Cores da violência

Enviado por / FonteDa Folha de S. Paulo

Registrou-se, no ano de 2018, uma mais que bem-vinda queda do vergonhoso número de homicídios no Brasil, repetida com maior vigor no ano passado. O detalhamento dos números, no entanto, revela desigualdades cruéis nessa melhora.

Foram assassinados 58 mil brasileiros em 2018, o que correspondeu a uma taxa de 27,8 por 100 mil habitantes. Do total de mortos, nada menos de 75,7% eram negros (pretos e pardos), segundo o recém-divulgado Atlas da Violência 2020, elaborado pelo Ipea e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Uma década antes, em 2008, a participação dos negros no total de vítimas de homicídio se mostrava significativamente menor, 65,5%. Dito de outro modo, a violência fatal aumentou no período para os pretos e pardos, enquanto caía para os demais grupos.

Não se pode afirmar que são sempre brancos a matar negros —inexistem dados a respeito dos homicidas. Mas resta evidente a deprimente vulnerabilidade dos segundos —que há dois anos perfaziam 55,8% da população e 75% dos miseráveis— ao morticínio.

As desigualdades não se verificam apenas em cor e renda. A taxa de assassinatos por 100 mil habitantes varia de 8,2 em São Paulo a 71,8 em Roraima; chega a 60,4 entre jovens de 15 a 29 anos, mais que o dobro da medida no país se consideradas todas as faixas etárias.

Homens constituem 92% das vítimas de homicídios; ainda assim, entretanto, o Brasil ostenta a macabra estatística de uma mulher morta a cada duas horas.

Em sua totalidade, as cifras brasileiras são escandalosas em qualquer comparação internacional, a despeito da ainda mal compreendida redução nos últimos dois anos. E, o que é mais grave, existem sinais de nova piora neste 2020.

Entre as hipóteses para a queda estão os esforços de governos estaduais no combate à violência, a diminuição dos confrontos entre facções criminosas e as mudanças demográficas, que levam a menor proporção de jovens na sociedade.

No sentido oposto podem atuar os retrocessos, estimulados em especial pelo governo Jair Bolsonaro, no processo de desarmamento da população. O Atlas da Violência contou uma lei, 11 decretos e 15 portarias com incentivos à disseminação de armas de fogo e munição.

Se as causas não parecem claras, é fácil prever quais serão os maiores atingidos por um eventual recrudescimento dos assassinatos: os jovens, negros e pobres.

+ sobre o tema

Concurso unificado: saiba o que o candidato pode e não pode levar

A 20 dias da realização do Concurso Público Nacional...

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente...

Show de Ludmilla no Coachella tem anúncio de Beyoncé e beijo em Brunna Gonçalves; veja como foi

Os fãs de Ludmilla já estavam em polvorosa nas redes sociais...

Geledés faz em Santiago evento paralelo para discutir enfrentamento ao racismo nos ODS

Geledés - Instituto da Mulher Negra realiza, de forma...

para lembrar

Violência e ideologia

Assistimos ao espetáculo da violência. A própria frase encerra...

Quem era Sandra Maria, que morreu porque um homem não queria usar máscara

Sandra Maria Aparecida Ribeiro, 45 anos, foi vítima da irresponsabilidade....

Exposição retrata passado de violência colonial da Holanda que inclui Brasil

Os magníficos retratos de corpo inteiro de Oopjen Coppit...

Com foco nos agentes do Estado, observatório vai mapear violência racial

 Lançado ontem (23) à noite, o Observatório de Violência...
spot_imgspot_img

Caso Marielle: veja quem já foi preso e os movimentos da investigação

Uma operação conjunta da Procuradoria Geral da República, do Ministério Público do Rio de Janeiro e da Polícia Federal prendeu neste domingo (24) três suspeitos de...

PF prende Domingos Brazão e Chiquinho Brazão por mandar matar Marielle; delegado Rivaldo Barbosa também é preso

Os irmãos Domingos Brazão e Chiquinho Brazão foram presos neste domingo (24) apontados como mandantes do atentado contra Marielle Franco, em março de 2018, no qual também morreu o motorista Anderson...

A cada 24 horas, ao menos oito mulheres são vítimas de violência

No ano de 2023, ao menos oito mulheres foram vítimas de violência doméstica a cada 24 horas. Os dados referem-se a oito dos nove...
-+=