Criolo lança o disco nacional mais potente de 2011

O Google Street View não encarou a dona Belmira Marin, a principal via do Grajaú. Aliás, quase nenhuma rua do enorme bairro da Zona Sul foi registrada pelas câmeras de rua do Google.

Não tem problema. De lá veio algo bem mais vivo e nítido: a visão de rua do Criolo.

Seu segundo álbum, Nó Na Orelha, é o disco nacional mais potente de 2011. É daqueles trabalhos que faz as pessoas olharem para fora de seus cercados.

É eclético nos estilos: tem brega romântico, soul verde-amarelo, samba, rap. É muito bem produzido, graças às mãos boas de Daniel Ganjaman, do Instituto, e Marcelo Cabral. E fala de experiências que todos conhecem.

Na alma, claro, é um disco de hip hop. Chuck D, do Public Enemy, chamava o gênero de “CNN negra”. E Nó Na Orelha traz boletins urgentes da vida do gueto SP, “onde o filho chora e a mãe não vê”.

Mas as letras de Criolo também falam de coisas que qualquer habitante da metrópole pode entender: “Os bares estão tão cheios de almas tão vazias” (“Não Existe Amor em SP”) ou “A lei do cão, quem sorri pra ti, quer te ver cair”. (“Subirusdoistiozin”). Ele usa o seu mundo para falar do mundo de todos.

Criolo – Não Existe Amor em SP

Como intérprete, Criolo traz verdade a vários personagens: em “Freguês da Meia-Noite” é um romântico na fossa; em “Grajauex” é MC com sanguenozoio; e na genial “Subirusdoiztiozin”, toda em paulistanês incorreto, ele incorpora um Adoniran Barbosa das lajes com vista para a represa Billings.

Criolo – Subirusdoistiozin

Ganjaman e Cabral, cientistas no estúdio, completam a mágica: cenários de metais brilhosos, órgãos Hammond atmosféricos, pulsos jazzísticos da madrugada, ritmos funkeados sólidos e referências da idade dourada do soul brasileiro.

Com Nó Na Orelha muitos vão rever seus conceitos sobre a música que a periferia de SP produz. A cena hip hop , “fechada nos últimos 15 anos” (como lembrou o próprio Ganjaman), não poderia ter melhor representante para sua nova (e mais acessível) fase.

 

Depois de gerar enorme interesse nas redes, com gente afoita atrás de links que levavam aos primeiros vazamentos, Nó Na Orelha foi oficialmente liberado nesta terça (26). Pode ser baixado aqui.

Fonte: Bate Estaca

+ sobre o tema

Como funciona o programa Pé-de-Meia e como sacar o primeiro pagamento

Estudantes que concluíram um dos três anos do ensino médio...

UFRB amplia para 40% a reserva de vagas para negros(as) em concursos para docentes

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) dá...

Estudantes de licenciatura podem se cadastrar para concorrer a bolsas

Os novos alunos matriculados em cursos de licenciatura presenciais em 2025 que foram...

para lembrar

Fuvest recebe inscrições para 10.752 vagas do vestibular 2011

A Fuvest, que seleciona alunos para a USP (Universidade...

Curso de extensão: Homenagem a Clóvis Moura: Um ativista sem repouso

Curso de extensão: Homenagem a Clóvis Moura: Um ativista...

Estado pede laudo para garota de 146 kg e 12 anos ir a aula; mãe vê bullying

Problema ocorre em escola no distrito de Tupi, na...

Enem 2013 exigiu mais conteúdo e aumentou grau de dificuldade das questões

Apesar do pré-teste, uma questão passou sem resposta, afirmam...
spot_imgspot_img

Saiba como se cadastrar para o Pé-de-Meia Licenciaturas

Os estudantes de cursos de licenciatura na modalidade presencial, que cumprem os requisitos para serem beneficiados pelo Pé-de-Meia Licenciaturas, devem concluir a inscrição no programa...

Chance de faculdade para jovem de classe média-alta é mais que triplo da registrada por pobre

A probabilidade de um jovem de classe média-alta cruzar a barreira do ensino médio e ingressar em uma universidade é mais que o triplo da registrada...

Como funciona o programa Pé-de-Meia e como sacar o primeiro pagamento

Estudantes que concluíram um dos três anos do ensino médio regular em escola pública em 2024 poderão sacar R$ 1 mil do programa Pé-de-Meia, do governo...
-+=