Collins vem ao Brasil para conferência, curso e lançamento de livro

Referência do feminismo negro, a socióloga estadunidense Patricia Hill Collins participa, nesta quarta-feira (19), de um evento em Salvador, na Universidade do Estado da Bahia (Uneb)....
-+=