Copa na África: Delegação de Gana é recebida com festa em Soweto

A seleção de Gana parou neste domingo o bairro de Soweto, em Johannesburgo, dois dias depois de ter sido eliminada nas quartas de final da Copa do Mundo. Uma multidão recebeu as “Estrelas Negras” e festejou a equipe africana que foi mais longe no Mundial. Já nas primeiras horas da tarde, centenas de pessoas lotaram a famosa rua Vilakazi, onde residiu Nelson Mandela.

Quando o ônibus ganense, com a frase “A esperança da África” pintada no vidro, passou pelo local e parou em frente à casa que já foi de Mandela, os moradores de Soweto caíram na farra e reverenciaram a delegação.

Os atletas retribuíram o carinho, acenando para os sul-africanos. Kevin-Prince Boateng e Asamoah Gyan, que perdeu pênalti no último minuto da prorrogação contra o Uruguai, foram os mais ovacionados pelos fãs. Com isso, Gyan sentiu-se um pouco mais aliviado e até sorriu para os empolgados torcedores.

Esta festa toda foi uma prova de que, mesmo com a eliminação, os ganenses deixam o Mundial com muito moral. “Eles representaram o continente e, ainda que não tenham se classificado, podem voltar pra casa com a fronte bem erguida”, disse a Fundação Mandela, em um comunicado.

A identificação dos sul-africanos com a seleção não aconteceu por acaso. As “Estrelas Negras”, apesar de não contarem com a fama de outras seleções do continente, como Costa do Marfim e Camarões, por pouco não continuou a brigar pelo título. Com a equipe ainda na disputa, enquanto os demais africanos caíram na primeira fase, o continente passou a torcer pelos ganenses. Antes mesmo do jogo contra o Uruguai, o próprio Mandela já havia enviado uma mensagem aos atletas.

Agora respeitada por todos, Gana almeja ir mais longe na próxima Copa, no Brasil. O goleiro Kingson despediu-se com confiança. “Até no nosso país ninguém esperava que pudéssemos ir tão longe. Chegamos muito perto, fomos infelizes, mas temos um bom futuro pela frente”.

Fonte: Estadão

+ sobre o tema

O dia em que um tweet de Camila Pitanga virou ‘obra de arte’

Usuária assídua do Twitter, Camila Pitanga abandonou a rede...

Consciência negra programação São Paulo 2011

03/11 Lançamento da 10a. Edição Feira Cultural Preta Centro...

Alemanha devolve à Namíbia restos de vítimas de massacre colonial

Cem mil membros das tribos herero e nama foram...

Cuba é o melhor lugar da América Latina para ser mãe

  Cuba é o melhor país da América Latina para...

para lembrar

Morre aos 90 anos a ganhadora do Nobel de literatura Nadine Gordimer

Em março, sul-africana havia revelado que tinha câncer no...

Consciência negra livre de machismo

O Dia da Consciência Negra deve voltar seu foco também...

“Os racistas não entram no Reino dos Céus”, diz pastor

Por Douglas Belchior Há alguns anos eu participava de uma...

Taís Araujo e Lázaro Ramos recebem Viola Davis em casa: ‘Noite linda’

Dois anos após visitar a casa de Viola Davis...
spot_imgspot_img

Gilberto Gil é homenageado na Uerj por contribuições culturais ao país

Cantor, compositor, escritor, produtor musical, imortal da Academia Brasileira de Letras, ex-ministro da Cultura. Dono de vários talentos e posições, Gilberto Gil ganhou nesta...

NICHO 54 lança publicação inédita que investiga a história do Cinema Negro no Brasil 

Pesquisa que mapeou e consolidou dados sobre filmes produzidos por pessoas negras no Brasil de 1949 a 2022 encontrou 1.104 obras; 83% de toda...

‘Bad Boys 5’ já está sendo discutido, afirma produtor

‘Bad Boys: Até o Fim‘ estreou há apenas uma semana, mas um 5ª filme para a franquia estrelada por Will Smith e Martin Lawrence já está sendo discutido. A...
-+=