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    Foto: Téo de Miranda e João Almeida

    Mestra Justina Ferreira da Silva, mulher quilombola que mantém tradições e memórias através da cultura alimentar em Mato Grosso

    Imagem da ativista Hariet Tubman vai estar nas notas de 20 dólares/ Foto retirada do site O Globo

    Imagem da ativista negra Harriet Tubman vai substituir ex-presidente americano na nota de 20 dólares

    DAVE KOTINSKYGETTY IMAGES

    Quem é Amanda Gorman, a poeta de 22 anos convidada para a posse de Biden

    Barbie de Maya Angelou || Reprodução Instagram

    Escritora e ativista Maya Angelou ganha Barbie em sua homenagem no mês da História Negra

    Anielle Franco (Foto: Bléia Campos)

    Mulheres pretas acadêmicas

    Mônica Calazans tem 54 anos e trabalha na UTI do Instituto de Infectologia Emílio Ribas (Foto: Arquivo pessoal)

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    Primeira vereadora negra eleita na Câmara de Curitiba, Carol Dartora recebeu ameaças de morte por e-mail (DIVULGAÇÃO/Imagem retirada do site El País)

    Ameaças de neonazistas a vereadoras negras e trans alarmam e expõem avanço do extremismo no Brasil

    Ingrid Silva é a primeira bailarina negra e brasileira a ser palestrante principal em Harvard

    Pesquisadoras também produziram livreto em homenagem às profissionais que atuam no combate ao coronavírus - Ilustrações: Marcelo Jean Machado

    Projeto dá visibilidade ao trabalho de cientistas negras brasileiras de forma lúdica

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      Júlia Rocha (Imagem retirada do site ECOA)

      O que será dos profissionais de saúde que distorcem a ciência?

      Arquivo Pessoal

      25 de julho comemoração do Mês da Mulher Negra Latino -Americana e Caribenha e de Tereza de Benguela : a clínica do testemunho

      Anielle Franco (Foto: Bléia Campos)

      Uma luta incansável

      Bianca Santana (Foto: Natália Sena)

      Cuidados comunitários evitam mortes por Covid-19

      Getty Images

      Algoritmos de plataformas e redes sociais ainda precisam de muita discussão para fugir de estereótipos

      Naiara Albuquerque (Foto: Reprodução/ Instagram @albuquerquenai)

      Produtora de moda afirma que sofreu racismo em loja de luxo em shopping de SP

      Imagem: Júlia Rodrigues/Divulgação

      Emicida e o direito de sermos quem somos

      Comissão ARNS (Divulgação )

      Brasil: etnocracia branca contra a maioria negra

      Aliyyah e Yasmeen Koloc/ Imagem retirada do site UOL

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      Do crente ao ateu, não faltam explicações para o racismo religioso no Brasil

      Foto: Deldebbio

      Prefeito de Duque de Caxias é investigado por intolerância religiosa a crenças de matriz africana

      FÁBIO VIEIRA/ESPECIAL METRÓPOLES

      Após ser alvo de ataques transfóbicos e racistas, Érika Hilton irá processar 50 pessoas

      A parlamentar Laetitia Avia propôs a nova nova lei, enquanto o primeiro-ministro Jean Castex foi ridicularizado por seu sotaque (GETTY IMAGES)

      Por que a França pode criminalizar a discriminação pelo sotaque

      Adolescente de 16 anos foi espancada pelo pai por ser lésbica, na Bahia — Foto: Divulgação/Polícia Civi

      Adolescente é espancada pelo pai na BA e relata que motivo é ela ser lésbica; avó da vítima denunciou homem à polícia

      (Jonathan Alcorn/AFP/)

      Painel trata combate ao racismo como exercício de cidadania e justiça

      Imagem: Geledes

      Racismo Estrutural – Banco é condenado a indenizar cliente por discriminação racial

      GettyImagesBank

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        Photo: Jim Britt/Michael Ochs Archives/Getty Images

        Disco instrumental raro de Marvin Gaye é disponibilizado pela primeira vez

        Imagem da ativista Hariet Tubman vai estar nas notas de 20 dólares/ Foto retirada do site O Globo

        Imagem da ativista negra Harriet Tubman vai substituir ex-presidente americano na nota de 20 dólares

        A historiadora e militante negra Beatriz Nascimento (1942-1995), cuja vida e pensamento conduzem a narrativa do documentário 'Ôrí' (Foto: REPRODUÇÃO/ORI)

        Antes de ‘AmarElo’ de Emicida, estes documentários já contavam a trajetória do negro no Brasil

        Rainha Abla Pokou (Foto: Imagem retirada do site DW)

        Rainha Abla Pokou: Mãe do povo Baoulé da Costa do Marfim

        Jessica Ellen em foto de divulgação do single Pomba Gira (Foto: Gabriella Maria)

        Jéssica Ellen canta a Umbanda e celebra ancestralidade em ‘Macumbeira’: ‘Conexão espiritual’

        Tatiana Tibúrcio levou o prêmio APCA de Melhor Atriz por sua interpretação da doméstica Mirtes Souza, no especial 'Falas Negras' — Foto: TV Globo/Victor Pollak

        Tatiana Tibúrcio ganha o prêmio APCA de Melhor Atriz por atuação em ‘Falas Negras’

        Edneia Limeira dos Santos - Foto: Nego Júnior

        Samba Rock na Cidade de São Paulo: Uma Análise da Evolução do Gênero Desde os Anos 1970 nos Bailes Blacks, até o Registro Como Patrimônio Cultural Imaterial

        Francisco Ribeiro Eller (ou Chico Chico), 27 anos (Foto: Marina Zabenzi)

        Chicão, filho de Cássia Eller: ‘Batalha das minhas mães é parte do que sou’

        Elenco de 'Uma Noite em Miami' (Foto: Patti Perret/Amazon)

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              Consciência Negra, Globeleza e homicídio da juventude: entrevista com Ronald Augusto

              15/11/2014
              em Mulher Negra
              Tempo de leitura: 8 min.

              Consciência Negra, Globeleza e homicídio da juventude: entrevista com Ronald Augusto

              Consciência Negra, Globeleza e homicídio da juventude: entrevista com Ronald Augusto

              A população negra e parda é historicamente oprimida no Brasil, sendo excluída nas mais diversas áreas, como saúde e educação. Na cultura, a situação não é diferente. Desde a elitização do carnaval, passando pela “mulata” Globeleza sambando nua nas telas da televisão, até o homicídio da juventude, as pessoas negras são escanteadas e estereotipadas no imaginário social brasileiro.

              Por Débora Fogliatto

              É dentro dessa perspectiva que Ronald Augusto, poeta, compositor e músico, critica os processos que cercam a representação das pessoas negras na cultura e na arte brasileira. “Acho que o Carnaval, como é atualmente, está perdendo a condição originária dele, que era uma manifestação das comunidades negras. Agora ficou muito grande economicamente, virou uma espécie de extensão daquela cenografia da Rede Globo”, ponderou, sobre a festa nacional mais famosa do país.

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              18/01/2021

              O poeta também falou sobre as formas como a população negra é representada na televisão, especialmente nas telenovelas, mencionando o seriado “Sexo e as Nega”, de Miguel Falabella, que tem sido criticada especialmente por grupos feministas e ligados ao movimento de mulheres negras, por representá-las de forma estereotipada e hipersexualizada.

              Confira a entrevista:

              Sul21 — As pessoas negras e pardas são metade da população brasileira, mas continuam excluídas de muitos processos. De que forma isso se dá em relação à produção cultural e artística atual?

              Ronald Augusto — Eu acho que elas não são bem representadas, inclusive o governo até abriu editais para produção de artistas negros. Até tem uma visibilidade, uma produção ligada à cultura popular, como o samba, o pagode. Mas o problema é que é um espaço aberto pelo mercado, com as suas determinações preconceituosas que não dão conta de uma maior diversidade e aprofundamento dessa contribuição da cultura negra para a cultura brasileira. Fica ainda em um nível muito superficial, aquele samba pra inglês ver. Ainda precisa de um esforço para que essa diversidade que é muito ampla apareça sim com todo seu vigor.

              consciencia_negra_globeleza_juventude1

              Sul21 – Eu pensava exatamente nisso que tu falaste, do “samba pra inglês ver”. Muito do que se considera cultura brasileira é na verdade a cultura afrobrasileira, como o Carnaval, o samba. Mesmo assim, há racismo. Como tu vês o fato de os brancos terem incorporado isso e tornado comercial? Isso é algo bom, natural da miscigenação, ou é problemático?

              Ronald Augusto – Escrevi um texto falando sobre isso, sobre o Carnaval brasileiro, sem pensar naquele sentido de festa sagrada. O Carnaval brasileiro ficou padronizado, com a cara do Carnaval espetáculo de escola de samba do Rio de Janeiro e virou um grande negócio. E quando isso acontece, quando é considerado algo sério, quem toma conta disso? Os brancos. No Carnaval carioca a maioria dos presidentes das escolas de samba são todos brancos, acho isso terrível. Não que um branco não possa, é claro que pode. Faz parte do desejo estético de qualquer pessoa se envolver em uma manifestação artística. Mas acho que o Carnaval, como é atualmente, está perdendo a condição originária dele, que era uma manifestação das comunidades negras. Agora ficou muito grande economicamente, virou uma espécie de extensão daquela cenografia da Rede Globo. Aquilo ali parece espetáculo da Rede Globo. Acho também que as pessoas ligadas, principalmente conhecedoras da tradição, têm de ficar atentas a isso. Mas as forças do mercado são muito grandes, então mesmo que muitos negros estejam nessa representação subalterna, preferem ficar nisso do que deixar de participar.

              Sul21 – Agora que tu falaste em Globo, muito se problematiza também dentro do feminismo a figura da Globeleza, que sempre é uma mulher mulata ou negra, sambando quase nua na televisão. Como tu vês essa figura?

              Ronald Augusto – A Globeleza é exposta sem o menor pudor. Dificilmente vemos na TV uma mulher branca nua sambando na frente das câmeras, na sala de estar do brasileiro médio. Mas por que uma mulher negra pode? Porque a sexualidade do negro é algo que está à disposição de todos, ainda é um resquício do corpo do negro como sendo a posse dos tiozinhos e das tiazinhas. É como se o corpo negro fosse animal, não humano. Então pode aparecer nu, é uma peça do zoológico do homem branco, acho terrível.

              Sul21 – Dentro desse aspecto do corpo das pessoas negras, eu vi que tu escreveste sobre o seriado O Sexo e as Nega. Muitas mulheres negras reclamaram do seriado por achar que ele colabora para a hipersexualização dos corpos, inclusive uma das primeiras cenas era uma mulher negra transando no chão, isso tudo foi muito criticado. Como tu encaras a representação dos negros e das negras nesse contexto?

              consciencia_negra_globeleza_juventude2

              Ronald Augusto – Eu li um texto muito legal sobre esse seriado onde o autor analisa e nota que todas as situações de crise e tensão que surgem nessa narrativa aí se resolvem por meio da troca sexual. Então tem uma cena em que uma das mulheres sofre uma agressão racista de um segurança negro de uma loja e depois o cara vai pedir desculpas e eles acabam transando. E o mesmo acontece com um homem negro e uma mulher branca, a tensão se resolve por meio do sexo. Isso é reflexo da mentalidade do (Miguel) Falabella (autor e criador), que é um senhorzinho branco. Acha que a gente vive numa sociedade que só porque tem uma mistura não tem preconceito introjetado. A miscigenação não dá conta do condensamento das raças, é uma extensão do primeiro estupro do senhor na escrava. A mistura brasileira começou com o estupro do português com a índia e a africana. Claro que não sou contra o casamento inter-racial, não é nada disso. Mas sempre temos que estar atentos a isso, à essa miscigenação, porque a democracia racial é uma falácia, uma mentira.

              Sul21 – Isso é o que eu ia te perguntar a seguir, sobre o Falabella, que é um homem branco escrevendo sobre mulheres negras. Isso afeta o texto, faz com que a representação seja distorcida?

              Ronald Augusto – Isso que eu não gostei quando li o texto da Elisa Lucinda, porque ela disse que ele tem a “sensibilidade da comunidade”. Ele até pode ter um feeling para isso, mas o fato de estar próximo da comunidade não impede que seja preconceituoso tanto em relação à mulher quanto aos negros. A gente sabe que mesmo dentro da comunidade tem o preconceito racial. A gente sabe que é dentro de um matiz de cor que vai dos mais claros para os mais escuros, quem é mais claro se sente superior. Como diz o Muniz Sodré, a cor da pele é um patrimônio também no Brasil, é um patrimônio para o bem quando é para o mais claro. O fato de ser da comunidade ou simpatizar com a comunidade não quer dizer que não expresse seus preconceitos.

              Sul21 – Na televisão em geral, as pessoas negras sempre foram apresentadas como a empregada doméstica ou a menina da favela, o cara pobre. Tu achas que isso tem melhorado ou as pessoas negras continuam estereotipadas na televisão brasileira?

              Ronald Augusto – Eu acho que devagarinho tem mudado, mas temos esse exemplo do Sexo e as Nega, que supostamente era uma produção televisiva com outra visão dos negros, mas se revelou uma baita duma falcatrua porque repete os mesmos padrões. Se tiver alguma mudança, é preciso que tenha no mínimo alguns roteiristas negros com consciência crítica em relação a isso. Porque também existem pessoas negras que acham que não existem preconceito, esse meme do Morgan Freeman de que não podemos falar em racismo, tem que ter um dia da consciência universal… Consciência humana universal é consciência branca. Isso é uma ideia fraca de discussão do preconceito racial a partir da negação, tem que discutir francamente. É preciso existir roteiristas e diretores negros. O diretor Joel Zito Araújo fez um documentário muito legal sobre a presença do negro na televisão brasileira (A Negação do Brasil, 2000, 90min) e é um dos diretores preocupados com isso.

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              O que mais dificulta um debate aprofundado sobre o preconceito racial é que é naturalizado e está dentro da estrutura das relações, os negros também introjetaram isso. Os negros assistem esse seriado e acham “pelo menos a gente está na vitrine”, mas está do mesmo jeito, de uma maneira subalterna. Ali ainda é o corpo que fala mais alto, não é o discurso, o intelecto. Como se isso fosse eternamente negado, a reflexão do negro. E isso é uma tremenda injustiça porque um dos maiores escritores brasileiros, Machado de Assis, era negro. Ficar reforçando só o aspecto da ginga é terrível. Essa jogada do Daniel Alves (lateral-direito do Barcelona, jogador da Seleção Brasileira) de ter comido a banana, por exemplo, não é a resposta. A resposta é denunciar e acabou.

              Sul21 – Isso gerou aquela campanha do Somos Todos Macacos, que foi terrível e teve muitos brancos opinando sobre o que era certo e errado.

              Ronald Augusto – Essa Somos Todos Macacos eu fiquei muito feliz com uma coisa, que eu disse que pra mim parecia slogan publicitário e algumas pessoas começaram a dar conotação política. E mais tarde se revelou isso mesmo, totalmente vazio. Fiquei muito feliz de ter me antecipado a esse festejo idiota. É justamente isso, a questão racial termina em piada, brincadeira, humor. Isso é seríssimo. Atualmente o que tem me deixado mais brabo são esses homicídios dos jovens negros. Inclusive até a Anistia Internacional lançou uma campanha, chamada “Jovem Negro Vivo“. Esse é o maior exemplo de que o Brasil é um país violentamente racista. As instituições públicas de segurança continuam não só sendo racistas, mas praticando extermínio. As polícias e milícias de extermínio se confundem. Claro que estão dentro de um processo de violência e marginalização. Mesmo que muitos sejam criminosos não é dessa maneira que se resolve, praticando a pena capital de forma velada. Não tem no Brasil a pena de morte oficialmente, mas tem. Isso para mim é muito triste. Eu ouvi alguém falar para não se ter Semana da Consciência Negra enquanto houver esse processo de assassinato, que essa semana não seja só comemoração. Avançamos um pouco mas tem muito para avançar.

              Sul21 – Então tu achas que datas como essa cumprem seu papel para que se tenha avanços de direitos?

              Ronald Augusto – Tem que servir como instrumento de protesto e reflexão. Essas datas são importantes, essa é uma data criada pelo poeta Oliveira Silveira, que além de ser poeta foi um grande militante negro. Acho que é uma grande vitória e essa questão de ter se tornado um feriado em alguns estados. Aqui não é ainda, mas ao menos temos essa Semana da Consciência Negra e  seria importante, seria bacana ser feriado também. Simbolicamente seria muito importante.

              Sul21 – Muitas das comemorações são ligadas à cultura, dança, música, arte.

              Ronald Augusto – Tudo isso tem que estar na arena de debate, de discussões e afirmação. É muito legal e acho que sempre é bom estimular encontros onde haja discurso do negro, não só no sentido estético, mas também o discurso dos negros, a inteligência dos negros. Tem muitos que não são conhecidos. No próprio Rio de Janeiro teve o André Rebouças, que foi um grande engenheiro negro que a maioria das pessoas nem sabe que ele era negro. A mesma coisa com o poeta Cruz de Souza, de Santa Catarina, considerado um dos grandes do simbolismo mundial. E muita gente que a gente precisa revelar, que as pessoas precisam saber que eram negros.

               

              Fonte: Sul 21

              Tags: globelezajuventude negraMulher Negra
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              • "O artigo inicia-se a partir do conceito de cultura no sentido geral, antropológico. Entre os tantos termos que são utilizados para definição de cultura. Neste artigo, cultura será analisada por meio dos próprios atores que a promovem, nas esferas sociais e políticas. Além disso, por ser o samba rock uma manifestação cultural contemporânea e em avanço, foi analisado o conceito de que para uma cultura em observação, as variáveis são muitas e estão em pleno acontecimento, construção e evolução." Leia o Guest Post de Edneia Limeira em www.geledes.org.br
              • A coluna NOSSAS HISTÓRIAS desta quarta-feira vem com a assinatura da historiadora Iracélli da Cruz Alves! O tema “Mulheres negras, política e cultura do cancelamento no Brasil republicano” é abordado no artigo e no vídeo nos quais ela oferece reflexões a partir de registros da atuação de mulheres negras integrantes do Partido Comunista Brasileiro (PCB) na década de 1940! Confira um trecho: “O que essas mulheres têm em comum? Todas eram comunistas, trabalhadoras e muito provavelmente negras, como é perceptível nas poucas imagens que até hoje encontrei. Além disso, não podemos esquecer que a classe trabalhadora brasileira tem sido majoritariamente negra, o que aumenta a probabilidade de essa pressuposição fazer sentido para os casos em que não acessei registros fotográficos. Outro ponto em comum em suas trajetórias é que todas participaram ativamente da vida política do país em meados do século XX, atuando significativamente no partido no qual escolheram militar. No entanto, foram praticamente esquecidas (ou silenciadas?) tanto pela historiografia política do Brasil quanto pelas narrativas históricas sobre o PCB. Os nomes delas, na maioria das vezes, nem sequer são citados.” Leia todo o artigo no Geledés: https://www.geledes.org.br/mulheres-negras-politica-e-cultura-do-cancelamento-no-brasil-republicano/ Veja o vídeo no Acervo Cultne: https://youtu.be/pS35-3RuNMc
              • Já que o mundo está em medida de contenção social, acredito estar diante de um dos maiores desafios que o ser humano possa receber da vida, que é o de ter a oportunidade de ficar sozinho e explorar a sua consciência, conhecer quem é essa pessoa que cohabita em meu corpo, ou seja tentar descobrir quem “eu dentro de mim”. Leia o Guest Post de Tatiane Cristina Nicomedio dos Santos em: www.geledes.org.br
              • Enfermeira Monica Calazans, primeira pessoa vacinada em território nacional
              • "Escolhi parafrasear no título do presente guest post a escritora brasileira, Conceição Evaristo, que constrói contos e poemas reveladores da condição da população negra no país. A intelectual operaciona a categoria de “escrevivência”, através de uma escrita que narra o cotidiano, as lembranças e as experiências do outro, mas sobretudo, a sua própria, propagando os sentimentos, as lutas, as alegrias e resistências de um povo cujas vozes são silenciadas." Leia o Guest Post de Ana Paula Batista da Silva Cruz em: www.geledes.org.br
              • ✊🏾 1960-1970: Grupo Palmares de Porto Alegre e a afirmação do Dia da Consciência Negra ✊🏾 Está disponível mais uma sala da Exposição “20 de Novembro - Dia Nacional da Consciência Negra” no Google Arts & Culture! Link: https://artsandculture.google.com/culturalinstitute/beta/u/4/exhibit/1960-1970-grupo-palmares-de-porto-alegre-e-a-afirma%C3%A7%C3%A3o-do-dia-da-consci%C3%AAncia-negra/tgLSJakjmcizKA 🙌🏿 Esta sala é especialmente dedicada à movimentação do Grupo Palmares em Porto Alegre, fundado em 1971, afirmando o Vinte de Novembro como Dia da Consciência Negra. Em 2021, o Vinte completa 50 anos! Conecte-se ao compromisso de ativistas negros e negras gaúchas em defesa de uma história justa sobre as lutas negras por liberdade por meio de depoimentos, fotografias, poemas, anotações, cartas, entre outros documentos. Vamos junt@s! 🖤 O material pode ser acessado em português e inglês e é mais um resultado da parceria entre a Rede de HistoriadorXs NegrXs(@historiadorxsnegrxs , Geledés Instituto da Mulher Nega e o Acervo Cultne! (@cultne) 🎉 Ao longo de todo 2021, muitas outras “Nossas Histórias” sobre vidas, lutas e saberes da gente negra serão contadas em salas de exposições virtuais!
              • "A história do indigenismo no século XIX tem importantes pontos de conexão com a história do tráfico escravista. A investigação dessas conexões permite compreender como possibilidades de branqueamento foram projetadas na nação brasileira, para além da mais conhecida: a imigração europeia ocorrida entre o último quartel do século XIX e 1930." Leia o artigo do historiador Samuel Rocha Ferreira publicado na coluna “Nossas Histórias” **A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.
              • "Afirmar que este ano foi ganho para a EDUCAÇÃO parece beirar à cegueira. Escolas fechadas, estudantes, professores, gestores todos os servidores em casa e sem aulas presenciais." Leia o Guest Post de Jocivaldo dos Anjos em: www.geledes.org.br
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              GELEDÉS Instituto da Mulher Negra fundada em 30 de abril de 1988. É uma organização da sociedade civil que se posiciona em defesa de mulheres e negros por entender que esses dois segmentos sociais padecem de desvantagens e discriminações no acesso às oportunidades sociais em função do racismo e do sexismo vigentes na sociedade brasileira.

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