Copa na África: Delegação de Gana é recebida com festa em Soweto

A seleção de Gana parou neste domingo o bairro de Soweto, em Johannesburgo, dois dias depois de ter sido eliminada nas quartas de final da Copa do Mundo. Uma multidão recebeu as “Estrelas Negras” e festejou a equipe africana que foi mais longe no Mundial. Já nas primeiras horas da tarde, centenas de pessoas lotaram a famosa rua Vilakazi, onde residiu Nelson Mandela.

Quando o ônibus ganense, com a frase “A esperança da África” pintada no vidro, passou pelo local e parou em frente à casa que já foi de Mandela, os moradores de Soweto caíram na farra e reverenciaram a delegação.

Os atletas retribuíram o carinho, acenando para os sul-africanos. Kevin-Prince Boateng e Asamoah Gyan, que perdeu pênalti no último minuto da prorrogação contra o Uruguai, foram os mais ovacionados pelos fãs. Com isso, Gyan sentiu-se um pouco mais aliviado e até sorriu para os empolgados torcedores.

Esta festa toda foi uma prova de que, mesmo com a eliminação, os ganenses deixam o Mundial com muito moral. “Eles representaram o continente e, ainda que não tenham se classificado, podem voltar pra casa com a fronte bem erguida”, disse a Fundação Mandela, em um comunicado.

A identificação dos sul-africanos com a seleção não aconteceu por acaso. As “Estrelas Negras”, apesar de não contarem com a fama de outras seleções do continente, como Costa do Marfim e Camarões, por pouco não continuou a brigar pelo título. Com a equipe ainda na disputa, enquanto os demais africanos caíram na primeira fase, o continente passou a torcer pelos ganenses. Antes mesmo do jogo contra o Uruguai, o próprio Mandela já havia enviado uma mensagem aos atletas.

Agora respeitada por todos, Gana almeja ir mais longe na próxima Copa, no Brasil. O goleiro Kingson despediu-se com confiança. “Até no nosso país ninguém esperava que pudéssemos ir tão longe. Chegamos muito perto, fomos infelizes, mas temos um bom futuro pela frente”.

Fonte: Estadão

+ sobre o tema

“Papáveis” africanos disputam para suceder Bento XVI

Bento XVI apresentará sua renúncia oficial ao Pontificado...

Descolonização continua a ter «sentido negativo» para muitos portugueses

Quase quatro décadas depois, a palavra descolonização continua...

Europa caminha para o estado de mal-estar social

Tese é do sociólogo Boaventura Sousa Santos; ele...

Conflitos africanos são alimentados pelo Ocidente

O presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe, acusou os...

para lembrar

Angolana Leila Lopes, Ronaldinho Gaúcho e o Flamengo o time do coração

Que a angolana Leila Lopes foi eleita a mulher...

Maternidade Lucrécia Paím, visitada por Ministros africanos da saúde

Os Ministros da Saúde e Ambiente de vários países...

No Japão, Pelé faz homenagem às vítimas do tsunami

Ex-jogador visitou área devastada e foi a escola na...

Mary McLeod Bethune, a conselheira presidencial filha de escravos

Por: Elvira Palomo.   Washington, 14 fev (EFE).-...
spot_imgspot_img

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Aos ‘parças’, tudo

Daniel Alves da Silva, 40 anos, 126 partidas pela Seleção Brasileira, 42 títulos, duas vezes campeão da Copa América e da Copa das Confederações,...

Mbappé comunica ao PSG que vai sair do clube ao fim do contrato

Mbappé comunicou à diretoria do Paris Saint-Germain que vai deixar o clube ao fim do contrato, o qual se encerra em junho. A informação foi dada...
-+=